Antares fornece acoplamentos AT especiais para uso em freios

Antares fornece acoplamentos AT especiais para uso em freios

30/01/2024
Acoplamentos

Você sabia que a Antares fornece acoplamentos AT especiais para uso em freios? A empresa fabrica um modelo de Acoplamentos Flexíveis AT, especialmente desenvolvido para uso em sistemas de Freio. Os acoplamentos com Disco de Freio e com Tambor de Freio são fundamentais em uma variedade de aplicações industriais, onde a precisão no controle de movimento e a segurança na frenagem são cruciais. Resumidamente, eles são particularmente essenciais em equipamentos como guinchos, elevadores de carga, ventiladores, exaustores, pontes rolantes e sistemas de translação em portos, onde a eficiência e a segurança são prioritárias.

 Acoplamento com Disco de Freio AT DF e com Tambor de Freio AT TF

acoplamentos AT especiais uso freios

O Disco ou Tambor de Freio pode ser montado apenas nos cubos do tipo normal. Sendo assim, na seleção do tamanho do acoplamento, deverá ser escolhido o tamanho que seja possível uso do cubo normal do lado da carga (eixo de entrada de redutor, eixo do exaustor e assim por diante).

A saber: podem ser usados centros Convencional, Bipartido, Linha R e Linha Feather, além das opções de centro Antac K ou T.

  • Discos ou Tambor de freio são fornecidos conforme necessidade do cliente, sendo necessário informar diâmetro e espessura (disco) ou diâmetro e largura do tambor (tambor)
  • O cubo com o Disco ou Tambor de Freio devem, obrigatoriamente, estar montado ao lado da carga a ser frenada, evitando assim que a frenagem passe pelo centro elástico.

Aplicações mais comuns de AT especiais para uso em freios

  • Equipamentos que necessitam de freio, por exemplo Guincho Hilo em Usinas de Álcool Elevadores de carga em geral, Ventiladores e Exaustores para uso com freio de segurança.
  • Pontes Rolante, Translação de Pórticos de Carregamento em Portos.

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Informações importantes para seleção de freios

Segurança

  • Potência e rotação no eixo onde o disco de freio está instalado
  • Tipo de equipamento acionado
  • Posição onde será instalado o disco ou tambor de freio

Tensionador

  • Força de tração (em N)
  • Diâmetro mínimo e máximo da bobina
  • Rotação da bobina nas condições “totalmente cheia” e “totalmente vazia”
  • Tempo de funcionamento tracionando

Parada

  • Inércia da massa a ser frenada
  • Peso (em kg) e rotação (rpm) da massa a ser frenada
  • Tipo de equipamento acionado
  • Posição onde ocorrerá a instalação do disco ou tambor de freio
  • Tempo de parada desejado pelo cliente

Forma Construtiva

A Antares tem uma parceria com a Ringspann e um dos produtos disponíveis é o Freio a Disco ou Freio de Tambor.

  • Freio de Tambor

Trata-se de um sistema mais antigo e com menor eficiência de frenagem. Num paralelo com os freios automotivos, que inicialmente eram somente de tambor e por uma questão de eficiência, foi substituído por freios a disco. Os freios de tambor ocupam um espaço físico maior, pois o sistema de freio deve trabalhar ao redor do tambor, exigindo uma estrutura bem grande.

  • Freio a Disco

Sistema mais atual e com maior eficiência de frenagem. Por sua característica construtiva, é bem mais compacto que os freios de tambor. Outra característica é que podem-se utilizar mais de um freio no mesmo disco, aumentando assim a capacidade de frenagem com o mesmo espaço físico.

Forma de atuação dos freios

  • Acionamento por mola

O alívio pode ser Pneumático, Hidráulico, Eletromagnético, Eletrohidráulico (versão apenas para freios de tambor) ou ainda Manual.

  • Acionamento Pneumático, Hidráulico, Eletromagnético ou ainda Manual

Alívio por molas.

Tipos de Freios

  • Estacionamento

Nesse caso, o freio deve apenas manter o equipamento parado, evitando movimento indesejado, como por exemplo em exaustores de caldeira, que podem girar em sentido contrário em função do fluxo de ar, provocando um acidente na partida com o ventilador girando ao contrário. Seria o equivalente ao freio de mão dos automóveis.

  • Tensionador

O freio faz a função de manter uma tensão de esticamento, por exemplo em desbobinadeira de chapas. Seria equivalente ao freio de pé dos automóveis atuando na manutenção de velocidade em uma descida bem forte.

  • Parada

Quando o freio deve parar um equipamento em funcionamento. Apenas como exemplo, seria o freio de pé dos automóveis no momento de parada do veículo.

Equipamentos que necessitam uso de freio, como por exemplo guinchos, elevadores de carga, ventiladores ou exaustores entre outros, precisam de um local para a fixação do Disco de Freio ou do Tambor de Freio, que pode ser:

– Montagem do Disco ou Tambor no eixo do equipamento – por exemplo, 2ª ponta de eixo de redutor ou direto no eixo do equipamento.

– Montagem do Disco ou Tambor usando o acoplamento – nesse caso o disco ou tambor de freio fica fixo no acoplamento

 

IMPORTANTE: as informações acima são preliminares e eventualmente, caso a caso, será necessário obter mais informações com o cliente.

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.