Como melhorar desempenho com acoplamentos de alto torque
Acoplamento Alto Torque

Como melhorar desempenho do negócio com aplicação de acoplamentos de alto torque

30/03/2023
Acoplamentos

A Antares oferece acoplamentos que atendem projetos que trabalham com acionamentos que necessitam transmitir alto torque. Para estas aplicações, utiliza-se acoplamentos rígidos, flexíveis ou elásticos. Hoje falaremos sobre os elásticos da linha H/HR, quais suas características e vantagens para sua empresa.

O que é um acoplamento alto torque?

Na transmissão de torque temos basicamente 2 posições de montagem dos acoplamentos. 

Motor e equipamento ou motor e redutor de velocidade

Geralmente nessas aplicações utilizamos os acoplamentos chamados de “acoplamentos de alta rotação” ou apenas “acoplamentos AR”. São modelos que trabalham em rotações mais elevadas e transmitem torques baixos ou médios, se comparados aos torques em baixa rotação, por exemplo.

Redutor de velocidade e equipamento

Entre redutor de velocidade e equipamento em geral usamos os acoplamentos chamados de “acoplamentos de baixa rotação” ou apenas “acoplamentos BR”. Trabalham em rotações mais baixas e transmitem torques médios para altos, se comparados aos torques de alta rotação, por exemplo.

Acoplamento H/HR

Acoplamento Antares Alto Torque – H/HR

A linha de acoplamentos H/HR trabalha, primordialmente, em acionamentos com alto torque. Isso fica mais claro quando pensamos na faixa de torque atendida pelo acoplamento, que são de 12.000 Nm até 1.340.000 Nm e eixos de até 600 mm de diâmetro.

Seu uso é mais comum em acionamentos de equipamentos de transporte de material a granel, por exemplo, de esteiras metálicas de cana, transportadores de correia, desfibrador de cana, picador de cana, elevadores, moinhos primários e outros. 

Conheça as principais características do acoplamento H/HR

  • Dispensa lubrificação
  • Elementos elásticos em PU ou Hytrel (elastômeros de alta qualidade)
  • Alta relação entre torque e tamanho
  • Sem necessidade de afastamento de máquinas para troca do elemento elástico
  • Disponíveis nas versões H e HR
  • Elastômeros planos que oferecem maior vida útil por aumentar a área de contato dos elementos e as garras do acoplamento;
  • Tampa metálica para garantir a segurança de todos, fixada em apenas 1 dos cubos

 Acoplamento em PU

Geralmente, utiliza-se o acoplamento com elemento elástico em poliuretano (PU) em rotação de trabalho acima de 500 rpm, tendo maior elasticidade torcional e mais capacidade de absorver choques e vibrações. Isso faz com que os componentes da máquina fiquem protegidos de eventuais danos.

Já o acoplamento com elemento elástico em Hytrel (HY) confere ao acoplamento um aumento significativo de torque para o mesmo tamanho do acoplamento, porém com menor capacidade de amortecer choques e vibrações do sistema.  Ademais, a capacidade de acomodar eventuais desalinhamentos não é alterada seja com elemento em PU ou HY.

Hytrel x Poliuretano: qual o melhor?

Em resumo: a pergunta correta seria onde usar cada um dos tipos de elemento elástico,  PU ou HY? A resposta é simples: depende da necessidade do equipamento onde será instalado. Por ter maior rigidez torcional e consequente menor elasticidade, os Acoplamentos H/HR com elemento em HY são mais indicados para aplicações com rotação e até 500 rpm, onde também se aceita acoplamentos com menor tamanho com torques mais elevados, ou seja, melhor custo benefício. 

Por sua vez, os acoplamentos com elementos em PU atendem aplicações com rotação de trabalho de 0 até o limite indicado na tabela de cada tamanho do acoplamento, com maior elasticidade e mesma confiabilidade e desempenho.
 

 

Conheça a Antares Acoplamentos

A saber: a Antares Acoplamentos é pioneira e empresa líder na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no Brasil e possui uma linha diversificada de produtos, atendendo às diferentes necessidades dos clientes. Conheça a linha completa de acoplamentos de engrenagens, elásticos, flexíveis e lâminas e  todos os detalhes das nossas soluções acessando nosso site.

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.