O que é Kaizen? Conheça os benefícios e como aplicar o método
kaizen

O que é Kaizen? Conheça os benefícios e como aplicar o método

Existem diversas filosofias modernas de extrema relevância para negócios e empresas. Você já ouviu falar sobre o termo Kaizen?

Kaizen é um dos conceitos que se relaciona bem com a máxima de sempre buscar ser melhor hoje do que foi ontem e melhor amanhã do que foi hoje. 

No entanto, o Kaizen também envolve uma série de prioridades e benefícios que precisam ser conhecidas.

Portanto, nesse artigo você vai descobrir tudo sobre o kaizen: filosofia e conceito, todas as vantagens e como funciona a aplicabilidade desse método japonês. Boa leitura!

Se você deseja otimizar o desempenho de sua empresa a cada dia, que tal conhecer os melhores acoplamentos do mercado? Veja agora a linha completa da Antares!

O que é Kaizen?

A tradução livre do termo japonês “Kaizen” diz respeito à melhoria contínua. Outras traduções comuns são melhorar e mudar para melhor também. O Kaizen significa uma filosofia de vida, mas que também pode ser aplicado no ambiente corporativo,

Outras definições para Kaizen, ainda, podem ser:

  • Ensinar as pessoas a terem recursos;
  • Transferência de conhecimento;
  • Saber quando repensar uma atividade.

Onde surgiu o conceito de Kaizen?

O Kaizen surgiu da forma mais comum que se origina algo novo: a partir de uma necessidade. 

O Japão pós II Guerra Mundial estava devastado e quebrado. Sua situação demandava achar um modo de competir com grandes empresas do mercado capitalista mundial, como era o caso Ford.

Nesse cenário, o Kaizen nasceu. As empresas japonesas passaram, então, a trabalhar sempre focando na qualidade de todo o processo.

Além disso, o Kaizen nasceu dentro do Lean Manufacturing. O Lean Manufacturing é uma metodologia completa para tornar as empresas cada vez mais eficientes, sob a demanda do cliente.

O método Kaizen, ainda, foi pensado para todo tipo de empresa, desde as microempresas, até as empresas com milhares de funcionários. O importante é melhorar os processos de forma contínua.

Kaizen ou melhoria contínua

No mundo empresarial, o Kaizen tem uma relação muito forte com o conceito de melhoria contínua.

Ainda no contexto corporativo, a melhora contínua também representa uma redução de custos e aumento de produtividade.

Benefícios do Kaizen

A implementação do Kaizen traz uma série de benefícios para a empresa. Alguns dos conceitos essenciais e benéficos do Kaizen são a obtenção de lucro, provimento de melhorias necessárias, eliminação de gastos desnecessários e maior satisfação para os clientes.

No entanto, além disso, o Kaizen também busca aumentar a cultura participativa. Dessa, forma, ele melhora dois elementos muito importantes dentro da relação empresarial:

  • A comunicação e cooperação entre os colaboradores;
  • O respeito entre as equipes e a satisfação dos funcionários.

Como aplicar o Kaizen na prática?

como aplicar kaizen na pratica

Existem dois sistemas essenciais para entender como o Kaizen funciona na prática.

São eles o just in time e a manutenção produtiva total.

No entanto, além de adotar essas outras práticas, uma metodologia como o Kaizen demanda também um bom gestor, capaz de orientar a equipe a buscar essas mudanças de forma eficiente.

Just in time

“Just in Time”, em português, significa o momento certo. Também trata-se de uma filosofia japonesa para diminuir desperdícios através do mínimo de mão de obra, matéria prima e instrumentos.

Além disso, o just in time também se destaca por ser feito de acordo com a demanda do cliente, ao buscar os custos por meio de fornecimento e de produção dos materiais na quantidade e locais certos.

Esse modelo de produção faz com que a empresa use de forma mais racional os materiais, equipamentos e instalações, ao mesmo tempo que isso também vale para os recursos humanos. 

Manutenção Produtiva Total (TPM)

Já o conceito de manutenção produtiva total, com sigla TPM, trata-se de uma filosofia gerencial para aumentar a produtividade de um processo produtivo. Isso acontece através da redução de perdas e falhas que fazem parte dos setores de operação e manutenção.

Além desse foco, essa manutenção preza pela participação de todas as pessoas da equipe visando dois grandes elementos:

  • Qualidade dos produtos;
  • Garantia de zero defeitos e acidentes. 

Sendo assim, essa prática se pauta na aproximação das pessoas com as máquinas e produtos que fazem parte de todo o processo produtivo em questão.

As prioridades do Kaizen

O método Kaizen leva em conta alguns aspectos prioritários para a organização do processo produtivo. Conheça cada um deles. 

1 – Mão de Obra

O método Kaizen para a  mão de obra foca na elaboração de um procedimento operacional padrão. Como consequência, cria uma rotina base que deve ser repetida pelos trabalhadores, com o objetivo de reduzir falhas.

É muito mais fácil manter a qualidade com um padrão de operação e diminuir os gastos desnecessários que esse tipo de metodologia prioriza.

2 – Método

O método Kaizen pode ser utilizado tanto para melhorar processos que já existem como para criação de métodos de projetos novos.  Dessa forma, visa-se a redução de custos para conquistar bons resultados mais rapidamente.

3 – Material

Em relação aos materiais, o método Kaizen se baseia no sistema puxado, isto é: os materiais precisam chegar em quantidade, no local e no tempo necessário, sendo a premissa também do modelo just in time falado antes.

Dessa forma, não há estoque de produtos. O conceito de estoque revela produtos que tiveram um custo de produção, mas não ofereceram lucros. Sem ele, também se ganha mais espaço ganho para a armazenagem.

4 – Máquinas

Por fim, o Kaizen também se usa para aumentar a quantidade de máquinas disponíveis durante o processo.

Busca-se ao máximo melhorar o uso, tendo como meta zero para máquinas paradas. Uma forma de alcançar isso é através da manutenção.

O planejamento e a execução do evento Kaizen

O Kaizen segue um padrão que, por sua vez, segue o ciclo PDCA. O ciclo PDCA funciona como um plano de ação para resolução de problemas que tem 4 etapas:

  • Planejar.
  • Executar.
  • Verificar.
  • Agir.

Conclusão

Em resumo, o método Kaizen é uma mudança de pensamento que tem diversos benefícios quando é implementado dentro da empresa. Em outras palavras, desde a mão de obra até as máquinas, muitos processos podem ser otimizados com uma busca pela melhoria contínua.

Dê um up na capacidade produtiva da sua empresa com acoplamentos da melhor fabricante do Brasil, a Antares. Acesse aqui e conheça!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).