Grupo de empresários se reúne com Ministro da Fazenda
Grupo de empresários se reúne com Ministro da Fazenda

Grupo de empresários se reúne com Ministro da Fazenda

“Como participante do Brasil Primeiro, grupo de empresários e economistas ligado à indústria, estive recentemente em uma audiência com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, levamos alguns pontos fundamentais para a reindustrialização e cruciais, aliás, para alavancar o desenvolvimento nacional como um todo.

Lembrando que a retomada do crescimento da indústria foi um dos compromissos da campanha de Lula, o ministro nos recebeu, no dia 31 de março, juntamente com seus secretários Gabriel Galipollo e Guilherme Mello, acenando positivamente às nossas demandas. É o caso da implantação de um Plano Indústria aos moldes do Plano Safra. Segundo Haddad, somente naquele dia, havia atendido a três audiências com essa mesma solicitação. Imediatamente antes de nós, Josué Gomes, Presidente da FIESP, já havia inclusive obtido o compromisso formal do Ministro com essa fundamental ação que garantirá juros civilizados para o investimento da indústria. Em outros foi possível apresentar o ponto de vista da indústria, como o fato de que a opção pelo lucro presumido é feita por temor da complexidade do lucro real, não por lucratividade alta. 

Grupo de empresários se reúne com Ministro da Fazenda

José Cristiano Daudt, diretor e CEO da Antares

Redução da taxa SELIC

Falamos também sobre a redução da SELIC e a reforma tributária ainda nesse ano. São duas mudanças importantes, mas que podem ser implementadas pelo governo de imediato, sem necessidade de tramitação legislativa mais complexa. Enquanto isso, não só a indústria, mas todas as atividades econômicas estão sofrendo com o combate à inflação baseado somente no maior juro real do mundo. Focamos basicamente em Agilização Burocrática, Financiamento, Comércio Exterior e Competitividade.

Consequentemente, a visita terá desdobramentos e o primeiro é apresentar uma sugestão de simplificação do processo de drawback para a Fazenda e Ministério da Indústria e Comércio. Em resumo, a reunião foi bastante positiva. Alcançamos nosso objetivo de colocar o ponto de vista industrial, como esperávamos. Por maior que seja o interesse, só quem está dentro é que consegue entender a complexidade da indústria no Brasil. 

Nosso grupo Brasil Primeiro vê o crescimento econômico como condição indispensável para o país (e os brasileiros) alcançarem o sonho do país do futuro. Sabemos que para isso, a retomada industrial é indispensável. Por mais que sejamos uma potência agrícola e mineral, o que é ótimo, estas atividades não têm capacidade de, sozinhas, alavancarem o desenvolvimento nacional.

Com participantes heterogêneos, o grupo possibilita conexão automática da teoria econômica com o dia a dia da indústria, do mercado industrial e do chão de fábrica. Assim sendo, os resultados são discussões vibrantes, de muita troca de informações e conhecimentos”.

José Cristiano Daudt, CEO Antares Acoplamentos

Sobre o autor:
Isadora Guerra
Jornalista com especialização em Comunicação Digital e Gestão de Mídias Digitais | Analista de Performance | Certificações internacionais | Data Science | Neuromarketing | Tomada de decisão com base em dados | Endomarketing | Eventos | Inbound Marketing | Assessoria de Imprensa | Televisão | Rádio | Multimídia