Vibração: assista e saiba como ela provoca fadiga séria em equipamentos
A vibração é um fenômeno que está presente nos equipamentos de praticamente todas as indústrias, de uma forma ou outra. Dependendo da sua intensidade, os desgastes nas máquinas ou nos conjuntos de equipamentos podem levar, inclusive, à quebra e na consequente parada de produção.
- empenamento e ruptura de eixos (dependendo do grau de vibração);
- falha nas vedações e selagens, podendo causar vazamento de óleo e graxa;
- afrouxamento ou quebra dos parafusos de fixação da base dos equipamentos;
- ruído e desgaste prematuro em sistemas engrenados;
- temperatura elevada nos mancais e acoplamento.
Como dito acima, o uso de um acoplamento adequado e de qualidade é uma das principais maneiras de evitar os danos da vibração mecânica. O Acoplamento Flexível AT, conhecido como “pneuzinho”, em geral é o modelo mais indicado para evitar excesso de vibração mecânica e compensar desalinhamentos.
Imagine tentar dirigir um carro sem pneus, apenas com as rodas de aço. A vida útil dos componentes do seu carro seria muito prejudicada. O centro elástico em borracha foi desenvolvido justamente pensando nisso. A ausência de contato metálico entre os eixos garante proteção e amortecimento rotacional.
Nesse trecho do podcast Acoplando Ideias, nosso Gerente de Engenharia de Produto, eng. Lourenço Daudt, explica como a vibração atua.
Suzana Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.