Economia Circular: Para Que Serve e Quais Seus Benefícios?
economia-circular

Economia Circular: O Que É, Para Que Serve e Quais Seus Benefícios?

Dentre todas as iniciativas que visam melhorar a indústria, uma que vem ganhando os holofotes é a economia circular.

Esse protagonismo tem motivo: a indústria, de forma geral, produz muitos resíduos — mas não os reaproveita.

Isso acaba fomentando o desperdício e outros males, como a contaminação ambiental.

Além disso, é um dos pilares da superprodução, que promove o uso desenfreado de matérias-primas.

A economia circular surge como uma solução para esse modelo, propondo uma nova relação das empresas com seus resíduos e entre si. Continue a leitura para entender melhor o que é, quais os objetivos e os benefícios desse conceito!

 

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

 

O Que É Economia Circular?

A economia circular é tanto um pensamento econômico quanto uma filosofia produtiva, que visa transformar a produção em um processo cíclico, baseado na reutilização, transformação e reciclagem.

Desse modo, é possível ampliar a vida útil dos produtos e criar um método produtivo mais calcado na sustentabilidade — em vez da exploração desenfreada.

A economia circular promove uma indústria que, no geral, se torna mais interligada e menos dependente do uso de recursos naturais.

Um passo importante para a consolidação da indústria 4.0.

Mas como “mais interligada”? Na economia circular, as matérias-primas são utilizadas até não poderem mais ser reutilizadas, transformadas ou recicladas.

Ou seja, até seu esgotamento.

Isso significa que, em vez de jogar uma garrafa PET fora após sua utilização, a economia circular cria mecanismos para repassá-la a uma empresa que a aproveitaria em seu processo de produção.

 

Economia Circular Conceito

Para entender como funciona a economia circular, o ideal é começar a compreender seu conceito.

Para isso, o ideal é procurar a definição do Ellen MacArthur Foundation, instituição que busca acelerar as iniciativas circulares no mundo. De acordo com o instituto:

Uma economia circular é baseada nos princípios de eliminação de resíduos e poluição, manutenção de produtos e materiais em uso e regeneração de sistemas naturais.

Ao eliminar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais, podemos reinventar tudo.

 

Quais as Características da Economia Circular?

caracteristicas-economia-circular

A principal característica da economia circular é o seu potencial de disrupção.

De acordo com a Agência Brasil, cerca de 76% das indústrias já aplicam métodos e práticas da economia circular em seu processo de produção.

Para boa parte dessas empresas, o principal motivo para adoção da economia circular foi a redução de custos.

Tudo por que, com esse novo modelo, as empresas potencializam a vida útil dos materiais.

Ao implementar um sistema cíclico, todos os segmentos de indústria se ajudam, compartilhando ou vendendo produtos para reutilização ou reciclagem.

É uma forma de repensar seu planejamento e controle da produção como um todo.

 

Quais os Objetivos da Economia Circular?

A economia circular tem objetivos bem específicos, considerados quase como princípios desse novo sistema econômico. Veja só:

  1. eliminar resíduos e poluição;
  2. manter produtos e materiais em uso;
  3. regenerar sistemas naturais.

O conceito leva em conta um dos principais pilares do que se entende por natureza: não há conceito de desperdício. Ou seja, tudo alimenta alguma coisa. 

Desse modo, em vez de simplesmente parar de machucar o meio ambiente, a economia circular visa realmente melhorar o meio ambiente.

 

Como Funciona a Economia Circular?

A economia circular da teoria à prática depende de uma movimentação intensa das indústrias.

Afinal, essa mudança não é apenas em relação ao mindset dos gestores, mas implica em alterações diretas na infraestrutura das empresas.

É uma transformação que passa por questões como:

  • Uma reformulação no processo produtivo e de design dos produtos, de forma que sejam melhor absorvidos na dinâmica da economia circular.
  • Atualização coerente nas legislações relacionadas, de forma a criar incentivos para facilitar e baratear a reciclagem de materiais.
  • Investimento das empresas em tecnologias que otimizem, agilizem e proporcionem maior qualidade aos processos de coleta e reciclagem de insumos.
  • Criação de novos modelos de negócios, baseados na utilização da energia renovável e no estabelecimento de uma cadeia de cooperação entre as empresas. Assim, o que não servir mais para uma organização, pode ser reutilizada por outra.

 

Qual a Diferença Entre Economia Linear e Economia Circular?

Se você ainda não percebeu, o conceito de economia circular é inverso ao da economia linear.

Esse último modelo é o que se utiliza atualmente na indústria, que funciona de acordo com a seguinte lógica:

  • extrair;
  • produzir;
  • descartar;

Já a economia circular procura enxergar essa dinâmica de forma cíclica. Ou seja:

> Produzir > Usar > Reutilizar > Refazer > Reciclar >

 

Quais os Benefícios e Potenciais Impactos da Economia Circular?

beneficios-economia-circular

A questão da geração de resíduos é urgente no mundo.

De acordo com levantamento da ONU, a produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) deve alcançar a marca de 2,2 bilhões de toneladas em 2021.

Para onde vai tudo isso? Boa parte, despejada na natureza, nas matas e nos oceanos.

A implementação da economia circular pode evitar tamanho colapso, inclusive gerando impactos bastante positivos para as empresas.

É o que comprova um levantamento feito pelo Ellen MacArthur Foundation em conjunto com a União Europeia.

O investimento em economia circular pode empurrar o PIB europeu para um crescimento de até 7%, bem como reduzir o consumo de matérias-primas em 10%.

O estudo ainda aponta outros benefícios, como:

  • inovação;
  • geração de empregos;
  • maior crescimento econômico;
  • redução substancial do custo líquido de materiais;

 

Quais Empresas Já Utilizam Economia Circular?

Muitas empresas já implementaram e identificaram os benefícios do fluxo circular da economia. Entre os exemplos mais famosos, estão:

 

Coca-Cola

Abertamente adepta do conceito de economia circular, a Coca-Cola procura realizar ações locais para promover uma melhor utilização dos seus materiais.

Entre as ações mais notórias, está a possibilidade de reutilizar as garrafas de vidro.

 

Nespresso

A Nespresso produz muitos resíduos com as cápsulas de reabastecimento para suas máquinas de café expresso e outros tipos de bebidas.

Uma das iniciativas para reduzir os impactos disso foi uma ação que visa a reutilização das cápsulas, que são feitas de alumínio (material 100% reciclável).

O Centro de Reciclagem Nespresso ainda transforma o pó de café já utilizado em adubo.

 

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

 

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você pôde entender mais sobre a importância da economia circular, seu conceito, características e objetivos.

Repensar a forma que a indústria utiliza e descarta os materiais é um tema sério, visto que muitos desses insumos possuem um grande potencial de reciclagem e transformação.

A economia circular pode, inclusive, gerar grandes benefícios para a indústria como um todo, como ampliar sua rede de parceiros e ainda reduzir custos operacionais.

Agora, que tal aprender ainda mais sobre a indústria e de quebra conhecer algumas dicas sobre gestão?Então continue acompanhando o Blog da Antares Acoplamentos!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).