Evite o "fantasma" da vibração - Antares Acoplamentos
Evite o "fantasma" da vibração

Evite o “fantasma” da vibração

Evite o “fantasma” da vibração, ameaça a praticamente todas as empresas, das pequenas até as maiores, em complexos parques industriais. Isso porque as consequências severas das vibrações nas máquinas ou nos conjuntos de equipamentos na produção de uma empresa podem ocasionar a quebra e o desgaste prematuro destes. Se não solucionada em tempo, a vibração pode levar a uma situação bem mais grave. Por exemplo: a parada total de uma máquina ou de uma linha inteira de produção, gerando perdas e prejuízos incalculáveis para a empresa. Acima de tudo, evite esse problema! Leia as dicas que preparamos!

Em primeiro lugar: alinhamento

É o processo pelo qual dois eixos são posicionados de forma que suas linhas de centro fiquem colineares quando em operação.

Em segundo lugar: carga dinâmica

A vibração provocada por desbalanceamento aumenta a carga dinâmica nos mancais das máquinas. Esse processo aumenta o desgaste e diminui a vida útil do equipamento.

Sérios problemas

As vibrações podem causar inúmeros problemas, como desgaste prematuro de mancais e acoplamentos, empenamento e ruptura de eixos (dependendo do grau de vibração). Também pode gerar falha nas vedações e selagens, causando vazamento de óleo e graxa, afrouxamento ou quebra dos parafusos de fixação da base dos equipamentos, ruído e desgaste prematuro em sistemas engrenados. Deve-se prestar atenção ainda na temperatura elevada dos mancais e acoplamentos.

Estresse operacional

A vibração descontrolada em máquinas e equipamentos pode causar lesões por esforços repetitivos e aumento de fadiga dos operadores. Por consequência, eles são submetidos a um estresse operacional maior.

Linha AT

O acoplamento Antares da linha AT reúne as características necessárias para um desempenho adequado em aplicações onde possa existir o desalinhamento (lembrando que alinhar uma máquina e garantir que não exista desalinhamento é praticamente impossível). Garantimos esse desempenho, reconhecido pelos clientes, pela qualidade dos materiais envolvidos na fabricação do produto. Destaque ainda para o controle de qualidade e padronização dos processos de fabricação.

O pneuzinho

Primordialmente, os acoplamentos Antares absorvem ou compensam desalinhamentos. O acoplamento da linha AT (flexível do tipo pneu) é chamado por alguns clientes de “pneuzinho”, porque ele possui a maior capacidade de absorção e amortecimento de choques, pancadas e desalinhamento.

Portanto, consulte as outras linhas de acoplamentos que a Antares oferece também. Afinal, uma delas vai ser a ideal para evitar o excesso de vibração em sua fábrica. A Antares é pioneira na fabricação de acoplamentos flexíveis no Brasil, e oferece soluções inteligentes e ideais para cada situação e tipo de equipamentos, corrigindo ou amortecendo qualquer vibração. São acoplamentos elásticos e flexíveis capazes de absorver os possíveis desalinhamentos existentes.

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.