Elemento elástico de acoplamento: 3 sinais de quando trocar

29/11/2021
Acoplamentos
Lourenço Daudt

Amortecedor, elastômero, centro elástico, elemento flexível, borracha, pneu. Todos estes são os nomes pelos quais o elemento elástico de acoplamento é chamado. 

Se você já viu um acoplamento de perto, ou trabalha no chão de fábrica industrial, provavelmente já sabe do que estamos falando.

O papel deste importante componente é acomodar vibrações e permitir a transmissão de torque e potência. Para ter um bom desempenho,  é necessário que a peça esteja em bom estado de conservação.

Afinal, como saber qual o momento certo de substituir o centro elástico do acoplamento? Neste artigo, nós falaremos mais sobre o assunto e daremos dicas para saber quando fazer essa troca. 

 

Procurando por acoplamentos elásticos? A Antares Acoplamentos tem o que você precisa! 

O que é elemento elástico de acoplamento?

O elemento elástico de acoplamento é uma peça produzida com uma composto especial de borracha de alta resistência, que é instalado entre os dois cubos simétricos de ferro que compõem um acoplamento. 

Seu papel é tornar o acoplamento mais flexível, sendo resistente a impactos, vibrações e altas temperaturas. Três das principais características do funcionamento do maquinário pesado. 

Mas esta não é a única função do elemento elástico…

Essa peça também serve para prevenir trincas e rupturas na estrutura metálica, prolongando a vida útil dos equipamentos e diminuindo a necessidade de manutenções corretivas

Elementos elásticos de qualidade devem ser resistentes a óleo, poeira e água, já que estes são elementos comuns no funcionamento de máquinas industriais. Idealmente, a peça deve suportar temperaturas entre -20 °C e 80 °C.

Benefícios de utilizar acoplamento com elemento elástico

Utilizar equipamentos com elementos elásticos pode trazer grandes vantagens, em comparação com os acoplamentos que não contam com este recurso. Alguns dos principais benefícios de utilizar acoplamento com elemento elástico são: 

  • Mais facilidade nas operações horizontais e verticais; 
  • Absorção de altas cargas de torção; 
  • Promoção de isolamento elétrico;
  • Redução de ruídos durante o funcionamento; 
  • Diminui ou elimina a necessidade de lubrificação entre acoplamentos; 
  • Fácil instalação. 

Leia também: Manutenção de Máquinas Industriais: Como Podemos Ajudar a Reduzir? 

3 sinais de que você precisa trocar o  elemento elástico de acoplamento

Mesmo o elemento elástico mais resistente e bem alinhado vai requerer uma substituição, mais cedo ou mais tarde. 

No entanto, é muito difícil determinar com precisão a vida útil de uma peça como essas, afinal, as condições de uso são decisivas para o estado de conservação de um elemento elástico. 

 

Um elemento elástico danificado a ponto de não poder mais funcionar adequadamente é um verdadeiro pesadelo para a produtividade de uma empresa. 

Sua ausência pode requerer que o funcionamento das máquinas seja interrompido, prejudicando a linha de produção nos seus mais diversos pontos. 

Por isso, saber identificar os sinais de que um elemento elástico está precisando ser substituído é uma habilidade valiosa, que pode salvar a sua empresa de muitos prejuízos.

Felizmente, este é um componente que dá sinais claros quando a sua vida útil está chegando ao fim. Existem 3 principais indícios de que um elemento elástico precisa ser substituído. São eles: 

Sinais aparentes de desgaste

Os elementos elásticos, certamente, são muito resistentes. Eles podem suportar uma grande pressão sem deformar-se ou aparentar danos. Por isso, quando há desgastes aparentes, este é um sinal de alerta. 

Observe a face do elemento e procure por rachaduras, folgas, descolorações, pulverização de material em volta do cubo de acoplamento ou qualquer alteração estética. 

Lembre-se que a maioria dos danos sofridos por acoplamentos, rolamentos e outros componentes são acarretados por conta do desalinhamento entre as partes. Por isso, o alinhamento é um passo crucial para o funcionamento correto do maquinário. 

Danos na torção

Durante o funcionamento do equipamento, observe se o ponto de contato entre as duas peças está com um ponto de torção na costura. Se sim, o elemento elástico deve ser substituído de forma imediata, já que representa uma ameaça para o funcionamento seguro do maquinário.

Sinais de danos ao elemento elástico

Em algumas situações, o elemento elástico pode ser submetido à transmissão de energia superior à sua carga suportada.

Em casos como estes, é possível observar que as unidades do elastômero ficam aparentes, mostrando que as garras de metal estão fazendo um contato direto. Excepcionalmente, nessa situação, todo o acoplamento deve ser substituído. 

Como evitar danos no elemento elástico do acoplamento?

Agora que você já sabe quais os principais pontos de atenção para determinar a hora de substituir, ou não, um elemento elástico, também queremos falar sobre o que fazer para evitar (ou ao menos, adiar) que isto aconteça. 

É importante frisarmos que, ao sinal de qualquer alteração na borracha do acoplamento, a sua substituição é indicada, uma vez que a operação deixa de ser segura. Felizmente, existem maneiras de diminuir a ocorrência de problemas como este. Veja só: 

  • Sempre utilize um elemento elástico adequado para o modelo do acoplamento; 
  • Ainda que a montagem deste elemento seja simples, é importante ter atenção durante o processo, garantindo o espaçamento adequado entre os elementos;
  • O alinhamento de precisão deve ser feito sempre que for necessário; 
  • Tenha um plano de manutenção que priorize a prevenção de danos, não apenas a sua correção.

Lembre-se que postergar a substituição do elemento elástico em nome da economia pode, na verdade, ser uma grande fonte de dores de cabeça e prejuízo para sua empresa. Uma peça inapropriada ou em mau estado de conservação impacta o desempenho da operação e a segurança de todos os envolvidos. 

A maior variedade de acoplamentos industriais do Brasil você só encontra na Antares Acoplamentos! 

elemento elastico acoplamento sinais

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre a importância do elemento elástico de acoplamentos e quais os sinais que a peça pode dar antes de precisar ser substituída. 

Explicamos também a importância da manutenção preventiva e quais os cuidados que devem ser tomados para evitar o desgaste precoce desse elemento tão importante. 

A Antares Acoplamentos é uma pioneira na produção e comercialização de acoplamentos no Brasil. Focamos em pesquisa e desenvolvimento para fornecer apenas produtos de muita qualidade, com alto desempenho e durabilidade. 

Para saber mais sobre a nossa empresa e os produtos que oferecemos, visite o site da Antares Acoplamentos

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Lourenço Daudt trabalha na engenharia de aplicação da Antares Acoplamentos. Há anos trabalha visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia-a-dia.