Kanban de Estoque: O que é, vantagens, como e quando usar
kanban estoque o que é

Kanban de Estoque: O que é, vantagens, como e quando usar

28/02/2022
Dicas

Otimizar o estoque é uma tarefa essencial para qualquer negócio que utiliza o armazenamento e expedição de produtos em seus processos. 

Nesse sentido, é indispensável investir em metodologias de gestão de logística eficientes.

Um bom exemplo é o sistema Kanban de estoque. Trata-se de uma estratégia simples de organização, mas altamente eficaz e aplicável a todo tipo de empreendimento. 

Quer entender mais a fundo como isso funciona, suas vantagens e características? Continue lendo o artigo a seguir e confira tudo o que separamos para você!

O que é o Kanban?

Chamamos de Kanban a ferramenta de gestão de estoque, comumente utilizada em empresas do varejo. 

Baseada na metodologia JIT (Just in Time), o sistema conta com um controle logístico preciso, no qual os pedidos são feitos conforme as necessidades operacionais. 

Assim, essa estratégia incentiva a produção de mercadorias para a venda somente quando há a necessidade para tal. Com isso, evita-se o acúmulo de materiais no estoque e, consequentemente, o desperdício de produtos. 

Como surgiu o método Kanban?

Apesar de ser amplamente usado hoje em dia, o Kanban de estoque já existe há algumas décadas. Inicialmente, foi idealizado por Taiichi Ohno, no sistema Toyota de Produção, em 1940. 

Até então, o sistema consistia em um cartão que indicava a finalização de determinada atividade, puxando as novas demandas para a etapa de produção. 

Seu intuito era o mais simples possível: agilizar e facilitar o controle de estoque, otimizando a linha produtiva e o setor de almoxarifado. 

Contudo, nesse período, o termo era sempre tratado com “k” minúsculo; a palavra, traduzida do japonês, significa “cartão”. Foi somente em 2004 que a metodologia chegou ao ocidente e ganhou popularidade.

O responsável por disseminar o sistema em terras ocidentais foi o especialista em metodologias ágeis, David J. Anderson. Ele estudou o Kanban desenvolvido por Ohno e publicou o livro “Kanban”, que aborda sistema puxados e teorias de filas de fluxo. 

Como é o Kanban de estoque?

Seu funcionamento é bem descomplicado; opera a partir da sinalização por cores. 

Com isso, os gestores de logística do empreendimento conseguem identificar quando é necessário produzir ou repor determinado produto. 

Na prática, são usados 3 níveis de abastecimento, sinalizado por cores, a fim de facilitar a visualização do sistema:

  1. estoque mínimo: indica que a produção deve desenvolver novos insumos;
  2. estoque médio: mostra o valor adequado de gerenciamento do estoque, com margem suficiente para cobrir variações de armazenamento;
  3. estoque máximo: corresponde ao comprometimento total da capacidade de armazenamento. 

A partir desses limites estabelecidos, a equipe é capaz de realizar um gerenciamento visual de como o estoque está em um momento específico. 

Isso auxilia na otimização do armazenamento; ponto essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. 

kanban estoque vantagens

Quais são as vantagens no Kanban de estoque?

Como explicamos nos tópicos anteriores, a metodologia Kanban proporciona diversos benefícios para a gestão logística, bem como para a organização do negócio como um todo. Veja as principais vantagens a seguir. 

Autonomia do processo

Promove a desburocratização das operações, já que não exige mais o controle documentado de todo o estoque. 

Redução de tempos de ciclos

Gera mais agilidade e rapidez nas entregas dos materiais, bem como na produção de mercadorias. 

Promove o trabalho em equipe

Incentiva o engajamento dos colaboradores e otimiza o trabalho em equipe, pois o método valoriza o desempenho individual e facilita o controle visual. 

Otimização das equipes

Incentiva o trabalho em grupo, já que todos devem atuar conforme o quadro visual do método.

Aumento da produtividade

Com a metodologia, somente as atividades essenciais ficam em destaque. Assim, os funcionários conseguem gerir suas tarefas com mais facilidade e clareza, evitam o ócio e diminui retrabalhos por falta de atenção. 

Redução de desperdícios

Envolve a economia de matéria-prima, materiais e outros produtos que fazem parte do funcionamento da empresa. 

Melhoria nas entregas

Com a gestão simplificada, o processo de produto é refinado, gerando insumos de melhor qualidade para as vendas. 

Fácil de implementar

Por ser um sistema fácil de aplicar, qualquer empresa pode implementá-lo em seus processos e colher os benefícios citados. 

kanban estoque como aplicar

Afinal, como aplicar o Kanban de estoque?

Para implementar o sistema em seu negócio, você deve, primeiramente, analisar o porte da organização. 

Só depois disso é que poderá traçar as melhores estratégias, segundamente. Porém, existem dicas e sugestões comuns a qualquer empreendimento. 

Então, comece fazendo um mapeamento dos processos da sua empresa. Feito isso, identifique quais etapas de cada operação necessita ser otimizado, a partir da metodologia. 

Em seguida, defina os padrões de cores, atividades prioritárias e responsáveis pela execução de cada uma. Além disso, é recomendado treinar os funcionários com o novo sistema, a fim de ensiná-los a praticar o método ágil. 

Em suma, as etapas de implementação do método Kanban são:

  • mapear as demandas, processos e tamanho do negócio;
  • definir as prioridades em cada operação, bem como suas respectivas cores;
  • estabelecer os responsáveis por cada tarefa e treiná-los na metodologia.

Como a Antares pode te ajudar?

A Antares é uma importante fabricante de acoplamentos no Brasil, que busca sempre atuar com máxima eficiência e entregar produtos de qualidade. 

Para isso, investe-se em muita pesquisa e desenvolvimento de novas soluções. 

Entre elas, podemos destacar nossos acoplamentos flexíveis, que é tida como uma das melhores do mercado. 

Inclusive, diversos segmentos da indústria preferem fechar negócios com a Antares para otimizar seus processos, como o setor alimentício, de mineração, siderurgia e outros. 

Um excelente exemplo e indicativo do ótimo desempenho é a certificação ISO 9001. A empresa possui esse certificado desde 2004, que é a garantia de que todos os processos são feitos sob os mais altos padrões de gerenciamento. 

Baixe nosso E-book: Vibração Mecânica:Conheça principais causas e seus impactos

Conclusão

Agora que você já entendeu como funciona o Kanban de estoque, é hora de aplicá-lo em seu negócio! 

Portanto, siga as dicas que te mostramos acima para identificar o que precisa ser melhorado, bem como as tarefas prioritárias e seus devidos responsáveis. 

Dessa forma, conseguirá aprimorar os processos da sua organização e corrigir possíveis contratempos com mais rapidez e eficiência. 

Gostou deste conteúdo? Confira agora as soluções em acoplamentos que a Antares tem para você!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).