Desalinhamento de Eixo: O Que É, Tipos e Como Identificar!
desalinhamento-de-eixo-o-que-e-tipos-e-como-identificar

Desalinhamento de Eixo: O Que É, Tipos e Como Identificar!

Você sabe quais são os principais problemas relacionados ao funcionamento de maquinários? A Antares Acoplamentos coloca um dos dilemas em pauta. Neste conteúdo, você saberá tudo sobre o desalinhamento de eixos. 

Vale já adiantar que o impasse pode intensificar o gasto de energia, danificar máquinas e, consequentemente, aumentar os gastos da indústria. 

Sendo assim, é extremamente importante entender o conceito do desalinhamento, porque ele ocorre, quais são os tipos de desalinhamento, como solucionar os problemas, entre outras informações. 

Aproveite a leitura! 

Quer saber tudo sobre como reduzir a vibração mecânica dos seus acoplamentos? Então não deixe de conferir o nosso conteúdo exclusivo sobre a temática!

O Que É Desalinhamento de Eixos?

Primeiramente, é importante ter a ciência de que, o desalinhamento que falaremos neste tópico ocorre em máquinas rotativas, como, por exemplo, a montagem de uma bomba e um motor. 

Para que tudo funcione adequadamente, os eixos devem girar concentricamente. 

Isto significa que, se imaginarmos uma linha longitudinal passando pelo centro de cada um dos eixos, essas linhas deveriam ser a mesma, ou seja, os eixos estariam perfeitamente alinhados entre si.

Porém, essa condição não existe na prática, em função de tolerâncias na fabricação das bases, construção da base civil onde será montado o conjunto de acionamento e outros.

Sendo assim, o processo de correção do alinhamento entre os eixos é extremamente importante para o funcionamento e a vida dos equipamentos acoplados. 

Leia também: 4 Vantagens do Alinhamento de Eixos [Como Funciona?]

Quais os Sintomas Típicos do Desalinhamento de Eixos?

Os sintomas mais comuns relacionados ao desalinhamento de eixos são: 

  • aumento da vibração nos equipamentos;
  • elevação de temperatura nos mancais;
  • parafusos soltos ou frouxos;
  • vazamento de óleo;
  • falha prematura em elementos elásticos dos acoplamentos.

Qual a importância do alinhamento de eixo?

Qual a Importância do Alinhamento de Eixos?

Agora que você já sabe o que é o desalinhamento, chegou o momento de entender o porquê da importância deste processo… 

O primeiro ponto é que o alinhamento contribui para o funcionamento adequado das máquinas, podendo atender às condições de projeto de cada uma delas.

Também há a correção do principal problema em um conjunto rotativo: a vibração, causada pelo desalinhamento excessivo entre os eixos.

Outro ponto importante está diretamente ligado à manutenção. 
O bom alinhamento proporciona o aumento de vida útil das máquinas acopladas e de seus componentes, como rolamentos, vedações e do próprio acoplamento usado.

qual-a-importancia-do-alinhamento-de-eixo

O Que Causa o Desalinhamento de Eixos?

Geralmente, o problema é causado principalmente por fundações (base civil) mal construídas ou bases metálicas não usinadas, além de mal projetadas.

Quais São os Tipos de Desalinhamento de Eixos?

Sim, também existem várias formas de desalinhamento em equipamentos e máquinas de indústria. 

Veja só quais são elas:

Desalinhamento Angular

Neste primeiro caso, as linhas centrais — que passam pelos centros dos eixos — não estão paralelas e formam um ângulo entre si. 

Por exemplo, os pés frontais de um motor estão mais altos que os pés traseiros.

Desalinhamento Paralelo ou Radial

Acontece quando as linhas centrais — que passam pelos centros dos eixos – ficam paralelas entre si, mas deslocadas do centro. 

Por exemplo, o motor está mais alto que a bomba.

Desalinhamento Axial

Acontece quando a distância entre as pontas de eixo estão em desacordo com o GAP indicado no catálogo/manual do acoplamento utilizado. 

Ou seja, as pontas de eixo estão mais próximas ou mais afastadas que o valor devido.

Desalinhamento Combinado

Em geral, o desalinhamento entre eixos é sempre uma combinação dos três tipos de desalinhamento e devem ser corrigidos um a um, no processo de alinhamento. 

Leia também: Vibração mecânica: como reduzir?

Problemas Ocasionados pelo Desalinhamento de Eixos

Há vários problemas que o desalinhamento de eixo pode causar. Todos eles, de alguma maneira, trazem prejuízos à indústria com falha prematura de componentes e perda de produção. 

Veja detalhadamente quais são os dilemas: 

Falta de Performance

O desalinhamento pode prejudicar algumas condições internas das máquinas, por exemplo, ocasionar o aumento da temperatura. 

Com isso, há o impacto na perda de energia, ao invés dela ser 100% aproveitada para gerar o funcionamento, tem uma parte desperdiçada. 

