Análise de vibração: como evitar este “fantasma”em máquinas rotativas

Você tem certeza de como fazer uma análise de vibração eficaz e eliminar os problemas oriundos?

O “fantasma” da vibração em maquinas rotativas é uma ameaça à praticamente todas as empresas, das pequenas até os mais complexos parques industriais. Isso porque as consequências severas das vibrações nas máquinas ou nos conjuntos de equipamentos na produção de uma empresa podem ocasionar a quebra e o desgaste prematuro dos equipamentos. Se não solucionada em tempo, a vibração pode levar à uma situação bem mais grave, como parada total de uma máquina ou de uma linha inteira de produção, gerando perdas e prejuízos incalculáveis para a empresa.

Alinhamento

Processo pelo qual dois eixos são posicionados de forma que suas linhas de centro fiquem colineares quando em operação.

Carga dinâmica

A vibração provocada por desbalanceamento aumenta a carga dinâmica nos mancais das máquinas. Esse processo aumenta o desgaste e diminui a vida útil do equipamento.

Sérios problemas

Acoplamento Flexível Antares é um dos modelos ideais para absorção de vibração
Modelo do Antares também tem versão bipartido

As vibrações podem causar desgaste prematuro de mancais e acoplamentos; empenamento e ruptura de eixos (dependendo do grau de vibração); falha nas vedações e selagens, podendo causar vazamento de óleo e graxa; afrouxamento ou quebra dos parafusos de fixação da base dos equipamentos; ruído e desgaste prematuro em sistemas engrenados; temperatura elevada nos mancais e acoplamento;

Estresse operacional

A vibração descontrolada em máquinas e equipamentos pode causar lesões por esforços repetitivos e aumento de fadiga dos operadores, que por consequência são submetidos a um estresse operacional maior.

Linha AT

O acoplamento Antares da linha AT reúne as características necessárias para um desempenho adequado em aplicações onde possa existir o desalinhamento (lembrando que alinhar uma máquina e garantir que não exista desalinhamento é praticamente impossível). Esse desempenho, reconhecido pelos clientes, é garantido pela qualidade dos materiais envolvidos na fabricação do produto, assim como o controle de qualidade e padronização dos processos de fabricação.

O pneuzinho

Os acoplamentos Antares absorvem ou compensam desalinhamentos. O acoplamento da linha AT (flexível do tipo pneu) é chamado por alguns clientes de “pneuzinho”). Ele possui a maior capacidade de absorção e amortecimento de choques, pancadas e ao desalinhamento.

Consulte as outras linhas de acoplamentos que a Antares oferece também. Uma delas vai ser a ideal para evitar o excesso de vibração em máquinas rotativas em sua fábrica.

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

Bem vindo
ao Blog Antares

Com sede em Caxias do Sul (RS), a Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Aqui você verá novidades da empresa e tendências no setor de Acoplamentos Flexíveis.

Cadastre-se para receber novidades do Blog Antares:

Leia também:

Fechar Menu