Atendimento emergencial da Antares evita prejuízo maior em usina

18/11/2019
Feiras e eventos
@antares

Máquina parada do cliente gerava prejuízo de R$ 22 mil por hora  

Bons parceiros comerciais são fundamentais para evitar grandes paradas em uma fábrica, evitando muitas vezes prejuízos significativos. Uma das grandes vantagens de poder contar com bons fornecedores é a assistência técnica e o atendimento imediatos em caso de imprevistos. Foi o que aconteceu com uma usina sucroenergética no interior de Goiás.

Na ocasião, o acoplamento instalado em um turbo redutor da empresa apresentou uma quebra em função de fatores externos. O equipamento era utilizado para conversão de energia térmica (vapor) em energia elétrica. O incidente ocorreu em um domingo à noite.

A Antares e seu distribuidor exclusivo na região se mobilizaram para reduzir ao máximo o tempo de parada no cliente. Para se ter uma ideia, a estimativa da usina para o prejuízo com o turbo redutor parado era de R$ 22 mil por hora. A própria Usina disponibilizou um avião monomotor de sua frota para buscar o acoplamento em Caxias do Sul, na sede da Antares.    

A Antares preferiu enviar um especialista da fábrica, um engenheiro de produtos, para acompanhar a instalação e efetuar o alinhamento do componente, visto que é uma aplicação bastante criteriosa e exigia uma ferramenta de alinhamento a laser específica. Depois da instalação, a PFT Equipamentos Industriais – distribuidor autorizado e parceiro da Antares em Goiás continuou acompanhando o caso e sugeriu aos gestores da usina para manterem um kit de reparo reserva em estoque por prevenção. A usina seguiu a orientação e não registrou mais nenhum problema nessa aplicação.

Linha RSK acomoda desalinhamentos angulares, paralelos e axiais

O acoplamento escolhido para aplicação no caso da usina é da linha de lâminas RSK da Antares.

Os acoplamentos dessa categoria são de alto rendimento e indicados para operar em altas rotações, entre 6000 e 25500 rpm.

Outro diferencial dessa linha é que a substituição das lâminas pode ser feita sem afastar os equipamentos. Os modelos também acomodam desalinhamentos angulares, paralelos e axiais.

Sobre o autor:
@antares