Acoplamentos Antares estão na mina Salobo III
acoplamentos Antares mina Salobo III

Acoplamentos Antares estão na mina Salobo III

08/03/2023
Acoplamentos

A Antares fornece acoplamentos elásticos modelos HR e SW para instalação na mina Salobo III, uma das maiores minas de cobre do mundo.  No complexo de Salobo, localizado em Marabá, no Pará, duas plantas em plena operação já processam juntas 24 milhões de toneladas de cobre. Com a Salobo III, pelo menos mais 12 milhões de toneladas serão acrescidas à produção. A previsão é que Salobo III esteja operando com capacidade total no quarto trimestre de 2024. A Vale prevê investimentos de US$ 6 bilhões em 2023, contra US$ 5,5 bilhões este ano—na média projetada até 2027. 

Os acoplamentos Antares na mina Salobo III foram instalados através de dois fabricantes. São mais de duas dezenas de equipamentos, entre eles transportadores e alimentadores. Os dois modelos, entre outras características, dispensam qualquer tipo de lubrificação,  o que tornou a Antares a opção ideal para a Salobo III.  Além disso, destacam-se a redução de impactos provenientes de vibrações e desalinhamentos, fácil instalação, manutenção  simples –  não é necessário o afastamento das máquinas nem da tampa metálica, para verificação do estado do elemento elástico.

Manutenção facilitada

A manutenção preditiva nos acoplamentos da Linha H/HR ocorre via inspeção visual dos elementos elásticos. A princípio, é preciso verificar falhas, aparecimento de trincas ou esmagamento nos elementos elásticos. A manutenção pode acontecer com a máquina parada ou em funcionamento (através de um estroboscópio por exemplo). A troca dos elementos é realizada sem o afastamento das bases dos equipamentos, desta forma o alinhamento entre os eixos não é perdido. Ou seja, a manutenção é facilitada e o tempo de parada é reduzido, o que se traduz em ganhos na mina.

Torque garantido

Os elastômeros (além da transmissão do torque) dos acoplamentos da Linha H/HR são responsáveis por garantir a elasticidade ao conjunto e, por isso, são capazes de absorver desalinhamentos. Consequentemente, estes elementos são planos, desta forma o ajuste e a acomodação do elemento em relação às garras do porta-elemento fica fácil, garantindo a completa transmissão de torque.

Componentes

Forma H: Dois cubos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Modelos disponíveis: H307, H357 e H367.

Forma HR: Dois cubos, dois porta elementos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Disponível para todos os modelos.

Como funciona o acoplamento elástico?

Em resumo, esse tipo de acoplamento possui componentes de material elástico. São os elastômeros, que são muito resistentes a óleo, poeira e água, por exemplo. Tem alta capacidade de acomodação de desalinhamentos, redução de vibrações e outras condições comuns em máquinas industriais. 

Mais uma vantagem é que esse tipo de acoplamento possui garras que facilitam a instalação e a manutenção. Sendo assim, as funções do acoplamento elástico somam à manutenção industrial e, consequentemente, aos altos números de produção. A saber: a Antares oferece modelos para aplicações de alto torque e baixo  torque.

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.