Além disso, a falta de alinhamento também pode afetar outras peças que fazem parte do conjunto de acionamento, como engrenagens, mancais/rolamentos, acoplamentos, selos mecânicos, entre outras.

Assim, há o risco maior de a máquina parar de funcionar prematuramente.

Também pode acontecer das máquinas terem o aumento da vibração (propagação mecânica de frequência e amplitude específicas), isso pode fazer com que os componentes dos maquinários sofram maior desgaste. 

Aliás, a vibração é o grande vilão em máquinas rotativas e são sempre monitoradas por sensores. Excesso de vibração provoca a parada repentina do equipamento.

O resultado disso tudo, então, é a diminuição da potência disponível e da performance. Tudo o que impacta muito negativamente na produtividade.

Crescimento no Custo

Como vimos no tópico anterior, o desalinhamento de eixo pode gerar diversos problemas nas peças, equipamentos e máquinas industriais. 

E quando isso acontece, pode haver a produção de insumos ou produtos de má qualidade, o que demanda o retrabalho de confecção. 

Daí, então, vem um crescimento no custo dos negócios. 

Mais do que isso, o desajuste ainda pode fazer com que os maquinários quebrem por partes ou por completo… 

Mais uma geração de despesa bem grande e que não estava nos planos. 

Sem contar no tempo de trabalho desperdiçado. Ou seja, a conta realmente pode ficar alta demais. 

Leia também: Redutor de Velocidade: O que é, Como Funciona, Tipos

Como Identificar os Desalinhamentos de Eixos?

No geral, para identificar o desalinhamento entre eixos, é necessária uma observação minuciosa. 

Para isso, nós sempre indicamos que você e a sua equipe realizem a manutenção industrial

Muita gente acredita que essa tarefa é realizada quando algum equipamento quebra, mas não necessariamente é isso o que ocorre na prática. 

A inspeção deve ser feita para, justamente, prever e evitar problemas. 

Mas como?

Nesse processo, tenha uma gestão de manutenção, avalie o tempo de atuação das máquinas e construa um verdadeiro dossiê sobre cada equipamento. 

Também vale saber que existem diferentes tipos de manutenção, cada uma é aplicada em determinado caso e, também, em um tempo específico. 

Não deixe de dominar esse assunto para que, assim, seja possível evitar os dilemas no chão de fábrica!

Leia também: Saiba tudo sobre Acoplamentos para alta e para baixa rotação

Como Solucionar o Desalinhamento de Eixos?

como-solucionar-o-desalinhamento-de-eixos

A boa notícia é que dá para corrigir os tipos de desalinhamentos em máquinas rotativas de modo seguro. 

O alinhamento pode ser feito através de réguas metálicas + calibrador de folga, com relógio comparador ou alinhadores a laser.

Qualquer que seja o método, o importante é ser executado por profissionais treinados para obter o melhor resultado possível.  

Dica bônus: o investimento em acoplamentos de alta qualidade com maior capacidade de acomodar desalinhamentos inevitáveis, é sempre uma medida de prevenção. 

Isso porque eles têm maior flexibilidade e conseguem reduzir a vibração a níveis aceitáveis e asseguram a transmissão de potência. 

Conheça a Linha Completa de Acoplamento de Eixo e Peças Industriais da Antares!

Conclusão

O dia a dia em indústrias pode gerar diferentes desafios e obstáculos. Os eixos desalinhados em máquinas são alguns dos impasses. 

Mas, agora, você pode ficar mais tranquilo, uma vez que sabe os principais pontos e, sobretudo, como resolver a questão. 

Frequentemente, esteja atento aos equipamentos, ao modo como eles funcionam, se permanecem com as características originais ou se sofreram modificações. 

Uma simples observação, como, por exemplo, a intensidade da vibração já pode dar sinais de que algo está fora do normal. 

Se precisar trocar algumas peças, aproveite para conhecer a linha de Acoplamentos da Antares!

Por fim, mas não menos importante, lembre-se constantemente de manter a sua equipe de trabalho atualizada com as informações dos produtos essenciais para sua produção!

A boa notícia é que dá para corrigir os tipos de desalinhamentos em máquinas rotativas de modo seguro. 

O alinhamento pode ser feito através de réguas metálicas + calibrador de folga, com relógio comparador ou alinhadores a laser.

Qualquer que seja o método, o importante é ser executado por profissionais treinados para obter o melhor resultado possível.  

Dica bônus: o investimento em acoplamentos de alta qualidade com maior capacidade de acomodar desalinhamentos inevitáveis, é sempre uma medida de prevenção. Isso porque eles têm maior flexibilidade e conseguem reduzir a vibração a níveis aceitáveis e asseguram a transmissão de potência. 

Quer saber tudo sobre como reduzir a vibração mecânica dos seus acoplamentos? Então não deixe de conferir o nosso conteúdo exclusivo sobre a temática!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).