Manutenção Industrial: 3 Maneiras de Saber que Está na Hora de Fazer
manutencao-industrial-como-saber-que-esta-na-hora-de-fazer

Manutenção Industrial: 3 Maneiras de Saber que Está na Hora de Fazer

Quando se fala em manutenção industrial, o que vem à sua mente? Provavelmente, o conserto de algum equipamento, correto? 

Na verdade, o conceito vai muito além disso, e entender todos os detalhes garante a produção em alta e, consequentemente, os bons indicadores da indústria. 

Sendo assim, não dá mais para perder tempo no incerto, concorda? 

Aproveite este conteúdo para você descobrir tudo sobre o que é manutenção, quais os tipos, a ordem de prioridades e muito mais! 

Boa leitura!

O Que É Manutenção Industrial?

o-que-e-manutencao-industrial

O conceito está ligado à inspeção e ao reparo de peças, máquinas e sistemas em indústrias. 

Mais do que isso, a ação também oferece o cuidado a pessoas e, até mesmo, ao meio ambiente. 

No próximo tópico, vamos entender melhor as funcionalidades. 

Qual o Objetivo da Manutenção Industrial?        

Quem faz parte do chão de fábrica sabe que o sucesso dos negócios depende muito do alto desempenho dos maquinários. Logo, os três principais objetivos da manutenção industrial são:

  • redução da paralisação de equipamentos que afetam a operação;
  • reparo, em tempo hábil, das ocorrências que reduzem o potencial de execução dos serviços;
  • garantia de funcionamento das instalações de forma que os produtos ou serviços atendam a critérios estabelecidos pelo controle de qualidade e padrões pré-estabelecidos.

Só que vale lembrar que todos os equipamentos estão sujeitos a apresentarem problemas parciais ou totais. 

Para que isso não ocorra, é realizada a manutenção. A atividade não só conserta, como, na verdade, evita danos. 

E não para por aqui… 

O conceito de manutenção industrial ainda olha com cuidado para os colaboradores, para a sociedade e para a natureza. 

Sim, pois alguns produtos químicos, por exemplo, podem causar sérios danos aos seres humanos e ao ecossistema. 

Então, vale sempre ficar muito atento a tudo. 

Percebe como a manutenção industrial vai muito além de reparos em peças e máquinas? 

Continue a leitura, pois existem vários outros pontos a explorar!

Como Identificar a Necessidade de Manutenção?

Definir, manter e coordenar processos adequadamente é a base de tudo. 

Veja alguns caminhos para ter a certeza de que é preciso fazer a manutenção industrial: 

  1. Tenha Uma Gestão de Manutenção

A gestão de manutenção engloba a parte estratégica bem como a parte de indicadores. 

Quando falamos de indicadores, cada empresa sabe qual KPIs deve medir, mas algumas boas dicas são:

  • OEE (Eficácia Geral do Equipamento): iremos tratar deste assunto exclusivamente em um artigo futuro. Fique ligado!
  • TMEF (Tempo Médio entre Falhas): número de horas de operação dividido pelo número de falhas;
  • TMPR (Tempo Médio para Reparo): tempo calculado pela soma do tempo de reparo dividido pelo número de equipamentos analisados;
  • Confiabilidade: aptidão de um equipamento de manter o padrão de qualidade esperado durante toda a sua vida: este cálculo é um pouco mais complexo, mas é dado por:

confiabilidade (%) = e^( – número de horas de operação * tempo / número de falhas no período) * 100

Você não só pode, como deve formar uma gestão de manutenção. Frequentemente, avalie e oriente seus colaboradores a ficarem atentos aos maquinários. 

Qualquer alteração precisa ser muito bem avaliada e, dependendo do caso, corrigida. 

1. Confira o Tempo de Produção 

O tempo necessário para desenvolver os produtos também dá indícios. Se o período aumentou com o passar dos dias, isso também pode ser um sinal de que algo não vai bem. 

A análise dos indicadores que citamos acima, principalmente o TMEF (Tempo Médio entre Falhas), é importantíssima. Se começar a baixar, a equipe deve ficar atenta.

Nessa situação, pare tudo, avalie as peças, máquinas e sistemas! 

2. Levante o Histórico das Máquinas

Mais uma ótima dica é ter sempre o histórico dos maquinários: quando eles foram criados, instalados, se já apresentaram falhas, quanto costumam render diariamente, se há a necessidade de cuidados especiais, entre outros pontos. 

Ou seja, é essencial ter um dossiê de cada máquina. Nele você pode encontrar informações como:

  • dossiê do fabricante, com todos os documentos fornecidos;
  • arquivos internos, com histórico completo de manutenções e análises;

É muito útil para encontrar possibilidades de melhoria, que impactam positivamente no OEE, TMEF, TMPR e até na confiabilidade.

Então, ter consciência de toda essa trajetória te dá o timing ideal para agir.

Todos os cuidados citados são essenciais, uma vez que eles previnem problemas. Ou seja, te ajudam a agir antes de ter qualquer parada de produção e, claro, prejuízos. 

Além disso, lembre-se de que o controle de tudo acarretará alta qualidade dos produtos e, consequentemente, maior satisfação dos clientes. 

Quais São os Tipos de Manutenção Industrial?

