Dimensionamento de acoplamento: passos simples [Ferramenta]

20/12/2021
Linhas
Lourenço Daudt

Engenheiros que prezam pela qualidade de seus serviços são unânimes na escolha de acoplamentos de qualidade e no dimensionamento de acoplamento correto para determinados fins. 

Um acoplamento mal selecionado, seja ele elástico, flexível ou rígido, ou um modelo não adequado a um equipamento, pode trazer sérios riscos às indústrias. 

A quebra de eixo, o desgaste prematuro de peças e a redução do nível de produção são apenas algumas das desagradáveis consequências de um dimensionamento de acoplamento incorreto. 

É possível dizer, no entanto, que a tecnologia facilitou muito a escolha e a assertividade dessa escolha. 

Neste artigo, falaremos exclusivamente sobre o dimensionamento de acoplamentos, a sua importância, e como fazê-lo corretamente. Vamos aprender mais sobre o assunto? 

Descubra o tamanho ideal para os seus acoplamentos com facilidade. Utilize agora a ferramenta de dimensonamento de acoplamento da Antares!  

Para que serve o dimensionamento de acoplamento?

Os acoplamentos industriais nada mais são do que componentes mecânicos responsáveis pela transmissão de rotação e torque em máquinas industriais. 

Os acoplamentos também servem para absorver pequenos choques e pancadas, advindos do funcionamento do maquinário, e acomodar desalinhamentos de eixos

Encontrar o acoplamento ideal para cada tipo de máquina, no entanto, não é uma tarefa simples. É preciso que um estudo de cada peça seja conduzido, a fim de minimizar erros – e este é o processo de dimensionamento de acoplamento. 

Atualmente, entre as ferramentas mais utilizadas para essa finalidade estão os testes de dimensionamento, onde o cliente pode calcular e conhecer qual o acoplamento ideal para sua necessidade. 

Desde abril de 2017, a Antares Acoplamentos disponibiliza em seu site uma ferramenta muito simples e eficiente que em apenas três passos instrui o cliente na escolha do produto certo. 

Importância do dimensionamento de acoplamento

Um acoplamento bem dimensionado maximiza o funcionamento das máquinas, garantindo que ela esteja trabalhando dentro de todos os padrões esperados. 

Isso ajuda não só a aumentar a vida útil do equipamento industrial, como também prevenir quebras precoces de peças relacionadas. 

Um acoplamento bem dimensionado é essencial para o funcionamento correto das máquinas, uma vez que ele é o componente responsável por absorver trepidações e acomodar desalinhamentos que ocorrem naturalmente.

Alguns dos tipos mais comuns de acoplamento são: 

  • Acoplamento elástico ou flexível;
  • Acoplamentos de engrenagem;
  • Acoplamentos de corrente;
  • Acoplamento rígido ou fixo;
  • Acoplamentos de lâminas.

Como  fazer dimensionamento de acoplamento com a Antares?

Com a ferramenta de dimensionamento oferecida pela Antares, o cliente pode verificar online, em tempo real, qual o acoplamento ideal para sua aplicação. 

Basta inserir as especificações técnicas, como potência, tipo de motor, rotação e tipo de equipamento. 

Podem ser selecionados e dimensionados os seguintes acoplamentos Antares: Flexíveis, Septem, Flexíveis Bipartidos, Elásticos H, Elásticos SW, Lâminas e Engrenagens.

como fazer dimensionamento de acoplamento

Para saber o passo a passo para dimensionar o seu acoplamento com a Antares, confira a lista que preparamos a seguir: 

Visite o site da Antares e acesse a ferramenta de dimensionamento

Para começar, é preciso que você visite o nosso site e, mais especificamente, vá até a página da ferramenta de dimensionamento de acoplamento

Nesta página, você encontrará um formulário para inscrição de seu nome e e-mail corporativo. Essas informações poderão ser usadas para que nossa equipe comercial entre em contato para dar mais informações sobre os acoplamentos escolhidos. 

