Acoplamentos Antares: ideais nas condições severas da mineração

Acoplamentos Antares: ideais nas condições severas da mineração

28/07/2023
Acoplamentos

Líder de mercado no Brasil, a ANTARES  é reconhecida por fabricar e fornecer acoplamentos da mais alta qualidade para a indústria de mineração. Este setor, que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, em condições severas, demanda soluções robustas, duráveis e acima de tudo, confiáveis. Aliás, é neste cenário que os acoplamentos ANTARES se destacam como componente crucial para a continuidade das operações.

Resumidamente, os acoplamentos são essenciais em qualquer maquinário rotativo para transmissão de energia entre dois eixos. Já no setor da mineração, a Antares tem milhares de acoplamentos instalados em praticamente todos os tipos de aplicações e equipamentos.

ONDE INSTALAR OS ACOPLAMENTOS ANTARES

Acoplamentos Antares: ideais nas condições severas da mineração

Apesar de os acoplamentos Antares estarem instalados em praticamente todos os equipamentos do setor de mineração, algumas aplicações são mais exigentes, por exemplo. Nesses casos, a marca Antares sempre é a primeira escolha certamente. Entre eles, transportadores de correia, compressores, geradores, moinhos, agitadores, bombas e peneiras.

Junto aos transportadores de correia, os acoplamentos ANTARES garantem a transferência eficiente de energia, mantendo o desempenho ótimo mesmo em condições adversas. O acoplamento mais indicado nesses equipamentos é o H/HR , que trabalha a seco,  sem nenhuma necessidade de lubrificação. Com montagem e desmontagem facilitadas, esse modelos é composto por dois cubos, dois porta elementos, capa de proteção e elementos elásticos. Por conta dessas características, têm alta capacidade de torque.

Alguns exemplos

Em compressores, um bom acoplamento contribui para a  transmissão de potência sem perdas significativas, possibilitando o funcionamento contínuo destes equipamentos.

No caso dos geradores, os acoplamentos da ANTARES atendem às necessidades específicas, garantindo um fornecimento de energia estável e confiável, essencial para operações de mineração ininterruptas.

Nas aplicações em moinhos, é importante considerar que esses equipamentos devem operar de forma contínua e a substituição de peças defeituosas é fundamental para que o equipamento funcione de forma ideal. Como os acoplamentos lidam eficazmente com as cargas pesadas e o alto torque, asseguram uma transmissão de potência eficaz e a operação contínua.

As peneiras, fixas ou vibratórias, são máquinas que operam no processamento e gerenciamento de resíduos. A perda da tela e o mau funcionamento do alimentador, por consequência, geralmente interrompem o funcionamento do equipamento, impactando na produtividade da mineradora. Alguns casos necessitam de projetos ou versões especiais, como Acoplamento com Eixo Flutuante.Entre as falhas típicas do equipamento encontram-se a sobrecarga, afrouxamento da peneira, danos na embreagem ou nos rolamentos, além de falta de lubrificação.

Para agitadores, os acoplamentos oferecem um funcionamento suave e eficiente, reduzindo as vibrações e prolongando a vida útil do equipamento. Nas bombas, eles proporcionam uma operação eficiente, protegendo contra danos causados por desalinhamento, vibração excessiva ou sobrecargas.

Acoplamentos Antares: ideais nas condições severas da mineração

Acoplamentos Antares para o setor

Embora os segmentos industriais que utilizam acoplamentos sejam muito variados, cada aplicação requer um modelo de acoplamento apropriado, a fim de garantir produtividade com o mínimo de manutenção possível. No caso da mineração, cuja atividade essencial depende de transportadores de correia para uma movimentação uniforme e segura de materiais sólidos, são necessários acoplamentos que unem alta transmissão de torque e grande capacidade de absorção de desalinhamentos.

A confiabilidade dos acoplamentos ANTARES é reforçada pela alta qualidade dos materiais utilizados na sua fabricação e pelo rigoroso controle de qualidade empregado em todas as etapas do processo de produção. Eles são construídos para resistir a condições severas, minimizar a necessidade de manutenção e substituição, fatores essenciais para indústrias que funcionam 24/7 e não podem parar.

Manutenção facilitada

A manutenção preditiva nos acoplamentos da Linha H/HR pode ser pela inspeção visual dos elementos elásticos. A princípio, é preciso verificar falhas, aparecimento de trincas ou esmagamento nos elementos elásticos. A manutenção pode ocorrer com a máquina parada ou em funcionamento (através de um estroboscópio), só para exemplificar. A troca dos elementos pode ocorrer sem o afastamento das bases dos equipamentos, desta forma o alinhamento entre os eixos não se perde. Em suma, a manutenção é fácil e o tempo de parada é menor, o que se traduz em ganho no processo.

Torque garantido

Os elastômeros (além da transmissão do torque) dos acoplamentos da Linha H/HR são responsáveis por garantir a elasticidade ao conjunto e, por isso, são capazes de absorver desalinhamentos. Estes elementos são planos, desta forma o ajuste e a acomodação do elemento em relação às garras do porta-elemento fica fácil, garantindo a completa transmissão de torque, por exemplo.

Componentes

Forma H
Dois cubos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Modelos disponíveis: H307, H357 e H367.

Forma HR
Dois cubos, dois porta elementos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Disponível para todos os modelos.

Feiras

A saber: no mês de agosto, a Antares estará expondo em duas feiras de negócios voltadas para o setor da mineração. De 8 a 10 agosto acontece a MEC SHOW, que também recebe visitantes ligados à celulose, óleo e gás. A MEC SHOW ocorre em Serra/ES. Já de  29 a 31 de agosto, é a vez da Exposibram, em Belém/PA. Equipes técnicas e comerciais estarão presentes apresentando as linhas de produtos Antares e Ringspann e recebendo os visitantes. Portanto, aproveite para tirar suas dúvidas e conferir qual a melhor solução para seu equipamento.

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.