Quais os Principais Cuidados na Montagem de Acoplamentos?
montagem de acoplamentos

Você sabe como fazer a instalação do seu acoplamento?

A montagem e instalação correta dos acoplamentos são fundamentais para seu bom desempenho e para o funcionamento ideal dos equipamentos onde estão instalados. Tudo começa com a  escolha correta. Tenha em mãos a potência, a rotação e os diâmetros de eixo da aplicação. Em nosso site, você pode fazer o dimensionamento facilmente. E lembre-se que algumas aplicações exigem modelos mais específicos. 

Como Fazer a Desmontagem e Montagem de Acoplamentos?

Temos um vídeo onde você pode ver a demonstração da Montagem e Instalação. Acesse aqui

Montagem dos Acoplamentos

Agora sim, vamos ao passo a passo, primeiramente, da montagem. 

Veja:

  1. Montar os cubos previamente usinados nos eixos. Verifique qual a indicação de ajuste eixo/furo para a aplicação em questão. Após, utilize o método mais adequado para a montagem (aquecimento, hidráulico…);
  2. Realize o alinhamento dos eixos do acionamento e da aplicação conforme indicação do fabricante do equipamento;
  3. Confira as distâncias axiais e tolerâncias de montagem de acordo com o modelo de acoplamento utilizado. Sempre utilize o manual de montagem do fabricante do acoplamento para auxílio durante a montagem;
  4. Uma dica importante é que diversos modelos de acoplamento – como o de pneu – exigem um certo cuidado no momento do aperto dos parafusos. Isso está indicado no catálogo do fabricante, mas, na dúvida, utilize um torquímetro.

Desmontagem dos Acoplamentos 

Para a desmontagem dos acoplamentos utilize ferramentas que não danifiquem os componentes dos mesmos. Acoplamentos que utilizam elementos de fixação ou discos de contração possibilitam uma desmontagem facilitada, sem a necessidade de utilização de dispositivos hidráulicos ou pneumáticos.

Retire os componentes e verifique se os itens sobressalentes estão desgastados. Sempre tenha em estoque os itens de desgaste, isto evita paradas inesperadas, agiliza a manutenção e reduz o tempo de máquina parada.

Quais Cuidados Tomar Durante a Montagem de Acoplamentos?

montagem de acoplamentos

Depois de entender como fazer a montagem de acoplamentos, ainda precisamos reforçar alguns cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. 

Confira quais são eles: 

  • jamais realize a montagem dos cubos por meio de golpes; 
  • certifique-se de que os equipamentos estão bem travados;
  • veja se é necessária a lubrificação;
  • siga, também, as instruções do fabricante. 

O Que São Acoplamentos?

Na indústria, existem diversas máquinas que funcionam por meio do movimento rotativo. Para que isso aconteça, com motor e máquina alinhados, os acoplamentos são imprescindíveis. 

Mas, por que, afinal? 

No caso, estes componentes mecânicos são responsáveis por unir dois equipamentos de sistemas distintos e, dessa forma, transmitir a potência do acionamento para a aplicação. 

Analogamente, um caso clássico disso é o da combinação entre uma bomba e um motor, por exemplo. 

Para Que Servem os Acoplamentos Industriais?

Os cuidados com os equipamentos são absolutamente importantes. Isso porque os acoplamentos não só servem para unir o acionamento à aplicação, mas também para evitar várias situações de risco, entre elas:

  • excesso de vibração mecânica;
  • falhas nos equipamentos;
  • desgaste além do normal;
  • redução da vida útil das máquinas e dos seus componentes;
  • sobretorque;
  • entre outras. 

É por essas e por outras que, entender cada vez mais sobre acoplamentos, traz muitas vantagens para o seu trabalho e rendimento. 

Quais os Principais Tipos e Características dos Acoplamentos?

Já que você sabe tudo sobre definição, conceito, desmontagem e montagem de acoplamentos ajuda nos negócios, vamos ver quais são os tipos disponíveis? 

É possível encontrar acoplamentos rígidos, flexíveis e elásticos.

