Acoplamento de Eixo Flutuante traz vantagens à várias aplicações
Eixo Flutuante

Acoplamento de Eixo Flutuante traz vantagens a várias aplicações

Você sabe por que e como escolher um acoplamento de eixo flutuante?

Todo acoplamento tem suas particularidades. Se sua escolha não for decente, existem sérios riscos ao equipamento. Por exemplo: quebra de eixo, desgaste prematuro de peças, redução do nível de produção do equipamento, entre outros.

Atenta às demandas específicas de cada cliente, a Antares Acoplamentos oferece uma ampla linha de acoplamentos flexíveis e rígidos. A aplicação dessas duas categorias ocorre em transportadores de correia, bombas centrífugas, moendas, agitadores, misturadores, trituradores, compressores, elevadores de caneca, extrusoras, geradores, moinhos e ventiladores. Entre os ramos industriais que se utilizam desses equipamentos estão mineração, siderurgia, sucroalcooleiro, grãos, petróleo/gás e alimentício.

Aplicação de acoplamento de Eixo Flutuante (EF)

Nesse artigo, vamos conhecer um pouco mais das particularidades e das vantagens do acoplamento de Eixo Flutuante (EF) da Linha AT. Ele faz parte das versões especiais dos acoplamentos flexíveis desenvolvidos pela Antares. Em suma, o acoplamento de eixo flutuante conserva as características dos acoplamentos AT, entre elas a alta tolerância ao desalinhamento e a capacidade de absorção de vibração elevada. O EF também atenua os picos/flutuações de torque.

Acoplamento de eixo flutuante antares

Em princípio, os Eixos Flutuantes são indicados para aplicações onde se tenha uma distância entre as pontas de eixo acima da permitida pelo acoplamento padrão. Em virtude das características flexíveis do centro elástico, esse modelo de acoplamento teve um resultado muito satisfatório em substituição aos cardans, principalmente na utilização em peneiras vibratórias no setor de mineração.

Particularidades

Resumidamente, os Eixos Flutuantes são compostos por dois centros elásticos da linha AT, além de outros componentes como rótulas, eixos estriados em aço e cubos. Ademais, os centros elásticos conferem a capacidade de absorção ao desalinhamento, choques, pancadas e vibração.

A saber: a manutenção ocorre pela verificação de danos/avarias no centro elástico. Pode ser realizada em paradas da planta ou durante o próprio funcionamento do acoplamento, com a utilização de um estroboscópio.

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.