acoplamentos

Como os acoplamentos Antares melhoram a eficiência do setor sucroenergético?

Os modelos flexíveis ou elásticos da marca são isentos de lubrificação, impactando positivamente os resultados do setor sucroenergético

No setor sucroenergético, quase todas as aplicações podem ser consideradas críticas, pois o processo é contínuo e qualquer falha de equipamento compromete a produção. Alguns equipamentos se destacam, como o Guincho Hillo, que é responsável pelo tombamento da cana na mesa inclinada de alimentação da usina.

Outro equipamento fundamental é o Desfibrador, assim como os Ventiladores de caldeira, que são extremamente importantes pois a caldeira é um equipamento crítico dentro da uma usina.

guincho hillo, amplamento utilizado no setor de sucroenergia, usando acoplamento antares

Para melhorar a eficiência do maquinário do setor sucroenergético, bons componentes de transmissão de torque são essenciais. A qualidade e a confiabilidade dos acoplamentos Antares asseguram o bom funcionamento de máquinas durante todo o período de safra sem correr riscos de paradas inesperadas.

Além disso, os acoplamentos Antares permitem uma manutenção rápida e fácil, além da presença de 14 distribuidores com estoque local presentes em todas as regiões do Brasil.

Troca de acoplamento por modelo que não exige lubrificação melhora performance do setor sucroenergético

Um problema comum encontrado no setor de sucroenergia é a dificuldade em realizar a lubrificação dos componentes. Em geral, entre o eixo de saída do redutor e o eixo do desfibrador são usados acoplamentos de engrenagem por serem mais compactos. Nessa aplicação, a temperatura no desfibrador pode danificar o anel o’ring que veda o lubrificante do acoplamento e a perda da graxa é inevitável.

A falta de graxa neste acoplamento provoca falhas (normalmente quebra de dentes) em pouco tempo. Nesses casos, a equipe da Antares tem substituído acoplamentos de engrenagem por acoplamentos Antares flexíveis ou elásticos, isentos de lubrificação e com maior capacidade de acomodar desalinhamentos e redução de choques e vibração

rosca transportadora usada no setor sucroenergetico

Os acoplamentos flexíveis ou elásticos da Antares proporcionam as seguintes vantagens em relação aos demais acoplamentos lubrificados usados nas usinas:

  1. Maior capacidade de acomodar desalinhamentos inevitáveis;
  2. Maior capacidade de absorver choques e vibrações em equipamentos em geral;
  3. Fácil e rápida manutenção/substituição do centro/elemento elástico;
  4. Grande rede de distribuidores presentes em todas as regiões do Brasil com estoque local;
  5. Engenharia de aplicação e de produto capaz de identificar e apresentar soluções para aplicações específicas.

Conheça mais sobre as linhas de acoplamentos da Antares aqui. Nossa equipe de vendas técnica está disponível para tirar as suas dúvidas.

Joaquim Victor | Engenharia de Aplicação

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

Bem vindo
ao Blog Antares

Com sede em Caxias do Sul (RS), a Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Aqui você verá novidades da empresa e tendências no setor de Acoplamentos Flexíveis.

Cadastre-se para receber novidades do Blog Antares:

Leia também:

Fechar Menu