Bombas Back-Pull-Out exigem Acoplamentos com Espaçador
O modelo de acoplamento escolhido faz muita diferença na instalação e manutenção de bombas back-pull-out. O ideal é optar por acoplamentos AT com espaçador. O uso de acoplamentos padrão, sem espaçador, que requerem um gap (distância entre eixos) muito pequeno (da ordem de 3 a 10 mm), não permitem essa operação sem afastar ou remover o motor. Isso dificulta – e MUITO – a manutenção da bomba. Ou seja, um maior tempo de parada da máquina.
Conforme explicou o Engenheiro de Aplicação da Antares, Joaquim Victor, é necessário manter um espaçamento adequado entre a ponta de eixo do motor e a ponta de eixo da bomba para possibilitar a operação de manutenção da bomba, como no modelo “Back-Pull-Out”. As Bombas Centrífugas possuem várias formas construtivas, e esse modelo é muito utilizado porque facilita uma manutenção rápida, permitindo que o operador retire axialmente o conjunto rotativo na direção do motor elétrico, conforme a imagem.
Portanto, a Escolha Correta do Acoplamento é Muito Importante
O Acoplamento Flexível AT com Espaçador facilita a manutenção da bomba pois é necessário apenas a retirada do espaçador e o centro elástico. Dessa forma, o operador pode remover o conjunto rotativo da bomba sem mover o motor elétrico. Essa operação reduz significativamente o tempo de parada do equipamento principalmente porque não é necessário refazer o alinhamento do conjunto motor/bomba.
Além disso, é fundamental escolher acoplamentos confiáveis. As empresas geralmente investem altos valores nas bombas e motores, pois são os componentes de maior valor agregado e de manutenção mais complexa. Porém, optar por acoplamentos baratos pode comprometer o bom desempenho do equipamento.
IMPORTANTE
Note que a especificação do DBSE ou BE é a distância entre eixos e NÃO o comprimento efetivo do espaçador. O DBSE considera o comprimento do espaçador + cota “S” do centro elástico correspondente.
Exemplo:
AT50 ES 100: DBSE é 100 mm / espaçador com comprimento 50 mm / centro AT50 com cota “S” de 50 mm, totalizando 100 mm de espaço entre os cubos do acoplamento, conforme ilustra o desenho abaixo.
Imagens das bombas gentilmente cedidas por Bombas Centrífugas e Cia
Suzana Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.