Acoplamento elástico: o que é e para que serve? - Blog Antares
Acoplamento elástico

Acoplamento elástico: o que é e para que serve?

O acoplamento elástico, juntamente com os modelos flexíveis, figuram entre os mais conhecidos do setor industrial. É um modelo de acoplamento capaz de influenciar diretamente na vida útil dos maquinários e no desempenho do equipamento em que está instalado.

Assim como todos os demais acoplamentos, os modelos elásticos têm como função a transmissão de torque e rotação, fazendo a ligação entre o acionamento (motor elétrico, motor à combustão, turbina) e a máquina acionada (bombas, transportadores, elevadores).

A saber: os acoplamentos elásticos também acomodam desalinhamentos e reduzem os níveis de vibração. A manutenção desses componentes é simples. Acoplamentos elásticos das marcas mais confiáveis normalmente dispensam lubrificação.

Inclusive, a manutenção é um diferencial relevante dos modelos elásticos da Antares em relação a outras marcas. Independente da distância entre pontas de eixos, não é necessário mover os equipamentos para substituição do elemento elástico do acoplamento, o que resulta em mais produtividade e eficiência operacional, por exemplo. 

Altamente seguros, os acoplamentos elásticos da marca contam com a tampa metálica em aço, o que traz mais proteção para a operação. As duas linhas da Antares dispensam lubrificação.

Antares conta com duas linhas de acoplamento elástico

Referência quando o assunto é acoplamento, a Antares conta com duas linhas de modelos elásticos: a H/HR e a SW.

Os modelos H/HR normalmente ficam entre o sistema de redução e o eixo da aplicação. Os motoredutores, por exemplo, podem utilizar essa linha. Entretanto, eles são aplicados também em diversos equipamentos, como fixadores, transportadoras e esteiras rolantes.

Consuma-se instalar a linha SW diretamente no eixo do acionamento. Os modelos podem estar ligados a equipamentos como motores elétricos, motores a combustão, turbinas e geradores.

Os acoplamentos elásticos da Antares são ideais para os mais diversos segmentos industriais. Os setores alimentício, de agronegócio e automotivo são alguns exemplos de ramos em que eles podem ser utilizados.

Dentro da linha H/HR, existem dois tipos de acoplamentos elásticos. A forma H tem dois cubos, tampa metálica e conjuntos de elastômeros. Já o tipo HR possui dois cubos, dois porta-elementos, tampa metálica e conjunto de elastômeros.

Já no caso da linha elástica SW, a Antares possui dois tipos de elastômeros: um em PU (poliuretano), indicado para altas rotações (acima de 500 rpm), mais flexível e que acomoda melhor os desalinhamentos; e outro em Hytrel, para rotações inferiores a 500 rpm, mais rígido e resistente ao desgaste devido à transmissão de torque.

Quer saber qual é o modelo ideal de acoplamento para a sua aplicação? Saiba mais aqui.

por Consultor Técnico da Antares

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.