Em resumo, o termo em pauta é realmente muito mais abrangente do que a maioria das pessoas imagina. Outra prova disso é a variedade de modalidades de manutenção. 

Ao todo, são cinco aplicações. 

Confira: 

1. manutenção corretiva (de emergência) — faz o reparo em peças ou equipamentos assim que eles apresentam falhas e danos, ou simplesmente é a operação de manutenção realizada após a falha, imediatamente após ocorrer;

2. manutenção corretiva (programada) — é realizada quando a equipe identifica defeitos ou paradas de produção, e a gestão orienta o reparo. Bem similar à anterior, porém, após a falha ser identificada, a data de reparo é programada e não feita imediatamente. As manutenções corretivas são aceitáveis quando os gastos indiretos de falha e os problemas de segurança são mínimos. manutenção corretiva (programada) — é realizada quando a equipe identifica defeitos ou paradas de produção, e a gestão orienta o reparo. Bem similar à anterior, porém, após a falha ser identificada, a data de reparo é programada e não feita imediatamente. As manutenções corretivas são aceitáveis quando os gastos indiretos de falha e os problemas de segurança são mínimos. 

Não é aceitável em indústrias nucleares, de aviação, aeroespaciais ou farmacêuticas e alimentícias. Este tipo de manutenção geralmente é ocasionado por projeto inadequado, má qualidade de fabricação, má operação ou manutenção insuficiente. 

E em alguns casos, se dá em função do resultado da análise feita na manutenção preditiva;

3. manutenção preventiva — ocorre a cada intervalo de tempo, de ciclos ou de produção. Esse tipo de manutenção é efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de um bem ou a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha. Envolve atividades sistemáticas, tais como: inspeções, reformas e troca de peças e tem como objetivo aumentar a confiabilidade, a vida do equipamento e a segurança geral;

Dentro da preventiva, há também a manutenção autônoma. É quando o funcionário, durante o turno de trabalho, decide realizar uma verificação e/ou manutenção, como nível de óleo, avaliação de ruído, desgaste de ferramentas e etc.

4. manutenção preditiva — é definida de acordo com medições não invasivas do estado atual da máquina. Envolve todo o trabalho de acompanhamento e monitoramento das condições da máquina, de seus parâmetros operacionais e degradação. Busca o estado zero de falha. Por exemplo: análise de vibração do motor;

5. manutenção de condição — manutenção evoluída da preventiva, colocando o material “sob supervisão contínua” em que as intervenções só ocorrem quando é realmente necessário e antes das falhas acontecerem. Um caso particular deste tipo de manutenção é a preditiva aplicável a máquinas rotativas.

Qual a Prioridade e a Ordem da Manutenção Industrial?

Tão importante quanto saber os tipos de manutenção industrial, é entender qual a ordem de prioridades. Assim, você pode agir da melhor maneira possível, antes que tudo piore. 

A ordem de ação é a seguinte: 

  • emergencial — para casos em que haja risco à vida dos colaboradores e/ou da comunidade externa, além da degradação do meio ambiente;
  • urgente ou crítica — para situações que estejam em um patamar abaixo da emergencial. Ou seja, você até pode levar mais tempo para resolver, mas não muito. Caso contrário, o problema se tornará de emergência; 
  • comum — para falhas em máquinas, peças e sistemas que podem ser melhor estudadas para a resolução. Sendo assim, não há tanta prontidão em indicar uma resolução. 

Será que a indústria para a qual você trabalha já viveu momentos assim?

Geralmente, em algumas indústrias é comum usar uma escala de cores para definir o nível de criticidade do problema. O vermelho geralmente é algum problema grave de segurança, por exemplo.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de assistir ao filme “Horizonte Profundo” disponível na Netflix. O filme trata de um acidente em uma plataforma de petróleo ocasionado pela manutenção preventiva mal feita.

Quais São os Benefícios da Manutenção Preditiva?

quais-os-beneficios-da-manutencao-preditiva

São muitas as vantagens da manutenção industrial, começando por tarefas básicas do dia a dia a grandes resultados anuais. 

Veja só os pontos positivos:

  • otimização de tempo de trabalho;
  • aumento da produtividade;
  • melhora da qualidade dos produtos;
  • mais comunicação entre equipes de manutenção e operação;
  • aumento da vida útil das máquinas;
  • diminuição da espera para o andamento de projetos e produções;
  • agregação de mais valor por parte dos clientes;
  • maior número de vendas;
  • diminuição de prejuízos;
  • aumento da quantidade de indicadores positivos para a indústria;
  • redução de situações de emergência;
  • aumento da capacidade analítica e de gerenciamento de crises;
  • entre vários outros. 

Conclusão

Então, você imaginava que o conceito fosse tão amplo e fundamental? 

Portanto, agora que você já sabe o que significa a manutenção industrial, quais são as variações, benefícios e como aplicá-la, não perca mais tempo! Promova essa ação em seu trabalho! 

Resumidamente, há muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Diariamente, ensine outros times e troque informações com mais profissionais. Afinal, o networking sempre vem a somar. 

Mais do que isso, trabalhe para manter o funcionamento e a ordem, por boas práticas e peças de qualidade! Tudo isso é extremamente importante para qualquer indústria. 

Seja um profissional a fazer a diferença nos negócios!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).