Sabia que os elastômeros das linhas SW e HR mudaram de cor?

Sabia que os elastômeros das linhas SW e HR mudaram de cor?

21/06/2024
Dicas

Usuários dos acoplamentos elásticos H/HR e SW perceberam, recentemente, as mudanças nas cores dos elastômeros. Além disso, são alterações que refletem algumas melhorias técnicas: cores e limite de temperatura, bem como nomenclatura.

 

Temperatura Máxima

Em relação à temperatura máxima, a temperatura máxima de operação dos elastômeros das linhas SW e HR em PU (laranja) e HYTREL (branco) agora é considerada até 90 ̊C. Contudo, para que alguns tamanhos desses acoplamentos sejam capazes de suportar temperaturas de até 120 ̊C, houve uma melhoria nos elastômeros, com a introdução do HTrans (azul) e do novo Poliuretano (cinza).

 

Cores

Além disso, esta melhoria veio acompanhada de uma mudança de cores. Para alguns modelos/tamanhos, o novo Poliuretano (PU) passou a ser “cinza” e, nos demais tamanhos, permanece o Poliuretano na cor “laranja”. Por outro lado, o novo HTrans terá 2 cores, o azul e o branco. Vale destacar que:

  • As propriedades mecânicas (torque e dureza) não mudaram.
  • Dimensões continuam as mesmas.
  • Os limites de desalinhamento entre eixos são exatamente os mesmos.

 

Nomenclatura

No que diz respeito à nomenclatura, um fornecedor específico registrou a marca Hytrel®, por isso alteramos a denominação para HTrans, que é um elastômero da mesma família, mas com possibilidade de vários fornecedores diferentes. Os elastômeros em Poliuretano, por outro lado, não tiveram sua nomenclatura alterada.

 

Acoplamentos H/HR são versáteis, robustos e eficientes

Os modelos elásticos H/HR são cuidadosamente projetados para atender às exigências críticas, especialmente quando as aplicações são caracterizadas por Alto Torque e Baixa Rotação. Os acoplamentos H/HR de acoplamentos elásticos destacam-se pela capacidade de suportar o dobro do torque em comparação à linha tradicional, permitindo trabalhar com tamanhos menores e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência e a durabilidade do equipamento. Assim, são ideais para aplicações de baixa rotação e alto torque. A linha H/HR, já comprovada no mercado, por exemplo, é uma solução confiável para muitas aplicações, oferecendo robustez, facilidade de instalação e manutenção, além de um ótimo custo-benefício.

Em algumas situações, os acoplamentos H/HR são particularmente bem indicados. Por exemplo, em aplicações com operação 24×7, como no setor de mineração. Da mesma forma, no agronegócio encontram-se inúmeras instalações bem-sucedidas desse modelo.

 

Resumo das Mudanças

 

Novas Tabelas

As mudanças impactaram em alterações técnicas, que já estão atualizadas no catálogo. Confira abaixo.

Acesse o catálogo completo da Antares.

 

Perguntas frequentes

  • Por que as cores foram alteradas? Para possibilitar o aumento da temperatura máxima. Os elastômeros com cores novas suportam temperaturas de até 120o.
  • Os torques nominais mudam? Não. Os torques nominais continuam os mesmos.
  • O funcionamento do acoplamento muda? Não. Os métodos de instalação e de troca continuam os mesmos.
  • A geometria das peças muda? Não.
  • Posso continuar usando elastômeros em estoque com as cores antigas? Sim.
  • Posso instalar elastômeros novos em acoplamentos antigos? Sim, porque o material e a geometria continuam os mesmos.
  • O tempo de prateleira muda? Não.
  • O peso muda? Não.
Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.