Dessa forma, veja quais as diferenças entre eles: 

Acoplamentos Rígidos

Unem os eixos como se fossem apenas um. 

Acoplamentos Flexíveis 

A princípio, esses modelos acomodam desalinhamentos e reduzem a vibração. Podem ser flexíveis em apenas uma ou mais direções. Por exemplo: acoplamento de pneu (este também absorve choques), de engrenagem, de grade elástica, entre outros.

Acoplamentos Elásticos 

Conforme o próprio nome adianta, eles possuem uma estrutura elástica que oferece maior flexibilidade para ajustar torções e deslocamentos. 

Assim como o acoplamento de pneu, acomodam desalinhamentos, reduzem a vibração e absorvem choques.

Quais as Principais Causas para Quebra de um Acoplamento?

montagem de acoplamentos

Além da montagem e desmontagem de acoplamentos, também é válido saber quais são os principais motivos que causam as falhas. 

Por isso, separamos três situações muito comuns e que podem ser evitadas facilmente. Veja: 

Falta de Lubrificação 

A ausência de lubrificação, por vezes, acarreta falhas e problemas de desgaste acelerado em componentes que sofrem atrito durante o funcionamento do acoplamento.

Por isso, vale sempre conferir as indicações do fabricante e realizar os cuidados não só na instalação, mas periodicamente. 

Muitas vezes, é interessante optar por um acoplamento seco – isto é, sem lubrificação.

Desalinhamento entre Eixos

Outro fator que leva a quebra de um acoplamento é a falta de alinhamento do eixo e a utilização de um acoplamento adequado para cada situação.

Sabemos que muitas vezes não é possível realizar um alinhamento adequado, seja por falta de dispositivos de alinhamento, dificuldade de acesso para realizar o alinhamento ou até mesmo o tempo curto para colocar o equipamento em funcionamento evitando com que a planta ou a linha de produção permaneça parada.

Mas um bom momento para realizar o alinhamento é durante uma parada programada, mesmo com ferramentas insuficientes. 

Lembre-se: um alinhamento ruim é melhor do que não ter alinhamento.

Sobrecarga 

Visto que sobrecargas são comuns nos processos produtivos, dentro da normalidade, não afetam os componentes do acionamento, porém, em casos extremos, podem danificar eixos, mancais, rolamentos e o próprio acionamento (motor/redutor). Em alguns casos, os acoplamentos tem a função de fusíveis, vindo a romper para proteger o motor e o redutor da sobrecarga.

Para evitar quaisquer tipos de problemas, vale aqui uma dica imprescindível: a manutenção industrial

Esse processo consiste na inspeção de peças, equipamentos, máquinas e avaliação sobre as produções. Quanto mais você souber do padrão da indústria, melhor, consequentemente. 

Afinal, a ideia é identificar desvios de performance e agir antes que qualquer problema maior apareça, em outras palavras. 

Em suma, também é válido ter um histórico sobre cada maquinário e treinar todas as equipes corretamente. 

Conclusão

Em resumo, os acoplamentos são peças-chave para a produção industrial, não importa de qual segmento ela seja. Isso porque os acoplamentos garantem a transmissão de torque entre acionamento e aplicação, além de acomodar desalinhamentos, reduzir a vibração e amortecer choques e picos de torque provenientes do processo, logicamente.

Tudo isso sem falhas, vibração em excesso, sobrecarga e outros dilemas, resumidamente. 

Mas, vale sempre lembrar… Para que tudo funcione perfeitamente, é necessária uma montagem e desmontagem corretas, conforme demonstramos neste artigo.

Outro ponto é que os acoplamentos precisam ser inspecionados sempre que possível. Em síntese, só assim é possível prever problemas e agir o quanto antes. 

Assim sendo, aproveite agora que você já sabe mais sobre o assunto em pauta e busque resultados muito melhores! 

Afinal, todas as dicas que passamos aqui podem te ajudar a aumentar o número de produções, a qualidade e, claro, a satisfação dos clientes. 

Então, comece a plantar outros bons frutos hoje mesmo! 

Conte com a Antares Acoplamentos! 

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).