Acoplamentos Antares melhoram a eficiência do setor sucroenergético?
acoplamentos

Como os acoplamentos Antares melhoram a eficiência do setor sucroenergético?

Os modelos flexíveis ou elásticos da marca são isentos de lubrificação, impactando positivamente os resultados do setor sucroenergético

No setor sucroenergético, quase todas as aplicações podem ser consideradas críticas, pois o processo é contínuo e qualquer falha de equipamento compromete a produção. Alguns equipamentos se destacam, como o Guincho Hillo, que é responsável pelo tombamento da cana na mesa inclinada de alimentação da usina.

Outro equipamento fundamental é o Desfibrador, assim como os Ventiladores de caldeira, que são extremamente importantes pois a caldeira é um equipamento crítico dentro da uma usina, por exemplo.

guincho hillo, amplamento utilizado no setor de sucroenergia, usando acoplamento antares

Enfim, para melhorar a eficiência do maquinário do setor sucroenergético, bons componentes de transmissão de torque são essenciais. A qualidade e a confiabilidade dos acoplamentos Antares asseguram o bom funcionamento de máquinas durante todo o período de safra sem correr riscos de paradas inesperadas.

Além disso, os acoplamentos Antares permitem uma manutenção rápida e fácil, além da presença de 14 distribuidores com estoque local presentes em todas as regiões do Brasil.

Troca de acoplamento por modelo que não exige lubrificação melhora performance do setor sucroenergético

Um problema comum encontrado no setor de sucroenergia é a dificuldade em realizar a lubrificação dos componentes. Em geral, entre o eixo de saída do redutor e o eixo do desfibrador são usados acoplamentos de engrenagem por serem mais compactos. Nessa aplicação, a temperatura no desfibrador pode danificar o anel o’ring que veda o lubrificante do acoplamento e a perda da graxa é inevitável.

Geralmente, a falta de graxa neste acoplamento provoca falhas (normalmente quebra de dentes) em pouco tempo. Nesses casos, a equipe da Antares tem substituído acoplamentos de engrenagem por acoplamentos Antares flexíveis ou elásticos, isentos de lubrificação e com maior capacidade de acomodar desalinhamentos e redução de choques e vibração

rosca transportadora usada no setor sucroenergetico

De maneira geral, os acoplamentos flexíveis ou elásticos da Antares proporcionam as seguintes vantagens em relação aos demais acoplamentos lubrificados usados nas usinas:

  1. Maior capacidade de acomodar desalinhamentos inevitáveis;
  2. Maior capacidade de absorver choques e vibrações em equipamentos em geral;
  3. Fácil e rápida manutenção/substituição do centro/elemento elástico;
  4. Grande rede de distribuidores presentes em todas as regiões do Brasil com estoque local;
  5. Engenharia de aplicação e de produto capaz de identificar e apresentar soluções para aplicações específicas.

Conheça mais sobre as linhas de acoplamentos da Antares aqui. A saber: nossa equipe de vendas técnica está disponível para tirar as suas dúvidas.

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.