Acoplamento de alta performance x acoplamento convencional
acoplamento alta performance x convencional

Acoplamento de alta performance x acoplamento convencional

16/02/2024
Acoplamentos

O melhor acoplamento é o acoplamento certo para seu equipamento. Porém, existem acoplamentos que podem maximizar o desempenho e a segurança do maquinário onde estão instalados. Como os acoplamentos são elementos de baixo valor agregado, é comum não terem a devida importância na hora da compra, exceto quando o parque industrial exige operação ininterrupta, ou para condições severas, ou seja, em aplicações de alta performance.

Mas o que torna um acoplamento de alta performance?

Desempenho: Acoplamento de Alta Performance X  Acoplamento Convencional

Eficiência na Transmissão de Potência

– Acoplamentos Convencionais podem apresentar perdas de energia devido a desalinhamentos, vibrações e ineficiências inerentes ao design.
– Acoplamentos de Alta Performance maximizam a transmissão de potência com mínimas perdas energéticas. Utilizam materiais e designs que reduzem o desalinhamento e as vibrações, resultando em uma eficiência superior.

Durabilidade e Vida Útil

– Acoplamentos Convencionais têm menor vida útil devido ao desgaste mais rápido, necessitando de substituições e manutenções frequentes.
– Acoplamentos de Alta Performance são fabricados com materiais de alta qualidade e tecnologias avançadas, oferecem maior resistência ao desgaste e à corrosão, prolongando significativamente a vida útil e reduzindo a necessidade de manutenção. Passam por rigoroso controle de qualidade, desde as matérias-primas, até o produto acabado. Na Antares, são feitos testes em laboratório próprio para determinar o desempenho e a durabilidade dos acoplamentos da marca.

Capacidade de Absorção de Vibrações e Compensação de Desalinhamentos

acoplamento alta performance x convencional
– Acoplamentos Convencionais possuem uma capacidade limitada de absorver vibrações e compensar desalinhamentos, o que pode levar a um aumento do desgaste e falhas prematuras, principalmente em peças como selos e rolamentos, que são a principal causa de colapsos dos equipamentos.
– Acoplamentos de Alta Performance tem excelente capacidade de absorver vibrações e compensar desalinhamentos, protegendo equipamentos acoplados contra danos e falhas, e melhorando a operação geral do sistema.

Impacto na Manutenção e Custos Operacionais

– Os Acoplamentos Convencionais exigem uma maior frequência de manutenção e substituições, elevando os custos operacionais e tempo de máquina parada.
– Os Acoplamentos de Alta Performance reduzem significativamente a necessidade de manutenção, resultando em economias substanciais de custos operacionais ao longo do tempo.

Em resumo: a escolha entre acoplamentos de alta performance e convencionais deve considerar não apenas o custo inicial, mas também o impacto a longo prazo na eficiência operacional, custos de manutenção, e a durabilidade do sistema como um todo. Acoplamentos de alta performance representam muitas vezes um investimento inicial maior que é compensado por benefícios significativos em termos de desempenho, economia e confiabilidade, e, claro, durabilidade. A Antares tem centenas de acoplamentos em operação entre 5 e 10 anos, atestando a qualidade do produto. A fábrica oferece garantia de 1,5 anos a partir da instalação do acoplamento.

Acoplamento Antares é até 3.000% mais rentável

acoplamento alta performance x convencional

Acoplamento de Alta Performance X Acoplamento Convencional

Primeiramente, o acoplamento Antares é 3.000% mais rentável que o concorrente comprovadamente.  Testes atestam que,  em condições severas, os acoplamentos Antares apresentam desempenho 347% superior ao segundo colocado e 3.191% ao quarto lugar, por exemplo.

Os resultados do teste de vida indicam que os acoplamentos Antares revertem em economia e disponibilidade de máquina ao longo de seu ciclo de vida.

  • ANTARES: 97.441 ciclos
  • MARCA B: 28.020 ciclos
  • MARCA C: 4.382 ciclos
  • MARCA D: 2.961 ciclos

Economia por Real Investido

Os testes são assertivos em demostrar que o produto Antares tem um desempenho de 117 ciclos por real investido, enquanto a Marca D tem apenas 6 ciclos, por exemplo.

Veja:

  • ANTARES : 117 ciclos / real investido
  • MARCA B: 76 ciclos / real investido
  • MARCA C: 12 ciclos / real investido
  • MARCA D: 6 ciclos / real investido

A saber: esses resultados devem confrontar os custos de aquisição. Dividindo os resultados em números de ciclo pelo custo de aquisição de cada acoplamento, consequentemente, chega-se ao indicador de ciclos por real investido.

Ou seja, qualidade e desempenho revertem em segurança e economia no chão de fábrica. Os milhares de produtos instalados nos setores mais exigentes, trabalhando 24 horas/ 7 dias por semana não deixam dúvida.

*as demais marcas testadas são amplamente conhecidas e com grande participação no mercado brasileiro.

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.