Acoplamento de lâminas: como escolher a melhor opção?

25/10/2021
Acoplamentos
Lourenço Daudt

O sucesso de qualquer indústria depende de muitos fatores. Afinal, é preciso pensar em questões como a capacidade produtiva, a estratégia de vendas e a manutenção de equipamentos.

Pensando nesse último ponto, como é o caso dos acoplamentos, também existem vários fatores para influenciar na hora de escolher. 

Os acoplamentos são elementos muito importantes em uma indústria. Nesse artigo, iremos falar tudo sobre acoplamento de lâminas. Sendo assim, nos próximos tópicos você verá os seguintes pontos: 

  • O que são acoplamentos de lâminas?
  • Para que servem acoplamentos de lâminas?
  • Por que utilizar um acoplamento de lâminas na sua indústria?
  • Quais as vantagens do acoplamento de lâminas?
  • Como escolher o melhor acoplamento de lâminas para sua indústria?

Boa leitura!

Saiba mais sobre Lean Manufacturing: o que é, como funciona + princípios básicos!

O Que São Acoplamentos de Lâminas?

Os acoplamentos de lâminas nada mais são do que peças que unem dois eixos distintos para que possam gerar o movimento rotativo em máquinas de alto desempenho operacional. Um exemplo de acoplamento de lâminas  é a bomba e o motor. 

Esse tipo de acoplamento é bastante rígido devido ao material empregado e ao processo de produção. Sendo assim, trata-se de um acoplamento com as seguintes características:

  • Rigidez e grande durabilidade;
  • Resistência a choques mecânicos;
  • Suporte a grandes variações de temperatura;
  • Resistência a ocorrências de corrosão no material;

Para Que Servem Acoplamentos de Lâminas?

Os acoplamentos de lâminas têm o papel de ligar dois eixos. Esses eixos, por sua vez, podem ser:

  • Radiais — força que faz a trajetória do centro do eixo para fora;
  • Axiais — força que se dissipa por meio de um eixo central;
  • Angulares — força que mantém seu movimento circular. 

Muito além da junção, essas peças também são responsáveis por corrigir o desalinhamento e a vibração das máquinas, dois grandes problemas que prejudicam a produção de quaisquer tipos de insumos e produtos. 

Vale ressaltar que o desalinhamento acontece quando os eixos não giram concentricamente. Dessa forma, esse componente vai evitar o desalinhamento causado pelo torque excessivo.

O acoplamento de lâminas também é ideal para trabalhos com grande necessidade de sincronismo torcional, sendo necessário até mesmo em ambientes mais agressivos aos elastômeros.

Quais São as Diferenças do Acoplamento de Lâmina Para Outros Modelos?

Como existem alguns tipos de acoplamentos industriais diferentes, é normal ficar um pouco confuso no momento da escolha. 

No entanto, o que difere os acoplamentos de lâminas dos demais é justamente o material de aço. Já um segundo ponto importante é que eles costumam ter modificadores, espaçadores e cubos. 

Aplicações do Acoplamento de Lâminas na Indústria

É comum que muitos segmentos industriais diferentes que fazem uso de máquinas rotativas necessitem de acoplamentos em seus processos. Sendo assim, os acoplamentos de lâminas podem ser usados para aplicações como, por exemplo:

  • Turbinas;
  • Bombas centrífugas;
  • Compressores;
  • Torres de resfriamento;
  • Aceleradores de velocidade.

Além disso, vale lembrar que os acoplamentos de lâminas conseguem trabalhar em ambientes agressivos com altas temperaturas, ao mesmo tempo em que dispõem de excelente capacidade de rotação. 

Por que Utilizar um Acoplamento de Lâminas na Sua Indústria?

Os acoplamentos de lâmina, por garantirem a união de eixos com alinhamentos, fazem com que os equipamentos e máquinas funcionem perfeitamente. 

Outro motivo para usar os acoplamentos de lâminas é que eles diminuem o trabalho com a manutenção e, até mesmo, o prejuízo com aparelhos quebrados. 

Isso acontece pois como eles possuem uma construção básica, a remoção radial proporciona um fácil conserto, eliminando a necessidade de se deslocar as máquinas acopladas.

Por último, escolher acoplamentos corretos ajudam também na durabilidade e manutenção de máquinas e equipamentos dentro da indústria. Ou seja, durante mais tempo eles irão funcionar sem nenhum tipo de problema.

Isso, consequentemente, tem impacto direto na capacidade produtiva da indústria. Sendo assim, logo, a escolha de um acoplamento de lâmina de qualidade é importante para garantir o crescimento da empresa. 

Quais as Vantagens do Acoplamento de Lâminas?

Existem diversas vantagens em utilizar os acoplamentos industriais de lâmina. Alguns desses benefícios são:

  • Alta resistência por conta do material de aço inox;
  • Suporte a altas temperaturas e condições adversas;
  • Versatilidade, ou seja, serve para as mais diversas máquinas;
  • Sem necessidade de lubrificação;
  • Alta rigidez para o toque;
  • Facilidade para a instalação (sem que seja necessário afastar os equipamentos);
  • Longa vida útil;
  • Intercambiáveis em relação aos acoplamentos do mercado
  • Atóxicos e não oxidam;
  • Suporte de altas rotações;
  • Correção de desalinhamentos;
  • Excelente custo-benefício. 

Como Escolher o Melhor Acoplamento de Lâminas Para Sua Indústria?

Existe um verdadeiro passo a passo na hora de comprar acoplamento de lâminas. Assim como os outros tipos, esses acoplamentos também são disponibilizados em diferentes tamanhos, modelos e aplicações. Vamos falar sobre como fazer essa escolha.

Anotar todas as informações dos seus equipamentos

 Em primeiro lugar, é fundamental levantar e anotar todas as características e necessidades do seu maquinário. Mapear todas as informações sobre elas é o que vai ajudar a aumentar a assertividade das compras para sua indústria.

Procurar acoplamentos no mercado e medi-los 

O segundo passo é procurar por acoplamentos de lâminas feitos com material resistente e, também, medi-lo para ter a certeza de ele vai encaixar na sua máquina. 

Existem calculadoras online de acoplamento muito simples e prática para fazer essa medição. Já na hora da instalação, confira todas as informações e indicações do manual do fabricante. 

Optar por empresas de qualidade

Fora isso, sempre dê preferência para empresas especializadas no assunto e que já atuam há anos no mercado. 

Uma empresa que preenche esses requisitos é a Antares Acoplamentos, então, já fica aqui o convite para você navegar pela loja virtual e conhecer todos os produtos industriais disponíveis. 

Conheça a Linha Completa de Acoplamento Lâminas e Peças Industriais da Antares!

Conclusão 

Nós pudemos ver por aqui que o acoplamento de lâminas é mais uma variação de conectores essenciais. Sem eles, os equipamentos e máquinas não conseguem proporcionar o desempenho esperado. 

Já a respeito das características desses tipos de acoplamentos, fica o destaque para o material de aço extremamente resistente e a facilidade para a manutenção (que dispensa lubrificação). 

Agora é com você… Confira as opções de acoplamentos e garanta os melhores para as máquinas da sua indústria!

O que achou deste conteúdo? Aqui no blog da Antares Acoplamentos, todo mundo encontra ótimos conteúdos sobre o dia a dia e sucesso industrial. 

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Lourenço Daudt trabalha na engenharia de aplicação da Antares Acoplamentos. Há anos trabalha visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia-a-dia.