Informe os dados sobre o projeto

Então, pediremos que você informe determinados dados sobre o projeto para que nossa ferramenta possa fazer os cálculos necessários. 

Este é um processo complexo e, por isso, nossa ferramenta  oferece explicações sobre o significado de cada requisito de projeto e ainda dá diversas opções de configuração disponíveis

Aguarde o contato de nosso time técnico

Com a Antares, você não precisa fazer o seu dimensionamento sozinho. Temos uma equipe técnica à sua disposição para ajudar nos processos mais específicos, prestando assistência.  

Quais são os tipos de acoplamento para dimensionamento?

A seguir, falaremos sobre os principais tipos de acoplamentos disponíveis no mercado. Confira: 

Acoplamento flexível

O acoplamento flexível é fácil de instalar, tem baixa manutenção e é conhecido por compensar quatro tipos de desalinhamentos diferentes:  angular, deslocamento, a combinação dos dois e movimento axial.

Acoplamento rígido

Os acoplamentos rígidos devem ser usados caso os eixos estejam perfeitamente alinhados, uma vez que eles não permitem espaço para trepidações e atritos excessivos. Eles podem ser encontrados no formato em luva, flangeados, bipartidos e mais. 

Acoplamento de engrenagem

Os acoplamentos de engrenagem são indicados para a transmissão de grandes torques e podem acomodar desalinhamentos em todas as direções. Eles são usados em aplicações de alta velocidade, com alta durabilidade. 

Acoplamento de grade

O acoplamento de grade possui um elemento flexível em forma de grade elástica. Sendo assim, ele oferece o amortecimento ideal para aplicações com altos níveis de torque. 

Ainda assim, ele só pode ser aplicado se o alinhamento de eixos estiver completamente correto. 

Acoplamento de lâminas

O acoplamento de lâminas transmite o torque por meio de discos bem finos. Eles acomodam até certo grau de desalinhamento sem problemas. Dentre seus diferenciais estão a transmissão de força com uma eficiência próxima de 100%, a compensação de desalinhamentos e a compensação de movimentos relativos. 

Como escolher o acoplamento certo?

A única maneira de escolher o acoplamento correto é fazendo o dimensionamento de acoplamento, ou seja, um estudo aprofundado de qual o melhor tipo de acoplamento para cada projeto.

Esse cuidado diminui a depreciação de máquinas e equipamentos, além de aumentar a vida útil de suas peças, permitindo um funcionamento ininterrupto por mais tempo. 

dimensionamento de acoplamento como escolher

Ambiente seguro e organizado para fazer cálculo para dimensionamento de acoplamento

Os testes de dimensionamento oferecidos pela Antares são realizados em um ambiente altamente organizado, flexível e amigável. 

O usuário estabelece os requisitos de projeto e o software efetua todos os cálculos e análises necessárias ao dimensionamento do acoplamento, fornecendo explicações sobre o significado de cada requisito de projeto e opções de configuração disponíveis. 

A ferramenta está plenamente capacitada para atender às necessidades e exigências de qualquer cliente, independentemente do volume de sua produção ou da variedade de sua linha de produtos.

Após o cliente fazer o cálculo para dimensionamento de acoplamento, a Antares oferece assistência e atendimento personalizado, entrando em contato e colocando-se à disposição para mais informações sobre o produto. 

Trata-se de um pré-venda com auxílio técnico integral, na qual o cliente participa de todo o processo.

Preparado para dimensionar acoplamentos da forma certa? Acesse a nossa ferramenta agora. 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre acoplamentos e como dimensioná-los corretamente? A Antares Acoplamentos tem uma vasta experiência no assunto e pode ajudar a sua empresa e ter acoplamentos melhor dimensionados, melhorando a produtividade industrial e a vida útil de suas máquinas.

Para entrar em contato com um de nossos especialistas, visite nosso site

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Lourenço Daudt trabalha na engenharia de aplicação da Antares Acoplamentos. Há anos trabalha visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia-a-dia.