acoplamento

Motobombas e acoplamentos: maior custo ou melhor investimento?

Motobombas eram vistas apenas como sistemas análogos a motoredutores, ou seja, conjuntos monoblocos, completamente integrados com transmissão embutida. 

Hoje em dia, são classificados também como motobombas sistemas compostos de uma bomba, um motor e um acoplamento. A primeira é usualmente a mais cara e sua manutenção é extremamente difícil. O motor está logo atrás em termos de preço, mas o seu bom funcionamento depende de inúmeras variáveis.

Algo comum, portanto, é as empresas aproveitarem para reduzir custos durante a aquisição do acoplamento. Optam por peças mais baratas e, consequentemente, de menor qualidade. Acontece que os fornecedores de motobombas líderes de mercado perceberam que isso não é nem economicamente satisfatório, nem tecnicamente recompensante.

Por que não?

Quanto à parte econômica, não traz tanto resultado justamente pelo menor preço quando comparado ao resto do sistema. É usual que o acoplamento equivalha a 3% do valor total da motobomba. Se, por exemplo, sua empresa está prestes a adquirir um acoplamento 30% mais barato que um de maior qualidade, estará sendo economizado, ao todo, menos de 1% do valor total.

motobombas

“Bom… 1% não é pouco!”

É verdade. Isso parece, inclusive, bastante razoável. Mas é aí que entra o prejuízo técnico – que muitas vezes se traduz em um prejuízo econômico e de valor de marca muito preocupante.

Há duas formas pelas quais um acoplamento pode falhar (por mais que elas nem sempre ocorram separadamente):

  1. Baixa durabilidade. Neste caso, o próprio acoplamento rompe, e o cliente necessitar trocar. Muitas vezes, ele vai diretamente a um fornecedor de acoplamento e fará uma simples troca. Logo, o fabricante da motobomba muito raramente fica sabendo do acontecimento, ficando, portanto, sem o feedback da qualidade do produto que foi inserido no sistema.
  2. Alta rigidez. Neste caso, que é mais grave, como o centro elástico é muito rígido, ele tende a durar mais, mas a ser mais agressivo tanto com a bomba quanto com o motor, com os rolamentos e com os selos/gaxetas, por acomodar menos desalinhamentos. O que ocorre, portanto, é que o acoplamento continua funcional, enquanto os outros componentes, mais caros e de mais difícil manutenção, se deterioram rapidamente

“Eu realmente preciso solucionar isso?”

Acontece que isso é um prejuízo enorme para a marca de motobombas, pois o cliente associa a falha à motobomba, e não ao acoplamento. E em sistemas com motor de combustão interna esse problema pode ser ainda mais grave: como seu funcionamento possui maior vibração, a rigidez do centro elástico é ainda mais crítica ao sistema como um todo.

LEIA TAMBÉM

Acoplamentos industriais: o que são e quais as suas funções?

“Então, como posso resolver este problema?”

Utilizando um acoplamento que consiga aliar durabilidade e flexibilidade. E as empresas líderes de mercado já associam essas características diretamente ao acoplamento Antares AT. Inclusive, é possível que você mesmo já faça essa associação. Afinal, não é à toa que a Antares é a marca preferida nesse segmento.

Seu centro de borracha natural e vulcanizado na flange, juntamente com cubos de aço 1020 garantem maior capacidade de acomodação de desalinhamentos, o que reduz vibrações e protege o coração da motobomba.

A médio e longo prazos, seu cliente terá significativamente menos trocas de centros elásticos e, no que compete ao acoplamento, não precisará se preocupar com a danificação da bomba e do motor.

Quanto aquela economia de 1% pode comprometer o valor da sua marca?

Lourenço Daudt / Vendedor Técnico

Sobre o autor:

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

Bem vindo
ao Blog Antares

Com sede em Caxias do Sul (RS), a Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Aqui você verá novidades da empresa e tendências no setor de Acoplamentos Flexíveis.

Cadastre-se para receber novidades do Blog Antares:

Leia também:

Fechar Menu