elementos-de-apoio

O Que São Elementos de Apoio e Para Que Cada Um Deles Serve?

Elementos de apoio são acessórios essenciais para o funcionamento das máquinas industriais. Para quem trabalha na área, conhecê-los é essencial.

Mas por que é tão importante?

Bom, os elementos de apoio cumprem papéis extremamente significativos em diversos tipos de sistemas, sejam mecânicos, pneumáticos ou hidráulicos.

Na indústria, há muitos elementos a serem conhecidos, como: elementos de transmissão, elementos de fixação móvel e permanente, e demais componentes mecânicos.

No entanto, os elementos de apoio têm importância particular para as máquinas em si — em especial, para sua manutenção industrial.

Entender o que são e qual sua função pode ajudar você ou membros do seu time, independente da função no chão de fábrica ou na área de engenharia.

É isso que vamos te mostrar nesse conteúdo! Entenda o que são elementos de apoio, seus tipos e diferentes aplicações!

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

O Que São Elementos de Apoio?

o-que-sao-elementos-de-apoio

Elementos de apoio são acessórios que auxiliam no correto funcionamento de sistemas e máquinas, sendo utilizados para facilitar a ação de componentes em rotação e movimentos lineares.

Elementos de Apoio Definição: em todos os sistemas que utilizam rodas e eixos (e demais movimentos rotacionais) é preciso de acessórios que auxiliem em um movimento fluido. Essa é a aplicação desses elementos.

Assim, a principal função dos elementos de apoio é reduzir o atrito entre componentes mecânicos.

Desse modo, é possível otimizar a operação mecânica, reduzir o desgaste e potencializar a vida útil das máquinas e sistemas.

Você pode encontrar elementos de apoio em praticamente todas as máquinas em um chão de fábrica. 

Por exemplo, no suporte da ferramenta de corte de uma fresadora ou no barramento de um torno mecânico.

Por isso, é tão importante conhecê-los para que saiba como proceder para realizar a manutenção preventiva, bem como a troca em caso de problemas.

Quais os Tipos de Elementos de Apoio?

tipos-de-elementos-de-apoio

Existem diferentes tipos de elementos de apoio, mas a lista que compõe essa categoria não é necessariamente grande. É possível elencá-los em 4 principais categorias: Buchas, Guias, Mancais e Rolamentos.

Abaixo, vamos explicar cada um desses elementos, suas aplicações e diferenças:

Buchas

As buchas são elementos de apoio bastante tradicionais, um dos primeiros a ser fabricado na história, pois é essencial para o bom funcionamento de rodas encaixadas em eixos.

Com o contato das superfícies internas da roda e externa do eixo, gerava-se muito atrito que dificultava a operação, além de desgaste, que obrigava a troca de pouco em pouco tempo.

Além disso, são utilizadas para guiar brocas e alargadores em máquinas de furação.

Na área mecânica, existem diferentes tipos de buchas, afinal, nem todas possuem a mesma aplicação, embora sejam bastante semelhantes.

Que tal conhecer os principais tipos?

Buchas de Fricção Radial

As buchas para fricção radial servem em aplicações que suportam esforços horizontais, com cargas pequenas.

Podem ser cilíndricas em seu interior e cônicas na superfície externa, com extremos roscados e com três rasgos para reajuste do encaixe da peça.

Bucha de Fricção Axial

A bucha de fricção axial é utilizada em aplicações que suportam um eixo em posição vertical. Pode suportar cargas maiores.

Bucha Cônica

A bucha cônica é um tipo de bucha diferente, pouco popular. Possui o interior cônico, podendo suportar esforços tanto radiais como axiais.

Bucha-Guia Para Furação e Alargamento

Lembra que comentamos sobre a presença das buchas nas máquinas de furação? 

Se você tem uma dessas em seu chão de fábrica, com certeza ela possui uma bucha-guia para furação e alargamento.

É um componente de precisão, retificado e normalmente feito em aço duro.

Elas servem para auxiliar no posicionamento da ferramenta de corte, assim, permite a melhor e mais correta usinagem da peça.

Bucha de Fixação

As buchas de fixação são utilizadas em rolamentos, geralmente de furo cônico e instalados em eixos lisos, para eliminar a necessidade de apoio.

É muito utilizada em sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Sua composição é, além da bucha, uma porca, uma arruela ou um grampo do tipo MS.

Guias

As guias são os elementos de apoio mais comuns que existem: você os encontra em portas corrediças e também em barramentos de tornos mecânicos e outros tipos de maquinários.

As guias “obrigam” uma peça a percorrer um certo movimento com bastante rigor, garantindo sua linearidade.

Guias de Deslizamento

Guias de deslizamento são muito comuns em máquinas operatrizes, onde diferentes perfis de guias são utilizados.

Pode ter formas cilíndricas, bem como faces paralelas, em formato prismático com perfil em “V”, bem como em formato de “rabo de andorinha”.

Costumam ser muito lubrificadas com certos tipos de óleos industriais, evitando o desgaste e melhorando a vida útil dos equipamentos.

Guias de Rolamento

As guias de rolamento são bastante aplicadas em máquinas CNC e são mais modernas, gerando menos atrito que as guias de deslizamento.

Isso porque, enquanto a primeira gera atrito em sua aplicação, para as guias de rolamento o movimento é gerado pelos elementos rolantes.

Mancais

O mancal é semelhante a uma bucha, mas serve de apoio a eixos. Pode ser encontrado em dois tipos:

Mancais de Deslizamento

No caso dos mancais de deslizamentos, trata-se de um suporte fixado que conta com uma bucha (normalmente de bronze) que auxilia no movimento de rotação de um eixo.

São muito utilizados em máquinas de operação mais pesada.

Mancais de Rolamento

O mancal de rolamento é semelhante, mas em vez da bucha, pode ser utilizado um rolamento para suportar maiores velocidades de rotação, com menos atritos.

No entanto, essa aplicação varia dependendo do tipo de mancal e do contexto.

Rolamentos

O rolamento é um elemento de apoio que compõem outras peças, como foi visto acima.

Normalmente utilizados em mancais, eles são peças que auxiliam na rotação de um eixo. É um dispositivo próprio para possibilitar o movimento.

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você aprendeu o básico sobre os elementos de apoio, seus tipos e aplicações.

Agora que os conhece, lembra de máquinas e equipamentos que contam com dispositivos desse tipo?

É importante ter esse conhecimento para saber como realizar a inspeção, manutenção e mesmo troca.Saiba que aqui no Blog da Antares Acoplamentos você vai descobrir ainda mais detalhes sobre o chão de fábrica, entendendo tudo sobre como realizar uma boa operação industrial!

Sobre o autor:

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

Bem vindo
ao Blog Antares

Com sede em Caxias do Sul (RS), a Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Aqui você verá novidades da empresa e tendências no setor de Acoplamentos Flexíveis.

Cadastre-se para receber novidades do Blog Antares:

Leia também:

Fechar Menu