Mancal de Rolamento: o que é, tipos e vantagens de utilizar

10/01/2022
Acoplamentos
Lourenço Daudt

Você sabe o que é um mancal de rolamento? Essa é uma peça essencial para muitas operações industriais e está presente na maioria das máquinas que usamos em nosso dia a dia no chão de fábrica. 

Isso porque o tipo de maquinário presente neste contexto é, usualmente, de grande porte. Ou seja, essas máquinas precisam de suporte extra para funcionar corretamente. E é aí que entram os mancais. 

Mancais, no geral, são elementos que servem como apoio fixo para eixos giratórios. Eles permitem o funcionamento mais eficiente das máquinas e preservam a sua vida útil com eficiência.

Neste artigo, vamos explicar o que é um mancal de rolamento, qual a sua função dentro de uma máquina e quais as vantagens de utilizar uma peça de qualidade. Se você tem dúvidas como essas, leia atentamente os próximos tópicos! 

A Antares é uma especialista na produção e venda de acoplamentos de todos os tipos. Visite nosso site para conferir a linha completa! 

O que é um mancal de rolamento?

mancal de rolamento o que e

O mancal de rolamento é uma peça localizada entre eixos giratórios de máquinas de grande, médio e pequeno porte. 

Os mancais de rolamento são elementos compostos por dois anéis concêntricos que possuem, entre eles, elementos rolantes que ajudam a aumentar a velocidade de funcionamento da máquina e reduzir o atrito.

Quando falamos do funcionamento de máquinas industriais, é importante notarmos como a diminuição de atrito é importante para a preservação de energia e o funcionamento mais eficiente. 

Mancais são elementos delicados, ainda que resistentes. Seu funcionamento adequado pode ser observado por meio da rotação do elemento. Quando existem barulhos inesperados, é possível que a peça precise de lubrificação, substituição ou manutenção. 

Leia também: Manutenção produtiva total: o que é, vantagens e estrutura 

Para que serve o mancal de rolamento?

A principal função do mancal de rolamento é comportar o peso dos eixos giratórios e permitir que o funcionamento aconteça sem resistências e com o menor atrito possível.

Em outras palavras, a função do mancal é apoiar e suportar o peso de funcionamento de uma máquina por meio de elementos rolantes. Eles são componentes mais do que essenciais para o funcionamento adequado dos equipamentos. 

Você também pode gostar de: Análise de vibração: saiba como funciona e sua implementação

Vantagens de utilizar mancal de rolamento

O mancal de rolamento proporciona um funcionamento com menor atrito e menor aquecimento das partes, o que preserva a vida útil do equipamento e permite um funcionamento mais suave.

Além disso, este é um tipo de rolamento que requer pouca lubrificação. O mancal de rolamento também tem condições de intercâmbio entre máquinas em um nível internacional  e promove a preservação do eixo contra desgastes. 

Por último, mas longe de ser o menos importante, o mancal de rolamento também evita que, durante o uso do equipamento, ocorra uma grande folga entre as conexões, o que também contribui para evitar o desgaste. 

Leia este outro artigo em nosso blog: Manutenção corretiva: o que é, importância e como aplicar.

mancal de rolamento tipos

Quais são os tipos de mancais?

Quando estamos falando em mancais de rolamento, é importante lembrarmos que existem diversos tipos diferentes de peças.

Vamos falar sobre alguns deles nos próximos tópicos, confira: 

Mancal Autocompensador de rolos/esferas

Este tipo de mancal é conhecido pelas suas propriedades auto-alinháveis, ou seja, ele consegue corrigir erros de alinhamento causados pela instalação inadequada, flexão, sobrecarga, dentre outros. 

Mancal Rígido de Esferas

Ele é composto por um conjunto de esferas e, por ser de natureza rígida, não permite o desalinhamento do eixo. Ele atende uma ampla gama de aplicações, já que conta com alta velocidade de funcionamento e alta durabilidade. 

Leia também: Dimensionamento de acoplamento: passos simples [Ferramenta] 

Mancal Axial de Esferas

Este tipo de rolamento possui dois anéis em sua composição, um no eixo e outro na base. Ele não suporta cargas radiais. 

Mancal de Esferas de Contato Angular

Esse é um tipo de mancal bastante usado em aplicações de alta rotação, sendo o preferido também para aplicações que demandam baixos níveis de ruído. Este tipo de mancal pode suportar cargas combinadas de maneira simultânea. 

Mancal de Rolos Cilíndricos

O mancal de rolamento cilíndrico é capaz de proporcionar alta velocidade em suas aplicações e pode ser encontrado em versões de uma, duas ou quatro carreiras. 

Diferença entre mancais de rolamento e mancais de deslizamento

A primeira e principal característica que diferencia esses dois tipos de rolamentos é simples: o seu formato. Enquanto os mancais de deslizamento possuem elementos deslizantes que podem, ou não ser planos, os mancais de rolamento contam com elementos esféricos rolantes. 

Sendo assim, é possível dizer que os mancais de rolamento possuem características esféricas que, usualmente, não são encontradas nos mancais de deslizamento. O mancal de rolamento é um tipo de recurso aplicado em projetos que exigem mais velocidade e menor atrito. 

Leia também: Elemento elástico de acoplamento: 3 sinais de quando trocar 

Por outro lado, o mancal de deslizamento pode ser encontrado com uma bucha montada em um suporte fixo. Essa é uma montagem mais simples, mas que facilita a limpeza e os reparos, quando necessários. 

Outra diferença crucial está na lubrificação: enquanto o mancal de deslizamento é autolubrificante, o de rolamento precisa de ações externas para manter-se lubrificado. 

O mancal de rolamento também se diferencia em sua sensibilidade, sendo menos resistente a choques e sobrecargas. Além disso, seu custo de fabricação é maior. 

Conheça toda a linha de produtos da Antares Acoplamentos.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre o mancal de rolamento, suas características e vantagens? 

Neste artigo aprofundamos um pouco as explicações sobre este importante recurso industrial, falando também sobre a sua diferença para outros tipos de mancais, como os mancais de deslizamento.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil no seu entendimento sobre mancais. Se você quer saber mais sobre assuntos relacionados à manutenção de maquinário industrial, rolamentos e acoplamentos, visite o blog da Antares

Somos uma empresa pioneira na fabricação e venda de acoplamentos para todos os tipos de aplicação. Com excelência e qualidade, já ajudamos inúmeras empresas a ganhar mais eficiência e confiabilidade em suas operações. 

 

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Lourenço Daudt trabalha na engenharia de aplicação da Antares Acoplamentos. Há anos trabalha visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia-a-dia.