Contra recuo “lift-off x” vs “pino-rolete-catraca”: veja as diferenças
Contra Recuo Ringspann

Contra recuo “lift-off x” vs “pino-rolete-catraca”: veja as diferenças

O contra recuo é um dispositivo acoplado ao conjunto de acionamento que permite o giro em apenas um sentido de rotação. A principal aplicação costuma ser em elevadores de caneca ou transportadores de correia inclinados (ascendentes).

O contra recuo evita que o equipamento se movimente em sentido contrário ao do movimento da carga quando a máquina estiver parada ou sofrer falta de energia elétrica.

A linha de contra recuos FXM, da RINGSPANN, conta com o sistema “lift-off X”. Essa inovação consiste em uma gaiola com núcleos que são acionados pela força centrífuga. Quando o equipamento está em funcionamento e o contra recuo trabalhando em giro livre, os núcleos de bloqueio não têm contato com as pistas do contra recuo. Eles se mantêm assim até que a rotação do conjunto obtenha redução e os núcleos estejam prontos para o bloqueio do sistema.

A principal vantagem do “lift-off X” sobre os modelos “pino-rolete-catraca” é, portanto, a maior vida útil do produto. Ao não ter contato físico durante o giro livre, esse sistema proporciona mais durabilidade para o conjunto do que os demais modelos. Especialmente quando utilizados em rotações maiores que 300 ou 400 rpm.

Outra vantagem é a segurança e a precisão do sistema “lift-off X”. Isso em função de todos os componentes se manterem livres de falhas por desgaste prematuro. Essa característica é um diferencial relevante principalmente em ambientes mais agressivos.

LINHA FXM É MAIS FÁCIL DE INSTALAR

Além de oferecer vida útil maior ao conjunto, a linha FXM também é mais compacta e mais fácil de instalar. Sua construção permite a mudança do sentido de giro livre apenas invertendo a posição do conjunto, sem a necessidade de desmontagem de componentes do contra recuo.

Essa é uma das razões que estimula muitos fabricantes de redutores a fornecerem o contra recuo RINGSPANN já como item de série de seus conjuntos, proporcionando assim maior segurança ao usuário em aplicações críticas.

A manutenção dessa linha também deve ser destacada. Enquanto os contra recuos com o modelo “pino-rolete-catraca” em geral exigem lubrificação em banho de óleo, os contra recuos com sistema “lift-off X” trabalham com apenas um filme de graxa nos seus componentes.

ANTARES CONTA COM ESTOQUE DE CONTRA RECUO LINHA FXM

A ANTARES é o distribuidor exclusivo da marca RINGSPANN no Brasil. A empresa conta com estoque da linha de contra recuos FXM em sua planta, na cidade de Caxias do Sul, para despacho imediato para todo o Brasil.

A RINGSPANN é seguramente um dos maiores e mais importantes fabricantes de elementos de transmissão para a indústria de máquinas do mundo. A marca alemã tem mais de 70 anos de atuação e abrange sete fábricas e 16 filiais espalhadas por diversos países. A segurança e a qualidade dos produtos Ringspann são referência no setor industrial.

Então, quer conhecer mais a linha de contra recuos FXM? Assista a esse vídeo e veja seus diferenciais.

https://www.youtube.com/watch?v=bF-hAV_AXYM&feature=youtu.be
Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.