Automação industrial: entenda o que é e como pode te ajudar!
automação industrial

Automação industrial: entenda o que é e como pode te ajudar!

Você já parou para pensar na relação da automação industrial com as empresas? De forma geral, a automação busca controlar processos através de dispositivos mecânicos ou eletrônicos.

O conceito de automação industrial está muito conectado com a indústria 4.0, que busca 

integrar tecnologias diferentes, a exemplo da inteligência robótica e da inteligência artificial. 

A importância desse processo fez com que existam até mesmo cursos de automação industrial no mercado.

Ao longo desse artigo você vai entender, portanto, o que é automação industrial, quais são as vantagens dela e quais são os elementos de um sistema automatizado. Boa leitura!

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

O que é automação industrial?

De modo geral, a automação industrial se define como o uso de máquinas e equipamentos, como softwares, com o objetivo de automatizar processos industriais.

O objetivo principal da automação industrial é criar mecanismos responsáveis por melhorar o curso benefício do processo produtivo. 

A tecnologia em automação industrial envolve diversos tipo de indústrias, como por exemplo:

  • Indústria química;
  • Indústria automobilística;
  • Mineração;
  • Indústria de papel e celulose;
  • Indústria de embalagens.

Técnico em automação industrial: o que faz?

A automação industrial é um elemento tão forte na atualidade que é possível fazer o curso de automação industrial no SENAI, por exemplo. Existe até mesmo faculdade para automação industrial

E o que esse profissional faz? Ele é responsável, por exemplo, por elaborar projetos de automação e programação preventiva e corretiva dentro de uma empresa. Para se ter uma noção, um técnico em automação industrial pode ter um salário de R$3.000.

Quais as vantagens da automação industrial?

Existem uma série de benefícios na aplicação da automação industrial, visto que a tecnologia em automação industrial se tornou a principal vantagem competitiva em diversos ramos e setores das empresas.

Iremos citar aqui, portanto, algumas dessas vantagens que um técnico em automação industrial deve saber.

Veja também: Manutenção Prescritiva: O Que É e Por Que É o Futuro da Indústria?

Melhora nas condições de trabalho

Um dos principais benefícios da automação industrial é a considerável melhora nas condições de trabalho. Isso acontece através da eliminação de trabalhos perigosos, que aumentam a segurança, inclusive, no chão de fábrica.

Máquinas automatizadas, por exemplo, quando cumprem todas as normas de segurança necessárias, permitem uma operação mais segura para os trabalhadores.

Melhora da produtividade

Quando existe uma condição de trabalho melhor, é comum que também aconteça uma melhora na produtividade em todas as etapas do processo.

Dessa forma, com a automatização, também, a empresa consegue aumentar a quantidade de produção de produtos e bens por hora, por exemplo. 

Ao mesmo tempo, a qualidade aumenta e os custos de produção caem, uma vez que esse processo permite realizar operações que não seriam facilmente possíveis de controlar de modo manual e tão eficiente.

Controle das etapas do processo

Um outro ponto importante sobre a automação industrial é que o controle das máquinas é muito maior, fornecendo precisão e maior acompanhamento de cada etapa do processo.

Com o desenvolvimento de máquinas sofisticadas, a possibilidade de medir e todo o processo de produção se torna muito mais fácil. 

Plantas automatizadas, por exemplo, contam com diversos sensores e controladores com informações em tempo real.

Quantificação dos insumos e produção

A quantificação dos insumos trata-se do levantamento de todos os materiais, equipamentos e até mesmo mão de obra necessária para a execução de um projeto em específico. 

E se o controle das etapas é maior, a quantificação da produção também se torna mais fácil e rápida.

Redução de erros

Por fim, um dos benefícios também diz respeito à redução de erros no processo produtivo. Erros humanos são extremamente naturais e acontecem por diferentes motivos.

Quando essas atividades são feitas de forma robotizada, essa se torna uma consequência direta da diminuição do trabalho manual na linha de produção.

Isso acontece porque a chance do erro acontecer de forma automatizada é muito menor que se feita de forma manual.

O que é um sistema automatizado?

A automação industrial faz com que tarefas antes feitas por pessoas sejam transferidas para máquinas e equipamentos tecnológicos dentro de um sistema automatizado. Um sistema automatizado se divide em duas partes: operacional e de controle.

Alguns dos elementos que fazem parte de um sistema automatizado são:

  • WIFI;
  • Inteligência artificial;
  • Banco de dados por nuvens.

WIFI

O WIFI é um conceito amplamente difundido na atualidade, sobretudo relacionado à internet. Seu significado literal vem da expressão “wireless fidelity”, isto é, significa fidelidade sem fio. 

Em linhas gerais, o WIFI é uma conexão feita sem a necessidade de cabos e fios, sendo muito comum em sistemas automatizados. O WIFI permite vários dispositivos se conectarem em uma mesma rede.

Inteligência artificial

A Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação que faz com que máquinas sejam capazes de aprender e raciocinar tal qual os humanos conseguem.

A automação industrial está relacionada com a indústria 4.0, citada anteriormente. Todos esses conceitos também têm uma relação direta com a inteligência artificial.

Fábricas e indústrias inteligentes são capazes de operar de forma autônoma. Para alcançar esse objetivo, portanto, é feito o uso de um sistema capaz de tomar decisões.

Sendo assim, a inteligência artificial permite com que softwares operem de forma completamente independente e eficiente. 

Banco de dados por nuvens

automação industrial banco de dados

A produção diária industrial gera uma imensa quantidade de dados responsáveis por demonstrar otimizações dentro de um negócio. 

E como esses dados podem ser guardados de forma eficiente e com baixo custo? Na nuvem. Essa realidade permite, por exemplo, que os gestores possam acessar os dados a partir de qualquer lugar.

Esse serviço pode ser contratado de acordo com a demanda do negócio e, ainda, oferece um grande nível de especialização.

Empresas que oferecem banco de dados por nuvens tem grande expertise na proteção e integridade de dados, o que é muito valioso para um negócio.

Conclusão

Nesse artigo foi possível saber o que faz um técnico em automação industrial e quais são todas as vantagens dessa tecnologia.

Sendo assim, torna-se um conceito essencial enquanto uma alternativa para ajudar uma empresa a ter mais eficiência, produtividade e sucesso!


Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).