Transportadores de correia e acoplamentos Antares
Transportadores de correia acoplamentos Antares

Transportadores de correia e acoplamentos Antares: uma relação de eficiência

29/02/2024
Acoplamentos

Equipamentos como os Transportadores de Correia assumem um papel crucial nas indústrias de alto desempenho, atuando como a espinha dorsal dos processos de produção, sendo essenciais para a movimentação eficiente de materiais a granel, desde minérios até produtos acabados, garantindo uma cadeia de suprimentos fluida e contínua. O acoplamento é um componente crítico nos Transportadores de Correia, já que é responsável por transmitir o torque do motor para o sistema de transporte, garantindo que o movimento seja suave e eficiente. Um bom acoplamento deve oferecer alta flexibilidade operacional, permitindo ajustes fáceis e rápidos às variações de carga, além de absorver vibrações e desalinhamentos entre o motor e o transportador. Isso não apenas prolonga a vida útil do equipamento, mas também assegura uma operação mais estável e eficiente, reduzindo paradas não programadas e manutenções corretivas.

Hoje, os acoplamentos aplicados na mineração, eles trabalham 7 dias por semana, 24 horas por dia. É uma aplicação super severa, onde se deve ter maior atenção com a qualidade do produto que seja. Por isso, transportadores de correia e acoplamentos Antares têm uma relação de eficiência.

Modelos Antares para alta e baixa rotação

A Antares  tem modelos de acoplamentos que podem ser utilizados em Transportadores de Correia tanto na baixa quanto na alta rotação. As aplicações mais comuns  são entre motor e redutor e entre redutor e equipamento. Nesses casos, a linha de acoplamentos flexíveis AT geralmente é utilizada entre motor e redutor, trazendo diversos benefícios como a compensação de  desalinhamentos.

O Eng. de Aplicação da Antares, Washington Xavier, explica: “Eles são acoplamentos da linha super flexíveis, por isso tem alto benefício em aplicações na alta rotação”. A manutenção desse acoplamento é muito simples, permitindo a desmontagem radial para troca do elemento flexível, não necessitando mover  o acionamento – que seria o motor, nem o equipamento – um redutor ou  bomba, por exemplo.  .

“Podemos dizer que toda a linha de Transportadores de Correia utiliza acoplamentos AT na alta rotação com grandes benefícios, como redução de ruídos e amortecimento das  vibrações de todo o conjunto”, acrescenta Washington. Para as aplicações de baixa rotação, o ideal são os acoplamentos Antares  elástico H e H/HR, que é um modelo de alta qualidade, porém mais robusto.

Transportadores de correia acoplamentos Antares

Acoplamentos Antares na mineração

Acoplamentos elásticos garantem transmissão de torque e rotação para o sistema, com igualmente uma manutenção fácil, através da  troca dos elementos sem ter que mover o equipamento ou mover o redutor.

Hoje, os acoplamentos aplicados na mineração, eles trabalham 7 dias por semana, 24 horas por dia. É uma aplicação super severa, onde se deve ter maior atenção com a qualidade do produto que seja. Você está aplicando a Antares. Preocupa muito com o setor de qualidade. A qualidade do produto Antares é muito, por isso a gente preocupa com o cliente final. A mineração tem aplicações severas, aplicações de alto torque, alta rotação.

Nessas condições, em que há uma grande exigência do equipamento, a Antares se preparou para produzir acoplamentos de qualidade. Ou seja, não ter horas paradas do equipamento, o que impacta em quebra de produção e prejuízos.

Transportadores de correia acoplamentos Antares

Principais benefícios dos acoplamentos Antares

  • Flexibilidade e Compensação de Desalinhamentos

Os acoplamentos Antares Flexíveis são ideais para aplicações de alta rotação. Isso porque eles garantem flexibilidade e compensam o desalinhamento em, trazendo benefícios significativos para transportadores em indústrias como mineração, grãos e portos.

  • Manutenção Simples e Eficiente

A manutenção do acoplamento em transportadores de correia é simplificada e eficiente. Ela permite a desmontagem radial sem a necessidade de mover o motor ou o equipamento conectado ao acoplamento.

  • Redução de Ruído e Absorção de Vibração

O acoplamento entre o motor e o redutor nos transportadores de correias não apenas reduz o ruído e absorve vibrações, mas também facilita a manutenção e desmontagem.

Em resumo: estes pontos destacam a importância dos acoplamentos Antares em aplicações industriais, enfatizando sua flexibilidade, facilidade de manutenção e benefícios operacionais.

BÔNUS: Assista ao vídeo sobre Acoplamentos Antares em transportadores de correia e saiba mais.

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.