Antares redefine alinhamento em máquinas rotativas
alinhamento em máquinas rotativas

Antares redefine alinhamento em máquinas rotativas

17/04/2024
Acoplamentos

O alinhamento na instalação de equipamentos muitas vezes ainda é um desafio que impacta não apenas no bom funcionamento das máquinas rotativas, mas também na sua vida útil. Por isso, a Antares Acoplamentos desenvolveu o Padrão de Alinhamento, um dispositivo específico para os acoplamentos flexíveis da linha AT e AT BP.

A saber: metade dos problemas de falhas em rolamentos são consequência direta do desalinhamento. As máquinas são vulneráveis a tensões não planejadas, por isso a Antares está comprometida em proteger os equipamentos onde seus acoplamentos estão instalados. O Padrão de Alinhamento, por exemplo, garante um alinhamento rápido, eficiente e muito prático para a instalação e montagem dos acoplamentos flexíveis AT e BP.

alinhamento máquinas rotativas

Tipos de Alinhamento

– Alinhamento Final

Quando não há uma base para o equipamento que permita alinhamentos precisos, como por exemplo, a base está “oxidada” ou “deformada”,  o Padrão de Alinhamento é extremamente útil, sendo utilizado como alinhamento final em máquinas rotativas. Nesse caso, atende plenamente à necessidade e capacidade de desalinhamento para as linhas de acoplamentos AT e AT BP.

– Alinhamento Temporário

Quando a base e o equipamento permitem um alinhamento preciso, porém não há tempo suficiente para o uso de relógio comparador ou laser, é possível utilizar o Padrão de Alinhamento como uma etapa de “alinhamento temporário” e colocar o equipamento para rodar até que se possa finalizar o alinhamento final em outro momento.

– Pré-alinhamento

Em casos que o alinhamento final será feito através de relógio comparador ou laser, o Padrão de Alinhamento pode ser utilizado como uma ferramenta para a preparação do conjunto (pré-alinhamento), facilitando o processo do alinhamento final, principalmente do caso do laser.

Passo a passo para o alinhamento em máquinas rotativas

Assista ao vídeo e veja como é simples e eficiente o uso do Padrão de Alinhamento.

1. Aproximação

Aproximar os equipamentos/cubos do acoplamento, de forma a obter um valor próximo da cota “S” indicada no Manual de Instalação.

2. Posicionamento

Instalação do padrão entre os cubos, garantindo sustentação.

3. Abas

Verificação e correção do desalinhamento radial e vertical.

4. Verificação

Checagem do desalinhamento angular e ajustes necessários.

5. Fixação

Com os cubos alinhados, fixe o motor na base.

6. Finalização

Após fixar o motor, remova os parafusos e confirme o alinhamento.

Antares Acoplamentos: inovação e eficiência se alinham

Em resumo: na jornada para fornecer as melhores soluções, a Antares Acoplamentos tem um compromisso inegociável com a busca pela melhoria da qualidade, em soluções  inteligentes e adaptáveis. A empresa trabalha para garantir que cada rotação de suas máquinas seja sinônimo de produtividade e longevidade.

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.