Gráfico de Gantt: O Que É, Para Que Serve e Como Fazer?
grafico-de-gantt

Gráfico de Gantt: O Que É, Para Que Serve e Como Fazer?

O gráfico de Gantt é uma ferramenta valiosa para melhorar a gestão de atividades de projetos. Seu layout facilita a visualização das atividades a serem realizadas, o que é ideal para aplicação no chão de fábrica.

Na sua empresa, o gráfico de Gantt (ou diagrama de Gantt, como alguns o conhecem) já é utilizado?

Se ainda não, temos uma boa notícia: sua aplicação pode trazer ótimos resultados para sua empresa! Mas antes de qualquer coisa é preciso entender o que é o gráfico de Gantt.

Para explicar isso e outras coisas, preparamos esse conteúdo completo sobre o diagrama de Gantt. Preparado para aprender mais? Siga a leitura!

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

O Que É o Gráfico de Gantt e Para Que Serve?

O gráfico de Gantt é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que auxilia no planejamento e programação de atividades, independente de sua complexidade.

O cronograma e as tarefas de gestão são convertidas em um gráfico de barras horizontais, mostrando as datas de início e término, bem como as dependências, agendamentos e prazos, incluindo quanto da tarefa é concluída a cada estágio e quem é o seu responsável.

É uma ferramenta ideal para utilização em ordens de produção. Ou seja, quando uma tarefa depende da finalização da tarefa anterior a ela.

O diagrama de Gantt é útil para manter as tarefas sob controle, especialmente em projetos com grandes equipes envolvidas (ou mesmo equipes diversas, de diferentes setores).

Em geral, o gráfico de Gantt serve para:

Dividir as Atividades

O gráfico de Gantt permite que você segmente as atividades, desmembrando um objetivo complexo de projeto em várias tarefas isoladas. Isso permite melhor visualização do fluxo de produção e controle das entregas.

Mostrar a Relação Entre as Atividades

É comum que, em um fluxo de tarefas convencional, as pessoas envolvidas percam o direcionamento de suas entregas.

Isso acaba prejudicando o projeto como um todo, já que cada atraso pode se transformar numa bola de neve lá na frente.

O diagrama de Gantt evita que isso aconteça por seu layout visual, que permite o fácil entendimento da relação entre atividades (ou seja, o que um deve fazer para que o trabalho do colega possa ser iniciado).

Definir Prazos de Entrega

Com esse potencial de visualização das atividades, responsável e suas entregas, fica mais fácil realizar a gestão de prazos e exercer cobranças.

Atribuir Responsáveis Pelas Atividades

Com a chance de desmembrar objetivos em tarefas isoladas, o gestor do projeto pode definir responsáveis por cada atividade. Assim, cada envolvido sabe de suas responsabilidades e também se sente mais parte do projeto e de seus resultados.

Acompanhar o Andamento das Tarefas

O diagrama de Gantt permite uma fácil visualização do andamento de entregas, o que centraliza toda operação e permite maior entendimento sobre o estágio atual de cada participante — bem como suas necessidades, etc.

Como Entender o Gráfico de Gantt?

O objetivo do diagrama de Gantt é mapear todas as tarefas de um projeto, identificando aquelas que podem ser realizadas separadamente, e àquelas que precisam seguir uma lógica sequencial.

Essa é uma visão interessante, visto que pode servir de base para que o gestor aloque mais ou menos recursos em sua execução — dependendo de sua necessidade.

É que o gráfico de Gantt permite que o gestor entenda a relação entre o escopo (trabalhar mais ou menos), custo (gastar mais ou menos) e a escala de homem-hora para a realização do projeto.

Assim, ele pode chegar a algumas conclusões, como a decisão de gastar mais (com horas-extras, por exemplo) na realização do projeto para reduzir seu escopo, buscando atingir algum prazo, por exemplo.

Qual a Importância do Gráfico de Gantt?

importancia-grafico-de-gantt

Ao utilizar uma solução de gerenciamento de projetos como o gráfico de Gantt, os gestores possuem total visibilidade sobre as cargas de trabalho da equipe, bem como a disponibilidade atual e futura, o que permite uma programação mais precisa.

Assim, é possível planejar-se com antecedência, entendendo custos futuros e negociando preços e prazos, o que pode impactar positivamente no caixa da empresa.

É uma ferramenta ideal para aplicação de metodologias como Just In Time.

Gráfico de Gantt: Como Fazer?

O diagrama de Gantt pode parecer complexo, mas fazer um não é tão difícil. É necessário, porém, conhecer a fundo as especificações de um projeto, a fim de entender todas as tarefas relacionadas.

Abaixo, mostramos um exemplo de gráfico de Gantt retirado do blog TeamGantt:

grafico-de-gantt-exemplo

Para fazer seu próprio gráfico de Gantt, será necessário:

1. Liste as Atividades

Procure listar todas as atividades de um projeto.

Não apenas isso, mas tente desmembrar ao máximo cada uma, realmente tendo uma “visão explodida” de todo processo, as tarefas necessárias e os responsáveis por cada uma delas.

2. Identifique as Relações Entre Elas (Eixo Vertical)

O gráfico de Gantt possui duas interpretações: através de um eixo vertical e horizontal.

Veja o exemplo que citamos acima.

Você vai poder definir relações entre as atividades, separando cada objetivo em blocos e dividindo esse objetivo em tarefas sequenciais (observe como cada tarefa assinalada em verde apenas começa quando a anterior acaba).

3. Determine o Prazo e os Responsáveis (Eixo Horizontal)

O eixo horizontal vai indicar os prazos (em formato de linha do tempo), bem como os responsáveis por cada entrega.

4. Escolha Um Lugar Para Manter Seu Gráfico de Gantt

A localização do gráfico de Gantt é muito importante pois é a sua total visualização e a interação das pessoas com ele que define seu sucesso. O ideal é que fique em um local centralizado.

No chão de fábrica, pode ficar próximo ao setor de Planejamento e Controle da Produção.

Conheça a Linha Completa de Peças Industriais da Antares!

Conclusão

Viu só como o gráfico de Gantt pode ser uma ótima ferramenta para organizar e melhorar a sua gestão de projetos?

Não à toa, o diagrama é utilizado por empresas de todos os setores, mas em projetos que necessitam de um acompanhamento visual tão transparente como os industriais, ele se encaixa como uma luva!

A boa gestão industrial é o que pode levar a sua empresa para frente!

E o gráfico de Gantt vai ajudar nisso. Você pode utilizá-lo para vários projetos, como no planejamento do manutenção preventiva, por exemplo!

Que tal testar? Nos conte nos comentários os resultados ou compartilhe algumas dicas!

Agora, quer conhecer ainda mais sobre gestão de projetos e da indústria? Continue lendo os conteúdos do Blog da Antares Acoplamentos!

Obrigado pela leitura!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Trabalha na engenharia de aplicação há anos visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia a dia. Engenheiro Mecânico (UFRGS), Gerente de Produtos da Antares Acoplamentos e Mestrando em Engenharia Mecânica (UFRGS).