Acoplamentos: peças fundamentais para o setor industrial
Acoplamentos Antares

Acoplamentos: peças fundamentais para o setor industrial

No segmento fabril/industrial, muito se fala em acoplamentos e na sua importância para o bom desempenho dos mais variados tipos de equipamentos e máquinas. Há profissionais, no entanto, que não dimensionam o quanto um acoplamento pode fazer diferença nas operações. E ademais: não sabem o quanto podem contribuir para que o processo industrial transcorra sem maiores transtornos ou perda de produtividade. A partir de agora, você vai saber um pouco mais sobre essa peça tão discreta e que concentra grande utilidade para a indústria.

Evolução ao longo dos anos

Os primeiros acoplamentos para fins industriais eram nada mais do que juntas universais, compostas basicamente por terminais, cruzeta e rolamentos. Com o passar do tempo, esse conjunto viria a dar origem aos cardans de hoje em dia. Até meados de 1900 foi a vez dos acoplamentos rígidos. Ano após ano, a engenharia mecânica foi aperfeiçoando esse equipamento. Melhorias surgiram nos acoplamentos e novos designs apareceram, como por exemplo os acoplamentos de corrente, de lâminas, de engrenagem, de pinos e de grade. O acoplamento do tipo pneu, largamente presente na indústria atual, surge nos anos 1970.

O contínuo desenvolvimento da indústria exigiu a modernização dos processos de usinagem, estudos de novas matérias-primas e, mais tarde, a utilização de softwares de elementos finitos. Atualmente, novas opções e melhorias nos acoplamentos já existentes surgem com frequência, conferindo maior confiabilidade aos produtos. A demanda por produtos que durem mais e que tenham uma capacidade de transmissão de torque maior (muitas vezes em espaços cada vez menores) é o que impulsiona a necessidade e o desenvolvimento de novos modelos e tecnologias.

Afinal, o que são acoplamentos?

Acoplamentos são elementos de transmissão mecânica cuja principal função é a de promover a transmissão de torque do equipamento (motor a combustão/motor elétrico ou Turbina a Vapor) para a aplicação em diferentes campos: transportador de correia, bomba centrífuga, ventilador, compressor, moenda, misturadores etc. Qualquer aplicação que tenha um acionamento rotativo pode ter a presença de um acoplamento. Os acoplamentos também são responsáveis por absorver possíveis choques, pancadas, desalinhamentos e vibrações provenientes dos acionamentos.

Tipos e aplicações

Atualmente, a indústria se utiliza de acoplamentos elásticos, flexíveis e rígidos (estes últimos não absorvem choques, pancadas ou vibração). A aplicação dessas três categorias de equipamento é vista em transportadores de correia, bombas centrífugas, moenda, agitadores, misturadores, trituradores, compressores, elevadores de caneca, extrusoras, geradores, moinhos, mesa de rolos, sopradores e ventiladores. Entre os ramos industriais que se utilizam desses equipamentos estão mineração, siderurgia, sucroalcooleiro, grãos, petróleo/gás, alimentício e metalurgia.

O acoplamento certo para cada aplicação

Todo acoplamento tem suas particularidades, que revelam-se no momento da aplicação em equipamento ou máquina. Podemos usar como exemplo um ventilador: a vibração que ocorre por acúmulo de partículas (poeira ou material presente no ar) é muito comum. Nesse caso, fazer uso de um acoplamento com maior capacidade de absorver vibração fará com que o conjunto “motor + ventilador” tenha uma vida muito mais longa, sem necessidade de paradas frequentes para manutenção. Por outro lado, um acoplamento com problemas desde o início pode trazer sérios riscos ao equipamento acoplado, como quebra de eixo, desgaste prematura de peças, redução do nível de produção do equipamento e outros.

Qualidade é fundamental

O dimensionamento correto de um acoplamento é fundamental, mas escolher um acoplamento de qualidade é de extrema importância para que se tenha a chamada “confiabilidade” no conjunto. Um acoplamento com Qualidade Total proporciona um desempenho muito superior aos demais modelos chamados “similares”, oferecendo grande aumento na vida útil e ganho de produtividade e disponibilidade de máquina.

A Qualidade Total de um acoplamento pode ser dividida em 3 pontos:

Engenharia de Desenvolvimento

Um projeto bom e com legitimidade sob o modelo do acoplamento é essencial para o sucesso.

Materiais e Fabricação

Além de um bom projeto de modelo de acoplamento, os materiais e os métodos de fabricação fazem a diferença no produto final. Conferem repetibilidade e segurança, primordialmente.

Suporte Técnico

A saber: acompanhar todo o processo de especificação e desempenho em campo faz parte do conjunto de qualidades do acoplamento, pois quem conhece o acoplamento com suas capacidades e limitações é o fabricante.

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.