Acoplamentos para transportadores de correia

17/06/2019
Linhas
@antares

A Antares Acoplamentos oferece uma linha específica de acoplamentos para transportadores de correia, a Linha H/HR. São acoplamentos que trabalham a seco, ou seja, sem a necessidade de lubrificação. Com montagem e desmontagem facilitadas, esses equipamentos são compostos por dois cubos, dois porta-elementos, capa de proteção e elementos elásticos. Devido a essas características, têm alta capacidade de torque.

Os segmentos industriais que se utilizam de acoplamentos são muito variados. Cada aplicação requer um acoplamento apropriado, a fim de garantir produtividade com o mínimo de manutenção possível. No caso dos setores cuja atividade essencial depende de transportadores de correia para uma movimentação uniforme e segura de materiais sólidos (usinas de mineração e indústrias de transformação), são necessários acoplamentos que unem alta transmissão de torque e grande capacidade de absorção de desalinhamentos.

na mineração, importante usar acoplamentos para transportadores de correia

Manutenção facilitada

A manutenção preditiva nos acoplamentos da Linha H/HR pode ser realizada pela inspeção visual dos elementos elásticos. São verificadas falhas, aparecimento de trincas ou esmagamento nos elementos elásticos. A manutenção pode ser realizada com a máquina parada ou em funcionamento (através de um estroboscópio). A troca dos elementos é realizada sem o afastamento das bases dos equipamentos, desta forma o alinhamento entre os eixos não é perdido. A manutenção é facilitada e o tempo de parada é reduzido, o que se traduz em ganho para o cliente.

Torque garantido

Os elastômeros (além da transmissão do torque) dos acoplamentos da Linha H/HR são responsáveis por garantir a elasticidade ao conjunto e, por isso, são capazes de absorver desalinhamentos. Estes elementos são planos, desta forma o ajuste e a acomodação do elemento em relação às garras do porta-elemento é facilitado, garantindo a completa transmissão de torque.

Componentes

Forma H
Dois cubos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Modelos disponíveis: H307, H357 e H367.

Forma HR
Dois cubos, dois porta-elementos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Disponível para todos os modelos.

Por Leopoldo H. Costa / Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

Leia mais
Quais acoplamentos Antares são ideais para aplicação nas usinas sucroenergéticas?
Como os acoplamentos Antares melhoram a eficiência do setor sucroenergético?

Sobre o autor:
@antares