Acoplamentos diminuem danos gerados por sobrecargas

Acoplamentos diminuem danos gerados por sobrecargas e picos de torque

Quer descobrir por que os acoplamentos diminuem danos?

Uma vez que desafios frequentes do setor produtivo, as sobrecargas e os picos de torque podem provocar danos expressivos nas operações industriais. No entanto, esse problema costuma ocorrer por diversos fatores, como queda de energia, variações indesejadas no processo de fabricação, partida do equipamento com carga ou falha de um dos componentes do sistema, por exemplo.

A saber: as sobrecargas e os picos de torque afetam diretamente o funcionamento dos maquinários industriais, resultando em casos extremos ou até mesmo na quebra de componentes do sistema. Empenamento e ruptura de eixos, danos no redutor e avaria nos rolamentos/mancais são algumas das principais falhas desses imprevistos, resumidamente.

Acoplamento H – mesa alimentadora sucroenergia

Primeiramente, os acoplamentos diminuem danos causados por sobrecargas e picos de torque. Na maioria das vezes, esse componente tem cubos que fazem a ligação dos eixos com o acoplamento, por elementos elásticos/flexíveis que são responsáveis pela absorção de choques e pancadas e ainda por acessórios (parafusos, arruelas, tampas de proteção).

Em segundo lugar, no caso dos acoplamentos flexíveis e elásticos, as sobrecargas e os picos de torque amenizam-se por meio de compressão, cisalhamento e flexão do elemento. Já nos casos dos acoplamentos de engrenagem, a tarefa é ocorre através do deslizamento de componentes de encaixe.

Riscos devem ser evitados

Nem todos os picos de torque e sobrecargas são inesperados, alguns deles podem ser previstos. Nesses casos, os componentes do sistema são dimensionados para essa situação, o que nem sempre ocorre.

Algumas aplicações são mais suscetíveis ao surgimento de picos de torque e sobrecargas. Trituradores e picadores que processam materiais de diferentes durezas, por exemplo, são máquinas que devem possuir sistemas de segurança que atenuem estas solicitações.

O ideal é que todas as aplicações estejam projetadas para esse tipo de imprevisto. Quedas de energia e falhas inesperadas podem ocorrem em praticamente qualquer maquinário. Manter os equipamentos sempre protegidos garante maior eficiência e produtividade.

Antares oferece soluções

Referência em soluções completas na área de transmissão industrial, a Antares possui uma ampla gama de acoplamentos. Para aplicações em que possam ocorrer picos de torque e sobrecargas, o modelo mais indicado é o AT (pneu).

Esse componente possui alta resistência em situações extremas, garantindo a transmissão de torque ao mesmo tempo que ameniza e protege o acionamento de flutuações de torque indesejadas. Em alguns casos, o próprio acoplamento funciona como um fusível mecânico, com o  rompimento di centro flexível e, consequentemente, protegendo o acionamento (motor/redutor).

Em aplicações onde esta situação não pode ocorrer, a Antares oferece ainda a possibilidade da montagem do acoplamento AT + limitador de torque. Nesse cenário, as sobrecargas de transmissão se dissipam pelo limitador de torque, calibrado para desacoplar acima de um determinado valor. Após reestabelecer a condição de carga nominal, o limitador acopla automaticamente e a transmissão de torque volta a ocorrer.  

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.