na mineração, importante usar acoplamentos para transportadores de correia

Acoplamentos para transportadores de correia

A Antares Acoplamentos oferece uma linha específica de acoplamentos para transportadores de correia, a Linha H/HR. São acoplamentos que trabalham a seco, ou seja, sem a necessidade de lubrificação. Com montagem e desmontagem facilitadas, esses equipamentos são compostos por dois cubos, dois porta-elementos, capa de proteção e elementos elásticos. Devido a essas características, têm alta capacidade de torque.

Os segmentos industriais que se utilizam de acoplamentos são muito variados. Cada aplicação requer um acoplamento apropriado, a fim de garantir produtividade com o mínimo de manutenção possível. No caso dos setores cuja atividade essencial depende de transportadores de correia para uma movimentação uniforme e segura de materiais sólidos (usinas de mineração e indústrias de transformação), são necessários acoplamentos que unem alta transmissão de torque e grande capacidade de absorção de desalinhamentos.

na mineração, importante usar acoplamentos para transportadores de correia

Manutenção facilitada

A manutenção preditiva nos acoplamentos da Linha H/HR pode ser realizada pela inspeção visual dos elementos elásticos. São verificadas falhas, aparecimento de trincas ou esmagamento nos elementos elásticos. A manutenção pode ser realizada com a máquina parada ou em funcionamento (através de um estroboscópio). A troca dos elementos é realizada sem o afastamento das bases dos equipamentos, desta forma o alinhamento entre os eixos não é perdido. A manutenção é facilitada e o tempo de parada é reduzido, o que se traduz em ganho para o cliente.

Torque garantido

Os elastômeros (além da transmissão do torque) dos acoplamentos da Linha H/HR são responsáveis por garantir a elasticidade ao conjunto e, por isso, são capazes de absorver desalinhamentos. Estes elementos são planos, desta forma o ajuste e a acomodação do elemento em relação às garras do porta-elemento é facilitado, garantindo a completa transmissão de torque.

Componentes

Forma H
Dois cubos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Modelos disponíveis: H307, H357 e H367.

Forma HR
Dois cubos, dois porta-elementos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Disponível para todos os modelos.

Por Leopoldo H. Costa / Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

Leia mais
Quais acoplamentos Antares são ideais para aplicação nas usinas sucroenergéticas?
Como os acoplamentos Antares melhoram a eficiência do setor sucroenergético?

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

Bem vindo
ao Blog Antares

Com sede em Caxias do Sul (RS), a Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Aqui você verá novidades da empresa e tendências no setor de Acoplamentos Flexíveis.

Cadastre-se para receber novidades do Blog Antares:

Leia também:

Fechar Menu