Acoplamento Elástico de Garras: Como Funciona e Aplicações!
Quem já tem experiência na indústria sabe que os acoplamentos são fundamentais para os equipamentos industriais. Mas, é claro que o conhecimento básico não é o suficiente, é preciso entender, também, as variações e aplicações desse elemento. Você sabe, por exemplo, como é o acoplamento elástico de garras?
A seguir, vamos te mostrar as características desse modelo e como ele funciona, quais são as aplicações e vantagens.
Aproveite todas as informações!
O Que É Um Acoplamento?
Antes de explicar o que é o acoplamento elástico de garras, vamos relembrar o que são acoplamentos.
Os acoplamentos, no geral, são conjuntos mecânicos que possibilitam o movimento de rotação entre equipamentos diferentes. São responsáveis por acomodar desalinhamentos, absorver vibrações e aumentar a vida útil de elementos como rolamentos, motores, redutores e assim por diante.
Isso por si só já os torna extremamente importantes para o chão de fábrica, uma vez que, nesse ambiente, há diversos maquinários com acionamento por meio da rotação, por exemplo: bombas, britadores, peneiras e mais.
Como Funciona o Acoplamento Elástico de Garra?
Agora, sim, vamos ao acoplamento elástico.
Esse modelo, como o próprio nome adianta, possui uma parte feita de material elástico. São os elastômeros, que são muito resistentes a óleo, poeira e água.
Além disso, a capacidade elástica proporciona maior acomodação de desalinhamentos, redução de vibrações e outras condições comuns em máquinas industriais.
Mais uma vantagem é que esse tipo de acoplamento possui garras que facilitam a instalação e a manutenção.
Sendo assim, as funções do acoplamento Elástico somam à manutenção industrial e, consequentemente, aos altos números de produção.
Quais São os Tipos de Acoplamento Elástico de Garras?
A variedade de tamanhos e modelos de acoplamentos elásticos é surpreendente. Dá para encontrar mais de 18 variações.
Abaixo, selecionamos alguns nomes e características dos principais.

Veja:
Acoplamento Elástico Alto Torque H/HR
Ele é torcionalmente flexível, fora isso, possui grande capacidade de torque.
Possui elementos em formato de chapas de instalação e remoção radial, feitas de poliuretano (mais flexibilidade) ou de Hytrel (mais resistência).
Já para fazer a manutenção, não é preciso utilizar lubrificação tampouco a movimentação das máquinas para a troca do elástico.
Além disso, a versão HR possui um porta elementos, o que facilita mais ainda a substituição dos elastômeros e também possibilita o teste de giro em vazio.
Este acoplamento é recomendado para baixas rotações. Isto é, geralmente após o redutor. Consequentemente, o torque passa a ser maior – por isso a alta capacidade dele.
Acoplamento Elástico SW
É um modelo composto somente de três ou cinco parafusos para fixação da tampa metálica.

Os elastômeros são de instalação radial, então dispensam a necessidade de afastamento dos eixos para a manutenção. Isto é, basta remover a tampa externa, retirar os elastômeros usados e inserir os novos.
Aqui vai uma dica especial para você: para garantir maior durabilidade nestes elementos, sempre refaça o alinhamento quando trocar o elemento elástico. O resultado é surpreendente!
Aliás, é importante mencionar que a tampa é feita em aço 1020, extremamente resistente, até mesmo à ação corrosiva.
Outra característica importante é a otimização da instalação, além da ausência de necessidade de lubrificação.
Acoplamento Elástico BFlex
Trata-se de uma peça de tipo básica.
Já para fazer a substituição do elástico, você só precisa deslocar axialmente uma das máquinas do sistema.
Quais as Aplicações do Acoplamento Elástico de Garras?
Relembrando: os acoplamentos elásticos são essenciais para máquinas que funcionam em sistema rotativo e que, por consequência, precisam acomodar desalinhamentos.
Mais especificamente, o uso das peças elásticas serve para grandes maquinários usados não só na indústria, como também na construção civil e em usinas de um modo geral.
A função é realmente muito ampla.
Quais as Principais Vantagens de Escolher o Acoplamento Elástico de Garras?

