Kanban de Estoque: O que é, vantagens, como e quando usar
kanban estoque o que é

Kanban de Estoque: O que é, vantagens, como e quando usar

28/02/2022
Dicas

Otimizar o estoque é uma tarefa essencial para qualquer negócio que utiliza o armazenamento e expedição de produtos em seus processos. Nesse sentido, é indispensável investir em metodologias de gestão de logística eficientes. Um bom exemplo é o sistema Kanban de estoque. Trata-se de uma estratégia simples de organização, mas altamente eficaz e aplicável a todo tipo de empreendimento. 

Quer entender mais a fundo como isso funciona, suas vantagens e características? Continue lendo o artigo a seguir e confira tudo o que separamos para você!

 

O que é o Kanban?

Chamamos de Kanban a ferramenta de gestão de estoque, comumente utilizada em empresas do varejo. Baseada na metodologia JIT (Just in Time), o sistema conta com um controle logístico preciso, no qual os pedidos são feitos conforme as necessidades operacionais. 

Assim, essa estratégia incentiva a produção de mercadorias para a venda somente quando há a necessidade para tal. Com isso, evita-se o acúmulo de materiais no estoque e, consequentemente, o desperdício de produtos. 

 

Como surgiu o método Kanban?

Apesar de ser amplamente usado hoje em dia, o Kanban de estoque já existe há algumas décadas. Inicialmente, foi idealizado por Taiichi Ohno, no sistema Toyota de Produção, em 1940. Até então, o sistema consistia em um cartão que indicava a finalização de determinada atividade, puxando as novas demandas para a etapa de produção. 

Seu intuito era o mais simples possível: agilizar e facilitar o controle de estoque, otimizando a linha produtiva e o setor de almoxarifado. Contudo, nesse período, o termo era sempre tratado com “k” minúsculo; a palavra, traduzida do japonês, significa “cartão”. Foi somente em 2004 que a metodologia chegou ao ocidente e ganhou popularidade.

O responsável por disseminar o sistema em terras ocidentais foi o especialista em metodologias ágeis, David J. Anderson. Ele estudou o Kanban desenvolvido por Ohno e publicou o livro “Kanban”, que aborda sistema puxados e teorias de filas de fluxo.

 

Como é o Kanban de estoque?

O Kanban de estoque funciona de forma descomplicada, pois utiliza a sinalização por cores. Com isso, os gestores de logística do empreendimento conseguem identificar quando é necessário produzir ou repor determinado produto. 

Na prática, são usados 3 níveis de abastecimento, sinalizado por cores, a fim de facilitar a visualização do sistema:

  1. estoque mínimo: indica que a produção deve desenvolver novos insumos;
  2. estoque médio: mostra o valor adequado de gerenciamento do estoque, com margem suficiente para cobrir variações de armazenamento;
  3. estoque máximo: corresponde ao comprometimento total da capacidade de armazenamento. 

A partir desses limites estabelecidos, a equipe é capaz de realizar um gerenciamento visual de como o estoque está em um momento específico. Isso auxilia na otimização do armazenamento; ponto essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. 

 

vantagens do kanban de estoque

 

Quais são as vantagens no Kanban de estoque?

Como explicamos nos tópicos anteriores, a metodologia Kanban proporciona diversos benefícios para a gestão logística, bem como para a organização do negócio como um todo. Veja as principais vantagens a seguir. 

  • Autonomia do processo: promove a desburocratização das operações, já que não exige mais o controle documentado de todo o estoque. 
  • Redução de tempos de ciclos: gera mais agilidade e rapidez nas entregas dos materiais, bem como na produção de mercadorias. 
  • Promove o trabalho em equipe: incentiva o engajamento dos colaboradores e otimiza o trabalho em equipe, pois o método valoriza o desempenho individual e facilita o controle visual. 
  • Otimização das equipes: Incentiva o trabalho em grupo, já que todos devem atuar conforme o quadro visual do método.
  • Aumento da produtividade: Com a metodologia, somente as atividades essenciais ficam em destaque. Assim, os funcionários conseguem gerir suas tarefas com mais facilidade e clareza, evitam o ócio e diminui retrabalhos por falta de atenção. 
  • Redução de desperdícios: Envolve a economia de matéria-prima, materiais e outros produtos que fazem parte do funcionamento da empresa. 
  • Melhoria nas entregas: Com a gestão simplificada, o processo de produto é refinado, gerando insumos de melhor qualidade para as vendas. 
  • Fácil de implementar: Por ser um sistema fácil de aplicar, qualquer empresa pode implementá-lo em seus processos e colher os benefícios citados. 

 

como aplicar o kanban de estoque

 

Afinal, como aplicar o Kanban de estoque?

Para implementar o sistema em seu negócio, você deve, primeiramente, analisar o porte da organização. Só depois disso é que poderá traçar as melhores estratégias. Porém, existem dicas e sugestões comuns a qualquer empreendimento. 

Então, comece fazendo um mapeamento dos processos da sua empresa. Feito isso, identifique quais etapas de cada operação precisam ser otimizadas com base na metodologia.

Em seguida, defina os padrões de cores, atividades prioritárias e responsáveis pela execução de cada uma. Além disso, recomenda-se treinar os funcionários com o novo sistema para ensiná-los a praticar o método ágil.

Em suma, as etapas de implementação do método Kanban são:

  1. mapear as demandas, processos e tamanho do negócio;
  2. definir as prioridades em cada operação, bem como suas respectivas cores;
  3. estabelecer os responsáveis por cada tarefa e treiná-los na metodologia.

 

Como a Antares pode te ajudar?

A Antares é uma importante fabricante de acoplamentos no Brasil, que busca sempre atuar com máxima eficiência e entregar produtos de qualidade. Para isso, investe-se em muita pesquisa e desenvolvimento de novas soluções. Entre elas, podemos destacar nossos acoplamentos flexíveis, que é tida como uma das melhores do mercado. 

Inclusive, diversos segmentos da indústria preferem fechar negócios com a Antares para otimizar seus processos, como o setor alimentício, de mineração, siderurgia e outros. Um excelente exemplo e indicativo do ótimo desempenho é a certificação ISO 9001. Desde 2004, a empresa mantém esse certificado, garantindo que todos os processos sigam os mais altos padrões de gerenciamento.

 

 

Conclusão

Agora que você já entendeu como funciona o Kanban de estoque, é hora de aplicá-lo em seu negócio! Portanto, siga as dicas que te mostramos acima para identificar o que precisa ser melhorado, bem como as tarefas prioritárias e seus devidos responsáveis. Dessa forma, conseguirá aprimorar os processos da sua organização e corrigir possíveis contratempos com mais rapidez e eficiência. 

Gostou deste conteúdo? Confira agora as soluções em acoplamentos que a Antares tem para você!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).