Case: Mineradora opta por Eixo Flutuante e zera paradas de máquina
A instalação dos Eixos Flutuantes em uma grande mineradora, em substituição aos eixos cardan, resultou numa economia de R$ 50 milhões em valores atuais. O caso aconteceu há alguns anos e é um dos mais emblemáticos da história da Antares com essa versão de acoplamento.
A mineradora chegou a ter 14 quebras do eixo cardan durante o período de um ano. Foram 32 horas em paradas de máquina. Sendo assim, a ANTARES desenvolveu um acoplamento da linha AT especialmente para essa aplicação, o ACOPLAMENTO COM EIXO FLUTUANTE AT-EF.
O eixo flutuante conserva as características dos acoplamentos AT, como a alta tolerância ao desalinhamento e a grande capacidade de absorção de choques e vibração.
O que são Eixos Flutuantes
Entre as importantes características dos acoplamentos com Eixos Flutuantes está a alta capacidade de adaptação a pontas de eixos com grandes distâncias. Sua versatilidade faz deste modelo uma das versões mais especiais de acoplamentos dentro do universo da transmissão.
Os eixos flutuantes são compostos por dois centros elásticos da linha AT e por outros componentes como rótulas, eixos estriados em aço e cubos. Os centros elásticos conferem a capacidade de acomodação ao desalinhamento, e absorção de choques, pancadas e vibrações. E o estriado no eixo flutuante compensa a variação de comprimento durante o funcionamento.
As características flexíveis do centro elástico garantem um resultado muito satisfatório em substituição aos cardans, principalmente para o uso nas peneiras vibratórias em todos os segmentos de mercado. Eventualmente, os acoplamentos AT-EF também podem ser fornecidos com flanges padrão “cardan”, permitindo que o usuário simplesmente retire o conjunto central do cardan e o substitua pelo acoplamento Antares, mantendo, assim, os cubos/flange originais dos cardans. Além disso, outra opção é realizar a troca total do conjunto cardan pelo AT-EF, utilizando os cubos fornecidos pela Antares.
Características dos Acoplamentos AT-EF
- Não necessitam lubrificação
- Grande absorção de choques e vibrações
- Manutenção simples e feita pelo próprio usuário
- Fácil inspeção visual sem necessidade de desmontar o conjunto
- Inspeção pode ser realizada com luz estroboscópica sem parada do equipamento
- Baixo custo de manutenção e fácil disponibilidade de peças de reposição
- Distribuidores Antares em todas as regiões do Brasil e América Latina
Além disso, o acoplamento AT-EF da Antares possui alta tolerância a desalinhamentos e, ao mesmo tempo, alta capacidade de absorção à vibração. Aliás, sua capacidade de utilização, mesmo em aplicações onde a distância entre eixos está muito acima do padrão, é uma das principais características que o diferencia do espaçador convencional entre cubos. Eixos flutuantes são também indicados para casos de desalinhamento radial excessivo, pois o acoplamento praticamente estica.
Em suma, esse é um projeto Antares bastante consolidado no mercado e, além disso, está em constante desenvolvimento. Sendo assim, é um produto muito bem visto no setor de transmissão. Adicionalmente, trata-se de uma solução especialmente adotada em aplicações severas, bem como nos mais exigentes segmentos da indústria, como MINERAÇÃO e AGRONEGÓCIO – indústrias que, geralmente, operam 24 x 7.
Assista o vídeo sobre esse case de mineradora que instalou os Eixos Flutuantes.
Suzana Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.