Aprenda reduzir custos na produção com balanço hídrico nas usinas
reduzir custos na industria e agronecio

Aprenda a reduzir custos na produção com balanço hídrico nas usinas sucroalcooleiras

A 25ª Fenasucro & Agrocana – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética tratou de soluções importantes de uso racional dos recursos naturais. Como exemplo, temos a otimização do consumo hídrico das usinas, essencial para reduzir custos no agronegócio sucroalcooleiro.

Utiliza-se cada vez mais o balanço hídrico para reduzir custos de produção. Também é possível identificar pontos nos quais seja possível reduzir ainda mais o consumo de água e aperfeiçoar a prática do reuso. Um estudo recente da Embrapa (SP) e da Fatec de Piracicaba mostra que medidas simples e bem direcionadas podem resultar em reduções expressivas no consumo de água em usinas de cana-de-açúcar.

Estratégias para reduzir custos nas empresas

Limpeza a seco

A pesquisa aponta que tecnologias como a limpeza a seco da cana-de-açúcar para a queima da palha nas caldeiras de alta pressão fazem com que o consumo diminua entre 11% a 13% em relação à lavagem úmida, comumente utilizada. E ainda: a substituição do “splay”, sistema de refrigeração por aspersão, pela torre de resfriamento, reduziria as perdas de 5% a 8% para 1,5% a 3% no total do balanço hídrico.

Adotando-se o conjunto de medidas propostas, pode-se adequar a captação da água das usinas à legislação ambiental. De acordo com os pesquisadores, para reduzir ainda mais esses números, é necessário o tratamento do reuso da água no efluente e processos como a concentração e a biodigestão da vinhaça. Dessa forma, empregar sistemas de água fechados fazendo somente a reposição das perdas de processo, traz enormes vantagens econômicas. Além de diminuir a captação de água bruta de rios, lençóis freáticos e mananciais.

Variantes de tecnologia

Os consultores responsáveis pela pesquisa alertam que os processos de produção de açúcar e de etanol têm variantes de tecnologia que precisam ser levadas em conta pelas empresas quando se faz o balanço hídrico. Em suma: devem ser adaptadas a cada situação. No caso de usinas e destilarias recém-construídas, os projetos geralmente já incorporam as melhores alternativas disponíveis. Exemplo: biodigestão da vinhaça e de sua evaporação posterior à biodigestão. Ou seja, a água evaporada para concentrar a vinhaça tem reuso garantido em várias etapas do processo de produção de açúcar e etanol.

A saber: pesquisadores explicam que agora é possível determinar a quantidade de consumo de água na produção e as medidas necessárias para a sua otimização de uso e reuso. Ademais, há como distinguir os processos de utilização de água. Além de efetuar o dimensionamento de tubulações, bombas, trocadores de calor, evaporadores e estações de tratamento de água.

Conheça os acoplamentos Antares e sua performance na indústria de transformação sucroenergética:

•             Acoplamentos flexíveis da linha AT

•             Acoplamentos elásticos

Leia mais
Quais acoplamentos Antares são ideais para aplicação nas usinas sucroenergéticas?
Como os acoplamentos Antares melhoram a eficiência do setor sucroenergético?

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.