O principal benefício é justamente acomodar os desalinhamentos, sejam eles axiais, angulares ou radiais.
Além disso, claro, há outros pontos muito positivos.
Aproveite para conhecê-los:
Redução da Vibração
Não importa qual seja o setor da indústria ou, ainda, de uma usina, a vibração mecânica é sempre um fantasma.
Entende-se esse fenômeno como o movimento oscilatório a uma certa frequência em máquinas rotativas (processos mecânicos).
Apesar de normal, a vibração, quando excede um determinado limite, pode ser muito prejudicial para os equipamentos, uma vez que, com o passar do tempo, vai gerar pequenas falhas, danos parciais e até totais. Além, claro, de comprometer a produção.
Os rolamentos e mancais são as peças que mais sofrem com acoplamentos que não amortecem bem as vibrações.
Por isso, é sempre muito importante evidenciar esse dilema e, simultaneamente, apresentar soluções. O acoplamento elástico de garras é uma delas, já que ele acomoda todo tipo de desalinhamento entre as máquinas.
O ideal para minimizar o problema da vibração de seus equipamentos é realizar alinhamento na instalação do acoplamento e na troca dos elementos elásticos. Além disso, a escolha de um acoplamento elástico ou flexível de qualidade é fundamental.
Estas são algumas máquinas para as quais a vibração pode ser perigosa – e para as quais acoplamentos elásticos ou flexíveis são fundamentais:
- Bombas centrífugas: selos mecânicos, gaxetas e rolamentos são sensíveis à vibração.
- Moinho de Martelo, Bolas ou Facas: aqui, os choques constantes geram bastante vibração. Os acoplamentos tentam isolar isto do motor para protegê-lo.
- Elevadores de caneca: a grande alternância de carga – devido ao carregamento – gera picos de torque que podem agravar a vibração. Fique atento e protega o motor e os rolamentos com acoplamentos elásticos ou flexíveis.
- Correias Transportadoras: seguem a mesma linha dos elevadores de caneca. Observação: em acionamentos suspensos, a vibração pode ser ainda mais crítica. Conheça a linha Ringspann RFK, feita exatamente para estas aplicações!
- Peneiras vibratórias: este o próprio nome já diz. Para esta aplicação, temos o nosso AT com eixo flutuante! Fale conosco para mais informações.
Flexibilidade
Por ter o componente elástico, os acoplamentos em pauta são muito mais flexíveis.
Precisamos ressaltar que esse fator é o que faz a diferença na hora de acomodar os tipos de desalinhamentos, choques e sobretorques.
Encaixe mais Prático
Também é importante dizer que as garras (espécie de “dentes”) é uma característica excelente para unir as peças de forma mais prática, firme e segura.
Aumento do Tempo de Vida Útil das Máquinas
Todos os pontos anteriores estão diretamente ligados à manutenção das máquinas.
Isso faz com que todas elas tenham um tempo de vida útil muito maior. Ou seja, a empresa certamente poderá contar com os melhores equipamentos por muito mais anos e décadas e, de quebra, ainda reduzem o tempo e a mão-de-obra gasta em manutenção.
E mesmo quando for preciso realizar uma troca, saiba que os acoplamentos elásticos também oferecem simplicidade sobre esse ponto, já que vários deles não necessitam que o acionamento e máquina sejam afastados.
O benefício também vai para as contas da indústria, afinal, realizar reparos e trocas de maquinários gera despesas muito altas.
Conclusão
Você, então, imaginava que os acoplamentos elásticos com garras fossem peças simples e, também, extremamente práticas e eficientes?
A própria característica do elástico permite a correção dos desalinhamentos nas máquinas. Fora isso, as garras facilitam a ligação e o ajuste preciso entre as partes do sistema mecânico.
Tudo isso reduz vibrações, choques e outros problemas comuns.
Com base nisso, podemos afirmar que os acoplamentos de elástico possibilitam mais durabilidade às máquinas e aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros.
Aproveite que agora você já sabe a definição de acoplamento elástico e para que serve, e garanta os melhores modelos!
Na Antares Acoplamentos, todo mundo pode encontrar e comprar peças de alta qualidade.
Não perca mais tempo!
Lourenço Daudt Lourenço Daudt trabalha na engenharia de aplicação da Antares Acoplamentos. Há anos trabalha visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia-a-dia.