Compare custo x benefício para escolher o melhor acoplamento
Existem diferentes tipos de acoplamentos disponíveis, cada um com suas próprias características e vantagens. A escolha certa depende das necessidades específicas do equipamento e da aplicação. No entanto, geralmente é possível comparar custo x benefício para escolher o melhor acoplamento.
Um bom acoplamento oferece proteção aos equipamentos onde está instalado, evitando quebras e paradas desnecessárias. Paradas essas que muitas vezes comprometem uma linha de produção inteira e provocam sérios prejuízos para a empresa. Era o que acontecia com uma empresa do ramo de alimentação, que chegou a ter quebras de acoplamentos a cada 45 dias, antes de começar a usar Antares.
Os principais fatores a serem considerados na avaliação do custo x benefício dos acoplamentos incluem o custo inicial do produto x a vida útil esperada do equipamento, o custo de manutenção e reparo e, principalmente, o impacto do acoplamento no desempenho e na eficiência energética do equipamento.
Quais são as características de um bom acoplamento?
Antes, é preciso dar um passo atrás e entender as características de um bom acoplamento. O gerente comercial da Antares, João Luís Maino explica: “um bom acoplamento realiza a transmissão do torque entre um eixo-motriz e um eixo acionado, atendendo todas as necessidades das máquinas interligadas com confiabilidade”.
Isso inclui:
- Atender com eficiência a operação em seus níveis de rotações;
- Colaborar com o nível de simetria e balanceamento do equipamento;
- Ser flexível para auxiliar na acomodação de desalinhamentos.
- Para o gerente, os melhores acoplamentos são aqueles que garantem a segurança e a confiabilidade dos componentes à sua volta, como rolamentos, mancais, selos, gaxetas, entre outros. “Além disso, precisam ter uma durabilidade alta, que, dependendo da aplicação, em geral deve ser a partir de 4 anos”.
Por outro lado, existem algumas características que ajudam a identificar quando o produto não é bom:
- Aparência: Produto com pintura mal feita, com rebarbas e encaixes mal feitos;
- Embalagem não adequada: afeta a manutenção/durabilidade do produto mesmo quando ele ainda está armazenado;
- Falta de identificação;
- Empresa sem tradição no mercado;
- Preço muito baixo (qualidade de matéria-prima e profissionais qualificados têm custo também)
- Vendedor sem conhecimento da aplicação.
Melhores acoplamentos: o que considerar
Custo inicial
Esse é o primeiro ponto de estudo, mas atenção: o custo inicial pode não refletir o custo total do acoplamento ao longo de sua vida útil. O histórico comprova que acoplamentos mais baratos têm uma vida útil mais curta e requerem mais manutenção e reparo, aumentando o custo total ao longo do tempo. Isso implica em paradas desnecessárias, quebras de equipamentos e prejuízo na operação.
Vida útil
Um acoplamento de qualidade superior também contribui diretamente para prolongar a vida útil dos equipamentos, reduzindo a necessidade de substituição prematura. Além disso, a escolha do produto certo pode ajudar a evitar danos no equipamento que podem levar a reparos caros ou substituições. Ou seja, escolher um acoplamento durável e confiável é importante para produtividade e economia.
Custo de manutenção e reparo
O custo de manutenção e reparo é outro fator importante a considerar. Alguns acoplamentos requerem mais manutenção e reparo do que outros, o que impacta no custo com o passar do tempo.
Como garantir a compra dos melhores acoplamentos?
Existem algumas opções no mercado e, diante desse amplo portfólio, é comum a dúvida sobre por onde começar. Lourenço Daudt, Gerente de Engenharia de Produtos da Antares, traz algumas dicas para garantir a compra dos melhores acoplamentos.
“O primeiro passo é fazer as perguntas certas. Por exemplo, o produto é produzido por uma empresa capacitada e especialista no assunto? A procedência das matérias-primas é conhecida?” Além disso, Daudt indica questionar sobre os processos de produção.
Verifique também se o fabricante oferece suporte técnico durante a instalação e na pós, para que a empresa tenha sempre a quem recorrer em caso de problemas.
E é básico checar se a empresa tem certificação ISO 9001. A norma estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade, garantindo que os clientes obtenham produtos e serviços consistentes e de boa qualidade.
Dica extra: Como testar a segurança do acoplamento
Para garantir a escolha dos melhores acoplamentos, podem ser feitas algumas avaliações a partir das normas especializadas DIN 740, AGMA 9000, API 610 e API 671. A começar pela análise da vibração no motor antes e depois da troca do acoplamento: se ela baixar, é um sinal de que o motor tende a durar mais com esta nova peça.
Os especialistas também recomendam uma inspeção visual, que pode ser feita pela própria empresa, e não precisa movimentar nem abrir partes do equipamento. Além disso, documentar os históricos de falhas para estimar a vida útil de um acoplamento é uma prática bastante recomendada. Por fim, uma análise de vibração no motor é sempre uma boa ideia.
Quer saber mais sobre como acertar na escolha dos melhores acoplamentos? Então clique aqui e baixe nosso Guia Definitivo dos Acoplamentos! Você vai encontrar os principais tipos de acoplamentos, quais setores utilizam esse produto e como escolher a melhor opção para sua empresa.
Suzana Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.