Quais acoplamentos são ideais para usinas sucroenergéticas?
acoplamento

Quais acoplamentos Antares são ideais para aplicação nas usinas sucroenergéticas?

As usinas sucroenergéticas têm um período produtivo de aproximadamente 8 ou 9 meses por ano, e seus equipamentos não podem parar

Paradas inesperadas em uma usina sucroenergética podem comprometer o resultado de toda a safra. Por exemplo, um grande grupo teve na safra de 2017 um processamento de aproximadamente 26 milhões de toneladas de cana.

Isto representa 3,2 milhões de toneladas por mês (8 meses) ou 107 mil toneladas por dia. Logo, a quantidade que se perde por apenas uma hora parada por causa de um equipamento na usina é de 4.450 toneladas, um número extremamente significativo.

Para evitar esse tipo de problema, é imprescindível investir sempre em bons componentes de transmissão de torque. Os acoplamentos Antares têm entre as suas principais características a qualidade e a confiabilidade. Com esse diferencial, a chance de ocorrer qualquer parada inesperada diminui bastante, o que aumenta a eficiência operacional dos equipamentos.

Antares é referência em acoplamentos para usinas sucroenergéticas

Confira as principais aplicações das usinas de sucroenergia e saiba quais acoplamentos Antares são ideais para cada caso:

  • Guincho Hillo: acoplamento Antares AT com tambor de freio entre motor e redutor e acoplamento HR entre redutor e guincho
  • Desfibrador: acoplamento Antares AT entre motor e redutor e acoplamento HR ou AT entre redutor e desfibrador;
  • Ventilador de caldeira: acoplamento Antares AT;
  • Bombas em geral: acoplamentos Antares AT padrão e AT Espaçador
  • Transportadores de correia e metálicos: acoplamento Antares AT entre motor e redutor e acoplamento HR entre redutor e transportador
  • Moendas: acoplamento AT entre redutor primário e redutor secundário

Vale destacar que a Antares utiliza somente componentes certificados em sua produção dos acoplamentos. A marca conta com um laboratório de testes na fábrica que permite a comprovação dos valores informados no catálogo.

Outro diferencial competitivo são os parceiros no exterior que contemplam tecnologia de ponta na produção de acoplamentos e componentes. As equipes de Engenharia de Aplicação e Engenharia de Produto realizam o suporte dos fabricantes de equipamentos, bem como dos clientes e usuários dos produtos.

Quer saber mais sobre as aplicações da Antares nas usinas sucroenergéticas? Consulte nossa equipe e se informe sobre os acoplamentos ideais para a sua aplicação.

Joaquim Victor | Engenharia de Aplicação

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.