Acoplamentos Antares em indústria de ração melhoraram limpeza

10/02/2020
Feiras e eventos
@antares

Empresa buscava solução para maior absorção de torque

Uma reclamação constante de boa parte das indústrias gira em torno da higienização fabril. Para garantir o bom funcionamento de alguns equipamentos, muitas empresas utilizam uma variedade de produtos na manutenção.

O objetivo é garantir a eficiência operacional das máquinas, mas a consequência é uma fábrica constantemente suja.

Esse problema era frequente em uma indústria de ração situada em Medianeira, no Paraná, em função das manutenções realizadas – especialmente com graxa – nos motores de dois moinhos de martelo. Os níveis de ruído, as altas vibrações e a baixa absorção de torque desses equipamentos eram outras queixas constantes.

Leia também: Acoplamentos industriais: o que são e quais as suas funções?

Visando resolver essa situação, a indústria de ração buscou uma solução no mercado. O acoplamento de um dos dois acionamentos foi substituído pelo modelo AT-140 bipartido (BP) da Antares.

A Isoar Automação Industrial, de Curitiba, foi quem conduziu o processo de melhoria. Além de ser um empreendimento focado em consultorias de projetos e em assistências técnicas, a Isoar é também distribuidora da Antares no Paraná.

Depois de quatro meses com resultados positivos em testes com o acoplamento Antares, o segundo acionamento da indústria de ração também recebeu o modelo.

Os acoplamentos estão sendo utilizados há cerca de dois anos e nunca apresentaram problemas. Uma melhora na limpeza da unidade foi percebida logo nos primeiros dias de utilização. Além disso, a indústria notou uma evolução significativa nas absorções de torque, nas vibrações e nos níveis de ruído.

Leia também: Acoplamento elástico: o que é e para que serve?

Modelo bipartido da Antares permite substituição do centro elástico com facilidade

Tradicional linha de acoplamentos flexíveis da Antares, a linha AT apresenta benefícios de absorção de desalinhamentos, manutenção simples, economia, redução de ruídos, e amortecimento de vibrações e choques. Os produtos AT também dispensam lubrificação.

Dentro dessa linha, existe também o acoplamento AT Bipartido. Esse modelo foi aplicado na indústria de ração e abrange todos os benefícios encontrados nos produtos AT.

Leia também: Como a durabilidade do acoplamento interfere na produtividade das empresas?  

Ele conta ainda com outro diferencial: o acoplamento AT BP permite a substituição do centro elástico com facilidade, sem a necessidade de afastar os equipamentos (inclusive quando as pontas dos eixos estão muito próximas).

Essa característica confere mais praticidade e segurança para a operação. A vida útil do modelo também aumenta, bem como a capacidade de torque. 

Além da limpeza, outra preocupação é evitar a vibração mecânica nos acoplamentos. Saiba como reduzir os ruídos com o nosso artigo exclusivo

Sobre o autor:
@antares