Atendimento emergencial da Antares evita prejuízo maior em usina
atendimentos emergencial Antares

Atendimento emergencial da Antares evita prejuízo maior em usina

Máquina parada do cliente gerava prejuízo de R$ 22 mil por hora  

Atendimento emergencial da Antares evita prejuízo maior em usina. Bons parceiros comerciais são fundamentais para evitar grandes paradas em uma fábrica, evitando muitas vezes prejuízos significativos. Uma das grandes vantagens de poder contar com bons fornecedores é a assistência técnica e o atendimento imediatos em caso de imprevistos. Foi o que aconteceu com uma usina sucroenergética no interior de Goiás.

Na ocasião, o acoplamento instalado em um turbo redutor da empresa apresentou uma quebra em função de fatores externos. O equipamento era utilizado para conversão de energia térmica (vapor) em energia elétrica. O incidente ocorreu em um domingo à noite.

Em primeiro lugar, a Antares e seu distribuidor exclusivo na região se mobilizaram para reduzir ao máximo o tempo de parada no cliente. Por exemplo, a estimativa da usina para o prejuízo com o turbo redutor parado era de R$ 22 mil por hora. Por isso, a própria usina disponibilizou um avião monomotor de sua frota para buscar o acoplamento em Caxias do Sul, na sede da Antares. 

A Antares preferiu enviar um especialista da fábrica e um engenheiro de produtos a fim de acompanhar a instalação e efetuar o alinhamento do componente, visto que é uma aplicação bastante criteriosa e exigia uma ferramenta de alinhamento a laser específica. Depois da instalação, a PFT Equipamentos Industriais – distribuidor autorizado e parceiro da Antares em Goiás – continuou acompanhando o caso e sugeriu aos gestores da usina para manterem um kit de reparo reserva em estoque por prevenção. Assim sendo, a usina seguiu a orientação e não registrou mais nenhum problema nessa aplicação.

 

Linha RSK acomoda desalinhamentos angulares, paralelos e axiais

Dessa forma, o acoplamento escolhido para aplicação no caso da usina é da linha de lâminas RSK da Antares.

Os acoplamentos dessa categoria são de alto rendimento e indicados para operar em altas rotações, entre 6000 e 25500 rpm, por exemplo.

Outro diferencial dessa linha é que a substituição das lâminas pode ser feita sem afastar os equipamentos. Os modelos também acomodam desalinhamentos angulares, paralelos e axiais.

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.