Acoplamento de Precisão: Entenda agora o que é e como funciona
Acoplamento de Engrenagens

Acoplamento de precisão: entenda agora o que é e como funciona

Um acoplamento de precisão é um modelo de acoplamento bastante usado na indústria, pois oferece maior resistência contra vibrações, temperaturas e sobrecargas. 

Nesse sentido, qualquer equipamento que possua algum acionamento rotativo, ou sistema de transmissão, pode ter um acoplamento

Para que você entenda melhor o assunto, abordaremos as principais características dessa peça, suas funções, vantagens, principais modelos e como escolher o ideal. Acompanhe a seguir!

banner - vibração mecanica

O que é um acoplamento de precisão?

Em suma, esse tipo de acoplamento consiste em um conjunto mecânico, que realiza a transmissão de rotação entre dois eixos, assim com qualquer outro modelo dessa peça. 

Seu maior diferencial é que possui maior resistência a altas temperaturas, sobrecargas e vibrações. Por isso, utiliza-se especialmente para máquinas industriais pesadas.

Para cumprir sua função com eficiência, sua fabricação é feita conforme regras rígidas de qualidade, que possibilitam conexões sem folgas.

Qual a finalidade de um acoplamento?

Os acoplamentos são peças de transmissão mecânica. Sua principal função é transmitir torque e rotação. É responsável por conectar o eixo do motor ao equipamento a ser acionado, transferindo, assim, o torque e a rotação do eixo móvel para o eixo.

Eles podem ser aplicados em qualquer máquina rotativa e em qualquer tipo de indústria. Funcionam criando uma conexão entre o acionamento — motor elétrico, motor de combustão, turbina — e a máquina acionada — bomba, transportador, elevador.

Além de acomodar o desalinhamento entre as pontas dos eixos, os acoplamentos também são responsáveis ​​por absorver choques e pancadas que possam ocorrer na aplicação.

Como funciona um acoplamento de precisão?

Conforme citamos logo acima, acoplamentos desse tipo são utilizados em quase todos os segmentos industriais, desde o setor automotivo, passando pela indústria gráfica até a mineração.

Sua finalidade é transmitir movimento, sem folga de torção, permitindo, assim, a sincronização de movimento entre os equipamentos. Desse modo, suas principais características são:

  • conecta dois eixos de precisão, sem folgas;
  • é fácil de montar e inspecionar;
  • absorve os menores desalinhamentos, como o radial, angular e axial;
  • possui elastômeros de diferentes durezas.

acomplamento de precisao como funciona

Em quais situações devo utilizar o acoplamento de precisão?

Tais acoplamentos, como você deve imaginar, utiliza-se em ocasiões específicas da operação industrial. 

Na prática, eles são escolhidos quando é preciso aumentar a resistência do maquinário quanto à vibrações, sobrecargas, temperaturas ou falhas no elastômetro. 

Por que devo utilizar esse tipo de acoplamento em minha indústria?

Esses tipos de acoplamentos oferecem inúmeras vantagens para as atividades industriais. Entre elas, podemos citar:

  • rigidez torcional;
  • flexibilidade angular;
  • adequados para acionamentos de médio e alto torque;
  • instalação simples e ausência de manutenções recorrentes;
  • alta durabilidade e segurança de uso, pois atendem a altos padrões de qualidade.

Benefícios da utilização do acoplamento de precisão

Acoplamentos de precisão são atribuídos a vários componentes, como elastômeros e foles para adequação, com o objetivo de suprimir quaisquer medidas de folga nos elementos, proporcionando um ajuste o mais próximo possível deles. 

Os foles são cubos de aço inoxidável e alumínio, com uma malha de firmamento que dispensa o uso de chavetas. Desta forma, a operação evita possíveis problemas na montagem.

Uma das vantagens dos acoplamentos de precisão é a flexibilidade entre os ângulos e a construção de alto torque para maior capacidade. Além disso, tem outros benefícios, incluindo:

  • instalação e manutenção simples, pois a tecnologia é montada com instrumentos descomplicados;
  • fornece uma verificação rápida, quando for preciso;
  • O processo é realizado em situações de inércia reduzida e medições múltiplas;
  • aumenta a dinâmica do material.

Principais modelos e acoplamentos de precisão no mercado

Até o momento, vimos que os acoplamentos de precisão têm altos padrões de qualidade. 

Também entendeu que essas peças são para situações específicas da rotina industrial e conferem ótimos benefícios para a operação. Por isso, é fundamental que você conheça os principais modelos do mercado, antes de escolher o ideal para seu negócio:

acoplamento de precisão principais modelos

Como selecionar o acoplamento correto?

Utilizar bons critérios de seleção auxilia na obtenção de melhores resultados operacionais. Com o acoplamento correto, você pode usar seu maquinário sem o risco de quebras ou  desgaste acelerado de qualquer componente.

Dito isso, confira mais abaixo os principais critérios para escolher o acoplamento de precisão ideal para as atividades do seu negócio. 

Redução de vibrações

Uma das características desse modelo de acoplamento é suportar grandes vibrações. Seu uso possibilita o isolamento da vibração entre o motor e o equipamento. 

Sendo assim, se encaixa muito bem em transportadores de correia, reatores, compressores e outras máquinas pesadas. Uma excelente opção caso queira reduzir a vibração dos equipamentos.

Proteção contra sobrecarga

Para proteger seu maquinário contra sobrecargas, o acoplamento de precisão é a melhor alternativa. Afinal, essa peça é capaz de resguardar o motor contra grandes choques, sem oferecer riscos à integridade do equipamento.

Economia de energia

Outro critério fundamental na escolha do melhor acoplamento é o fator econômico. Quando falamos em economia de energia, isso tem ainda mais importância, já que afeta diretamente os ganhos da empresa.

Nesse sentido, você deve analisar as funcionalidades do modelo escolhido e certificar-se de que ele não exige um consumo maior de energia. Os modelos de precisão, por exemplo, não impactam tanto o gasto de luz elétrica no campo industrial.

Durabilidade do maquinário

No quesito durabilidade, o acoplamento de precisão consegue estender a vida útil do equipamento. Ele protege o maquinário contra danos externos e gerados por atritos, elevando sua durabilidade. Então, trata-se de uma excelente opção caso você busque esse resultado. 

Facilidade de instalação

Qualquer tipo de acoplamento requer mão de obra especializada para sua instalação. Isso não seria diferente com os modelos de precisão. Entretanto, como já especificamos neste contéudo, possuem fácil instalação e manutenção simplificada.

Conheça as soluções completas em acoplamentos da Antares e transforme as operações do seu negócio!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).