O que é Kaizen? Conheça os benefícios e como aplicar o método
Existem diversas filosofias modernas de extrema relevância para negócios e empresas. Você já ouviu falar sobre o termo Kaizen?
Kaizen é um dos conceitos que se relaciona bem com a máxima de sempre buscar ser melhor hoje do que foi ontem e melhor amanhã do que foi hoje.
No entanto, o Kaizen também envolve uma série de prioridades e benefícios que precisam ser conhecidas.
Portanto, nesse artigo você vai descobrir tudo sobre o kaizen: filosofia e conceito, todas as vantagens e como funciona a aplicabilidade desse método japonês. Boa leitura!
O que é Kaizen?
A tradução livre do termo japonês “Kaizen” diz respeito à melhoria contínua. Outras traduções comuns são melhorar e mudar para melhor também. O Kaizen significa uma filosofia de vida, mas que também pode ser aplicado no ambiente corporativo,
Outras definições para Kaizen, ainda, podem ser:
- Ensinar as pessoas a terem recursos;
- Transferência de conhecimento;
- Saber quando repensar uma atividade.
Onde surgiu o conceito de Kaizen?
O Kaizen surgiu da forma mais comum que se origina algo novo: a partir de uma necessidade.
O Japão pós II Guerra Mundial estava devastado e quebrado. Sua situação demandava achar um modo de competir com grandes empresas do mercado capitalista mundial, como era o caso Ford.
Nesse cenário, o Kaizen nasceu. As empresas japonesas passaram, então, a trabalhar sempre focando na qualidade de todo o processo.
Além disso, o Kaizen nasceu dentro do Lean Manufacturing. O Lean Manufacturing é uma metodologia completa para tornar as empresas cada vez mais eficientes, sob a demanda do cliente.
O método Kaizen, ainda, foi pensado para todo tipo de empresa, desde as microempresas, até as empresas com milhares de funcionários. O importante é melhorar os processos de forma contínua.
Kaizen ou melhoria contínua
No mundo empresarial, o Kaizen tem uma relação muito forte com o conceito de melhoria contínua.
Ainda no contexto corporativo, a melhora contínua também representa uma redução de custos e aumento de produtividade.
Benefícios do Kaizen
A implementação do Kaizen traz uma série de benefícios para a empresa. Alguns dos conceitos essenciais e benéficos do Kaizen são a obtenção de lucro, provimento de melhorias necessárias, eliminação de gastos desnecessários e maior satisfação para os clientes.
No entanto, além disso, o Kaizen também busca aumentar a cultura participativa. Dessa, forma, ele melhora dois elementos muito importantes dentro da relação empresarial:
- A comunicação e cooperação entre os colaboradores;
- O respeito entre as equipes e a satisfação dos funcionários.
Como aplicar o Kaizen na prática?
Existem dois sistemas essenciais para entender como o Kaizen funciona na prática.
São eles o just in time e a manutenção produtiva total.
No entanto, além de adotar essas outras práticas, uma metodologia como o Kaizen demanda também um bom gestor, capaz de orientar a equipe a buscar essas mudanças de forma eficiente.
Just in time
“Just in Time”, em português, significa o momento certo. Também trata-se de uma filosofia japonesa para diminuir desperdícios através do mínimo de mão de obra, matéria prima e instrumentos.
Além disso, o just in time também se destaca por ser feito de acordo com a demanda do cliente, ao buscar os custos por meio de fornecimento e de produção dos materiais na quantidade e locais certos.
Esse modelo de produção faz com que a empresa use de forma mais racional os materiais, equipamentos e instalações, ao mesmo tempo que isso também vale para os recursos humanos.
Manutenção Produtiva Total (TPM)
Já o conceito de manutenção produtiva total, com sigla TPM, trata-se de uma filosofia gerencial para aumentar a produtividade de um processo produtivo. Isso acontece através da redução de perdas e falhas que fazem parte dos setores de operação e manutenção.
Além desse foco, essa manutenção preza pela participação de todas as pessoas da equipe visando dois grandes elementos:
- Qualidade dos produtos;
- Garantia de zero defeitos e acidentes.
Sendo assim, essa prática se pauta na aproximação das pessoas com as máquinas e produtos que fazem parte de todo o processo produtivo em questão.
As prioridades do Kaizen
O método Kaizen leva em conta alguns aspectos prioritários para a organização do processo produtivo. Conheça cada um deles.
1 – Mão de Obra
O método Kaizen para a mão de obra foca na elaboração de um procedimento operacional padrão. Como consequência, cria uma rotina base que deve ser repetida pelos trabalhadores, com o objetivo de reduzir falhas.
É muito mais fácil manter a qualidade com um padrão de operação e diminuir os gastos desnecessários que esse tipo de metodologia prioriza.
2 – Método
O método Kaizen pode ser utilizado tanto para melhorar processos que já existem como para criação de métodos de projetos novos. Dessa forma, visa-se a redução de custos para conquistar bons resultados mais rapidamente.
3 – Material
Em relação aos materiais, o método Kaizen se baseia no sistema puxado, isto é: os materiais precisam chegar em quantidade, no local e no tempo necessário, sendo a premissa também do modelo just in time falado antes.
Dessa forma, não há estoque de produtos. O conceito de estoque revela produtos que tiveram um custo de produção, mas não ofereceram lucros. Sem ele, também se ganha mais espaço ganho para a armazenagem.
4 – Máquinas
Por fim, o Kaizen também se usa para aumentar a quantidade de máquinas disponíveis durante o processo.
Busca-se ao máximo melhorar o uso, tendo como meta zero para máquinas paradas. Uma forma de alcançar isso é através da manutenção.
O planejamento e a execução do evento Kaizen
O Kaizen segue um padrão que, por sua vez, segue o ciclo PDCA. O ciclo PDCA funciona como um plano de ação para resolução de problemas que tem 4 etapas:
- Planejar.
- Executar.
- Verificar.
- Agir.
Conclusão
Em resumo, o método Kaizen é uma mudança de pensamento que tem diversos benefícios quando é implementado dentro da empresa. Em outras palavras, desde a mão de obra até as máquinas, muitos processos podem ser otimizados com uma busca pela melhoria contínua.
Lourenço Daudt Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).