Dimensionamento de acoplamento: passos simples [Ferramenta]
dimensionamento de acoplamento

Dimensionamento de acoplamento: passos simples [Ferramenta]

Primeiramente, antes de começarmos, é importante destacar que engenheiros que prezam pela qualidade de seus projetos são unânimes na escolha de acoplamentos de primeira linha e no dimensionamento correto para instalação em seus equipamentos.

O que isso significa: um acoplamento mal selecionado, seja ele elástico, flexível ou rígido, ou de um tamanho inadequado ao equipamento, pode levar a quebras precoces do acoplamento. Além disso, essa escolha equivocada pode resultar em paradas desnecessárias da operação, assim como no desgaste prematuro de peças. E, é claro, quebra de eixos e redução do nível de produção.

No entanto, existem formas de tornar a seleção e dimensionamento do acoplamento muito assertivos.  

Portanto, no artigo abaixo, você irá aprender um pouco mais sobre o dimensionamento de acoplamento e também como utilizar essa ferramenta exclusiva, desenvolvida pela Antares.

 

 

O que é um acoplamento?

O acoplamento é um elemento de máquina utilizado para conectar as partes de um sistema de transmissão de torque. Assim, permite a transmissão de energia e também a absorção de choques e vibrações que poderiam prejudicar a peça e comprometer o funcionamento do conjunto.  Resumidamente, os acoplamentos industriais são componentes mecânicos responsáveis pela transmissão de rotação e torque,  que também absorvem pequenos choques e pancadas, e acomodam desalinhamentos de eixos. Isso ajuda também para aumentar a vida útil do equipamento industrial.

 

Para que serve e como dimensionar um acoplamento?

Para chegar ao acoplamento certo, é fundamental ter em mãos dados de torque, rotação e o fator de serviço da aplicação. 

A Antares Acoplamentos disponibiliza em seu site uma ferramenta muito simples e eficiente que em apenas três passos orienta  o cliente na escolha do produto certo. 

 

Quais informações são necessárias para fazer o dimensionamento de acoplamento?

Na hora de dimensionar um acoplamento, fique sempre atento a: 

  • considerar as características da máquina;
  • fazer uma análise do acoplamento;
  • consultar as informações fornecidas pelo fabricante.

Em primeiro lugar, devem ser consideradas as características do maquinário, e nisso é necessário entender fatores como as dimensões da peça onde o acoplamento vai ser instalado, ruídos, vibrações e a temperatura do equipamento durante todo o seu ciclo de operação.

Para a análise do acoplamento, o foco é identificar qual o melhor tipo para resolver a necessidade do projeto. Para isso, os engenheiros devem comparar as características da máquina com a de cada acoplamento e verificar qual atende melhor a demanda.

Por último, é importante consultar as informações fornecidas pelo fabricante. Para desenvolver um equipamento, a fábrica faz inúmeros testes e leva em consideração vários fatores para chegar ao melhor desempenho da máquina. 

 

Como  fazer dimensionamento de acoplamento com a Antares?

Com a ferramenta de dimensionamento oferecida pela Antares, o cliente pode verificar online, em tempo real, qual o acoplamento ideal para sua aplicação. 

Basta inserir as especificações técnicas, como potência, tipo de motor, rotação e tipo de equipamento. 

Podem ser selecionados e dimensionados os seguintes acoplamentos Antares: Flexíveis, Septem, Flexíveis Bipartidos, Elásticos H, Elásticos SW, Lâminas e Engrenagens.

como fazer dimensionamento de acoplamento

Para saber o passo a passo para dimensionar o seu acoplamento com a Antares, confira a lista que preparamos a seguir:

 

Visite o site da Antares e acesse a ferramenta de dimensionamento

Para começar, é preciso que você visite o nosso site e, mais especificamente, vá até a página da ferramenta de dimensionamento de acoplamento

Nesta página, você encontrará um formulário para inscrição de seu nome e e-mail corporativo. Essas informações poderão ser usadas para que nossa equipe comercial entre em contato para dar mais informações sobre os acoplamentos escolhidos. 

 

Informe os dados sobre o projeto

Então, pediremos que você informe determinados dados sobre o projeto para que nossa ferramenta possa fazer os cálculos necessários. 

Este é um processo complexo e, por isso, nossa ferramenta  oferece explicações sobre o significado de cada requisito de projeto e ainda dá diversas opções de configuração disponíveis.

 

Aguarde o contato de nosso time técnico

Com a Antares, você não precisa fazer o seu dimensionamento sozinho. Temos uma equipe técnica à sua disposição para ajudar nos processos mais específicos, prestando assistência.  

 

Quais são os tipos de acoplamento para dimensionamento?

A seguir, falaremos sobre os principais tipos de acoplamentos disponíveis no mercado. Confira: 

 

Acoplamento flexível

O acoplamento flexível é fácil de instalar, tem baixa manutenção e é conhecido por compensar quatro tipos de desalinhamentos diferentes:  angular, deslocamento, a combinação dos dois e movimento axial.

 

Acoplamento rígido

Deve-se utilizar os acoplamentos rígidos caso os eixos estejam perfeitamente alinhados, uma vez que eles não permitem espaço para trepidações e atritos excessivos. Encontra-se no formato luva, flangeado, bipartido e mais outros. 

 

Acoplamento de engrenagem

Indica-se os acoplamentos de engrenagem para a transmissão de grandes torques e acomodação de desalinhamentos em todas as direções. Eles funcionam em aplicações de alta velocidade, com alta durabilidade. 

 

Acoplamento de grade

O acoplamento de grade possui um elemento flexível em forma de grade elástica. Sendo assim, ele oferece o amortecimento ideal para aplicações com altos níveis de torque. 

Ainda assim, ele só pode ser aplicado se o alinhamento de eixos estiver completamente correto. 

 

Acoplamento de lâminas

O acoplamento de lâminas transmite o torque por meio de discos bem finos. Eles acomodam até certo grau de desalinhamento sem problemas. Dentre seus diferenciais estão a transmissão de força com uma eficiência próxima de 100%, a compensação de desalinhamentos e a compensação de movimentos relativos. 

 

Como escolher o acoplamento certo?

A única maneira de escolher o acoplamento correto é fazer o dimensionamento de acoplamento, ou seja, um estudo aprofundado de qual o melhor tipo de acoplamento para cada projeto.

Esse cuidado diminui a depreciação de máquinas e equipamentos, além de aumentar a vida útil de suas peças, permitindo um funcionamento ininterrupto por mais tempo. 

dimensionamento de acoplamento como escolher

Ambiente seguro e organizado para fazer cálculo para dimensionamento de acoplamento

Os testes de dimensionamento oferecidos pela Antares são realizados em um ambiente altamente organizado, flexível e amigável. 

O usuário estabelece os requisitos de projeto e o software efetua todos os cálculos e análises necessárias ao dimensionamento do acoplamento, fornecendo explicações sobre o significado de cada requisito de projeto e opções de configuração disponíveis. 

A ferramenta é plenamente capaz de atender às necessidades e exigências de qualquer cliente, independentemente do volume de sua produção ou da variedade de sua linha de produtos.

Após o cliente fazer o cálculo para dimensionamento de acoplamento, a Antares oferece assistência e atendimento personalizado, entrando em contato e colocando-se à disposição para mais informações sobre o produto. 

Enfim, trata-se de um pré-venda com auxílio técnico integral, na qual o cliente participa de todo o processo.

Para entrar em contato com um de nossos especialistas, visite nosso site

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).