KPI: Como Definir os Indicadores de Desempenho da Sua Indústria?
kpi-indicadores-de-desempenho

KPI: Como Definir os Indicadores de Desempenho da Sua Indústria?

Você sabia que cada vez mais a eficiência da indústria é medida com base em KPI? Os indicadores-chave de desempenho são muito importantes para entender se a sua empresa está no caminho certo em relação com os objetivos e metas definidos.

E no chão de fábrica da sua empresa, os KPIs já são aplicados como uma forma de medir o desempenho da equipe e dos processos?

Saiba que essa é a melhor forma de se manter competitivo, garantindo a eficiência do planejamento estratégico.

Neste conteúdo, vamos explicar o que significa um KPI, seus tipos, a usabilidade na indústria e como definir os seus indicadores-chave de desempenho.

Que tal aprender tudo isso agora mesmo? É só seguir na leitura!

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

O Que É KPI e Para Que Serve?

o-que-e-para-que-serve-kpi-indicadores-de-desempenho

O KPI é um indicador que vai medir o desempenho de empresas, setores, projetos ou colaboradores, buscando entender seu desempenho em relação às suas metas e objetivos.

  • KPI Tradução: como você deve ter imaginado, KPI é a sigla para o termo inglês “Key-Performance Indicator”. Traduzindo, temos o termo “Indicadores-chave de Performance”.

Os KPIs fornecem informações de desempenho importantes, que permitem que as empresas compreendam se os resultados conquistados realmente estão de acordo com os objetivos definidos.

  • KPI Significado: o KPI ajuda a empresa a entender se está indo na direção certa.

É por isso que definir corretamente os KPIs é tão importante, pois eles servem como “instrumentos de navegação” de um negócio.

Ao analisá-los, é possível entender claramente o nível de entrega atual e o cenário (tanto presente, como futuro) da organização.

Quais São os Tipos de Indicadores de Desempenho?

Uma das características da Indústria 4.0 é a geração massiva de informações e dados. Tudo isso pode ser um KPI, no entanto, para manter uma estratégia concisa, o ideal é escolher apenas alguns indicadores.

Nesse ponto, a organização é uma parte fundamental para o sucesso do planejamento e controle da produção.

Por isso que muitas empresas costumam dividir os seus KPIs em três níveis. Confira quais são e suas definições:

KPIs Primários

Um KPI primário é aquele que mede diretamente o resultado de um processo. São os mais importantes para os gestores e diretamente relacionados aos ganhos desejados.

Em um chão de fábrica, um exemplo de KPI primário pode ser “50% de Ganho Em Produtividade do Chão de Fábrica”.

Nesse caso, a meta poderia ser algo como “Redução de Custos de Fabricação”.

KPIs Secundários

O KPI secundário está mais relacionado à atuação direta dos profissionais envolvidos com o processo, como operadores e supervisores.

São dados que justificam o resultado do KPI primário.

Ainda de acordo com o KPI citado acima, um exemplo de indicadores KPI secundários a ele poderiam ser “Maior Produtividade no Processo de Usinagem” ou “Aplicação de um Plano de Manutenção Industrial”.

KPIs Práticos

O KPI prático é aquele utilizado no dia a dia, os mais comuns e acessíveis, quase sempre à disposição dos analistas internos.

São KPIs que, seguindo a mesma lógica, vão justificar os resultados dos KPI secundários (que, por sua vez, justificarão os primários).

Ainda no exemplo, um KPI prático seria algo como “Número de Peças Usinadas por Hora” ou “Número de Paradas Não-Programadas do Maquinário”.

Porquê Usar KPIs na Sua Indústria?

porque-usar-kpi-na-industria

Para que sua estratégia seja bem executada, é preciso que a todo momento os gestores e profissionais entendam o lugar em que se encontram. Ou seja, quão perto ou longe estão de cumprir as metas e superar as expectativas?

É por isso que os KPIs são essenciais no planejamento estratégico corporativo — seja de uma empresa do varejo ou da indústria.

Ao utilizar os indicadores, além de servirem de ferramentas de navegação, você pode melhorar sua tomada de decisão.

Afinal, para cada problema crítico do negócio, poderá se basear em um KPI que vai indicar a melhor ação a ser tomada.

E isso funciona pois, justamente, o KPI vai servir para que você chegue à raiz de um problema.

Assim, poderá agir de forma assertiva, melhorando significativamente os processos.

Como Definir um KPI Key Performance Indicator?

Não é difícil definir um KPI, mas é preciso entender o processo e também algumas características do indicador.

Afinal, é importante lembrar: o indicador-chave de desempenho não é a meta, mas uma forma de mensurar onde sua empresa está em relação à meta.

Portanto, como definir um KPI (indicadores de desempenho) corretamente? É o que vamos te mostrar a seguir:

Disponibilidade Para Ser Mensurado

Não adianta apostar em indicadores subjetivos ou que não sejam representados em números. Seu KPI deve ser tangível e mensurável, de forma que facilite seu mapeamento.

Importância Para a Base do Negócio

Um bom KPI é aquele que é, de certa forma, específico para o negócio. Ou seja, que seja importante para a empresa e, claro, para o atingimento da meta.

Por exemplo, se a meta é aumentar a produtividade, um bom KPI é o OEE.

Relevância

O KPI definido é realmente relevante para sua empresa? Muitas vezes ele pode ser importante em certos contextos, mas não representar nada para o negócio em um panorama mais amplo.

Essa característica pode servir para que você entenda quais KPIs cortar de sua lista final, tornando-a mais enxuta e controlável.

Periodicidade

Além de ser mensurável e relevante, o KPI deve também possuir certa periodicidade que permita seu controle em relação ao planejamento estratégico da empresa.

Ou seja, não adianta escolher um indicador que pode apenas ser medido anualmente, se você pretende fazer mensurações mensais.

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

Conclusão

Conseguiu entender tudo sobre o KPI e sua importância para a indústria?

Em uma fábrica moderna, a utilização desses indicadores é fundamental para a otimização de processos e para o atingimento de metas.

Assim, a empresa se torna mais preparada para lidar com as demandas, responde mais rapidamente às mudanças do mercado e também se posicionar de forma competitiva.

Esperamos que esse conteúdo ajude você a melhorar a sua gestão, utilizando os KPIs mais relevantes para o seu negócio!E agora, que tal aprender ainda mais sobre gestão industrial? Continue acompanhando o Blog da Antares Acoplamentos!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).