As soluções da Antares para o Agronegócio
soluções da Antares para o Agronegócio

As soluções da Antares para o Agronegócio

05/07/2022
Acoplamentos

O agronegócio brasileiro é um setor em constante crescimento: em março de 2022, atingiu novos recordes nas exportações. Foram US$ 14,53 bilhões, o que significa um aumento de 29,4% em relação ao mesmo período de 2021, por exemplo. Segundo a Secretaria de Comércio de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as exportações do agronegócio representaram 50% de todo o valor exportado pelo país em março de 2022.

De olho na eficiência dos processos, esse é um momento muito bom para investir nas soluções da Antares para o Agronegócio. Afinal, ter os componentes certos melhora a produção e minimiza o tempo de máquinas paradas. Ou seja, a sua empresa continua a produzir e aproveita esse momento de alta do setor, que tende a seguir. Só nos primeiros 5 meses de 2022, o agronegócio teve saldo positivo de US$ 43,7 bilhões.

Não sabe por onde começar? A Antares Acoplamentos, uma das maiores fabricantes de acoplamentos no Brasil, traz as principais informações sobre o uso do componente no Agronegócio.

Qual a função dos acoplamentos para o Agronegócio?

Na indústria em geral, os acoplamentos fazem a ligação, por exemplo, entre o eixo do motor e o equipamento que será acionado, transmitindo assim o torque e a rotação do eixo motriz para o eixo. Em síntese, o mesmo acontece no agronegócio! 

O objetivo é transmitir força, rotação e acomodar os desalinhamentos dos eixos em equipamentos e implementos agrícolas. Isso é uma função importante porque o alinhamento contribuiu para o funcionamento adequado das máquinas e, por consequência, deu uma vida útil maior para os componentes. 

Sem o acoplamento flexível ou elástico, algumas máquinas apresentam problemas como a vibração mecânica, impactando seriamente no funcionamento do equipamento. Outros danos causados pela vibração são a perda de durabilidade, bem como da eficiência da operação.

Em resumo: sem os devidos cuidados, o operador pode sofrer algum tipo de lesão ou acidente.

Entre as principais adversidades, podemos citar:

  • Equipamentos: Desgaste prematuro de mancais e acoplamentos, ruído, sistemas engrenados e falha nas vedações e selagens.
  • Operador: Lesões na coluna vertebral, gastrointestinais e musculares.

Redução de custos na produção

Quando falamos das soluções da Antares para o Agronegócio, não podemos deixar de lado a redução de custos. Em especial na produção com balanço energético e hídrico nas usinas sucroalcooleiras. A otimização do consumo hídrico nas usinas têm ganhado cada vez mais espaço: os gestores devem reduzir a captação de água sem prejuízo à qualidade do produto, à eficiência do processo de conversão e ao equilíbrio financeiro do processo produtivo.

Isso é mais complexo do que parece, como aponta um estudo da Embrapa Informática Agropecuária (SP), em conjunto com a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Piracicaba (SP). A preferência por limpeza a seco e por opções melhores de tecnologia ajudam a otimizar o consumo de água. 

acoplamento antares instalado Agro

Entre as soluções da Antares para o Agronegócio, os acoplamentos flexíveis da linha AT e os acoplamentos elásticos são os mais indicados para este fim. 

Leia também: Como os acoplamentos Antares melhoram a eficiência do setor sucroenergético?

Qual a importância dos acoplamentos nas máquinas agrícolas?

Os implementos agrícolas são cruciais para otimizar tempo, melhorar a agilidade e aumentar os lucros do negócio. Esses equipamentos precisam de um acoplamento dentro do sistema de transmissão de potência da máquina. 

Lembramos que, além da sua função base, este componente absorve choques, reduz as vibrações e gera economia de energia e combustível. Ou seja: é um importante investimento, pois reduz as chances de máquina parada, melhora o bem-estar dos colaboradores e garante maior vida útil para os componentes. 

Soluções da Antares para o Agronegócio

Ao longo de 25 anos, a Antares se tornou uma empresa reconhecida no fornecimento para os principais clientes e fabricantes do Agronegócio. Tudo isso graças à excelência na qualidade dos produtos e na sua forma de atendimento ao mercado.

Empresas que tratam grãos podem se beneficiar dos acoplamentos nos seguintes equipamentos:

  • Elevadores de canecas (centrífugos);
  • Transportador de corrente (Redler);
  • Transportadores de correia;
  • Bulk flow;
  • Dessolventizador;
  • Condicionador rotativo;
  • Secador rotativo;
  • Expeller;
  • Moinhos;
  • Carregador de navios.

Usar as soluções da Antares para o Agronegócio significa ter maior confiabilidade de operação, durabilidade dos equipamentos e suporte de uma marca séria que já atendeu clientes de renome. Companhias como Comigo, 3tentos e Bunge atestaram nossa entrega, rapidez na solução de problemas e assistência técnica dedicada. 

Case de sucesso

acoplamento antares Agro

Os equipamentos da FS Agrisolutions receberam os acoplamentos AT e HR com saques radiais dos centros e elementos elásticos que não requerem lubrificação, o que de fato minimiza o tempo de parada de máquinas. De fato, uma solução para o problema de aumento do custo de manutenção da graxa e do tempo do operador e parada de produção, encontrados nos acoplamentos lubrificáveis de grade metálica da concorrência. Ou seja, usar as soluções da Antares para o Agronegócio significa ter maior confiabilidade de operação, durabilidade dos equipamentos, além do suporte de uma marca séria que já atendeu clientes de renome. Companhias como Comigo, 3tentos e Bunge reconhecem nossa entrega, rapidez na solução de problemas e assistência técnica dedicada.

Os componentes da Antares possuem centros e elementos elásticos, com a intenção de gerar ganho de tempo nas paradas das máquinas

A saber: esse é só um exemplo do que as soluções da Antares para o Agronegócio podem fazer para a sua empresa. Então clique aqui e peça seu orçamento agora mesmo!

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.