Acoplamentos para transportadores de correia - Antares
acoplamentos para transportadores de correia

Você sabia que Transportadores de Correia devem ter Acoplamentos específicos?

Nos setores que tem uma atividade essencial, e dependem de transportadores de correia para uma movimentação uniforme e segura de materiais sólidos, são necessários acoplamentos que unem alta transmissão de torque e grande capacidade de absorção de desalinhamentos. Mas não é só isso. Outras características dos acoplamentos são importantes também para a boa performance do conjunto.

A linha específica da Antares de acoplamentos para transportadores de correia é a Linha H/HR. São acoplamentos que trabalham a seco,  sem nenhuma necessidade de lubrificação. Com montagem e desmontagem facilitadas, esses modelos são compostos por dois cubos, dois porta elementos, capa de proteção e elementos elásticos. Por conta dessas características, têm alta capacidade de torque.

Em princípio, os segmentos industriais que se utilizam de acoplamentos são muito variados. Por isso, cada aplicação requer um acoplamento apropriado, a fim de garantir produtividade com o mínimo de manutenção possível. No caso dos setores cuja atividade essencial depende de transportadores de correia para uma movimentação uniforme e segura de materiais sólidos (usinas de mineração e indústrias de transformação), são necessários acoplamentos que unem alta transmissão de torque e grande capacidade de absorção de desalinhamentos, por exemplo.

Manutenção facilitada

A manutenção preditiva nos acoplamentos da Linha H/HR pode ser feita pela inspeção visual dos elementos elásticos. Pode-se identificar falhas, aparecimento de trincas ou esmagamento nos elementos elásticos. Ainda assim, a manutenção pode ocorrer com a máquina parada ou em funcionamento (através de um estroboscópio). Além disso, a troca dos elementos não demanda o afastamento das bases dos equipamentos, ou seja, não se perde o alinhamento entre os eixos. A manutenção é fácil e o tempo de parada reduz, o que se traduz em ganho para o cliente, com toda a certeza.

Torque garantido

Já os elastômeros (além da transmissão do torque) dos acoplamentos da Linha H/HR são responsáveis por garantir a elasticidade ao conjunto e, por isso, são capazes de absorver desalinhamentos. Estes elementos são planos, desta forma, facilita o ajuste e a acomodação do elemento em relação às garras do porta elemento, o que garante a completa transmissão de torque.

Componentes

Forma H
Dois cubos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Modelos disponíveis: H307, H357 e H367.

Forma HR
Dois cubos, dois porta elementos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Disponível para todos os modelos.

Por Leopoldo H. Costa / Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

Leia mais
Quais acoplamentos Antares são ideais para aplicação nas usinas sucroenergéticas?
Como os acoplamentos Antares melhoram a eficiência do setor sucroenergético?

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.