Acoplamentos de engrenagem: a evolução de um clássico da Engenharia
Hoje, vamos falar sobre os acoplamentos de engrenagem, um dos modelos mais antigos, mas ainda muito relevantes no mercado de acionamento de máquinas, sobretudo. A Antares Acoplamentos, um dos líderes e mais importantes fabricantes de acoplamentos no mercado brasileiro, lançou uma versão do modelo para uso na vertical.
O que são acoplamentos de engrenagem?
Resumidamente, são acoplamentos fabricados totalmente em aço, cuja transmissão de torque é feita através de um conjunto de dentes entre e capa, com design especial “triplamente abaulado” que confere além de uma excelente capacidade de transmissão de torque, mas também uma boa capacidade de acomodar desalinhamentos inevitáveis.
A saber: outra característica dos acoplamentos de engrenagem que por ter alta rigidez torcional e folga torcional muito pequena, possui uma excelente capacidade em transmissões com reversão direta, como em Pontes Rolantes.
Quais os benefícios do acoplamento de engrenagem?
- Alto torque em espaço reduzido: Esses acoplamentos têm uma alta densidade de torque, o que os torna ideais para locais com espaço físico limitado.
- Pequena folga torcional: Isso permite manter um certo sincronismo entre eixos, o que é crucial em aplicações mais críticas.
- Intercambialidade: A conformidade com a norma AGMA 9008-B00 garante a intercambialidade entre ½ acoplamento (cubo + capa).
Quando e porque utilizar o acoplamento de engrenagem?
Os acoplamentos de engrenagem são utilizados em duas situações mais comuns: necessidade de transmissão de altos torques em pequenos espaços. Outra utilização mais comum é em aplicações com reversão direta em carga, onde o acoplamento deve ter capacidade de suportar grandes esforços em operação.
Configuração específica
A saber: os acoplamentos de engrenagem têm suas raízes no início dos anos 1900 e, com o passar das décadas, passaram a ser fabricados conforme a norma AGMA. Esta padronização permite a intercambialidade entre os vários fabricantes e oferece diversas formas construtivas, como:
- Dois lados flexíveis (nosso AGD)
- Um lado flexível e um lado rígido (nosso AGS)
- Uso com espaçador tubular para distância entre eixos maior que o GAP padrão (AGD – ES)
- Uso com eixo flutuante maciço (nosso AGS – EF)
- Desengatáveis estaticamente
- Com discos ou tambor de freio (nosso AGD – DF ou AGD – TF)
- Acoplamentos para uso “vertical” e outras formas (nosso AGS – HD – V)
Aplicações específicas
- Pontes rolantes
- Elevação de cargas
- Trefilas de aço
- Calandras
- Grandes DBSE (distância entre eixos)
- Misturadores de eixo vertical
- Dessolventizador/tostador (moagem de soja)**
- Pequeno espaço físico e outras
**Nos casos de uso em dessolventizadores, nosso modelo especial “AGS-V HD” é o mais indicado devido à sua capacidade de suportar cargas radiais e axiais elevadas.
Por que adotar o acoplamento de engrenagem na sua indústria?
Embora tenhamos apresentado diversas vantagens do acoplamento de engrenagem, você ainda pode estar se perguntando o porquê de adotá-lo na sua indústria. Em primeiro lugar, o principal motivo é pelo fato de que as peças realmente conseguem manter as máquinas e os equipamentos em plena estabilidade. Tudo isso se soma à capacidade produtiva da indústria. Sendo assim, é um pilar importante para que as equipes possam bater metas e garantir o crescimento da empresa. Os acoplamentos de engrenagem da Antares Acoplamentos são uma escolha robusta e versátil para diversas aplicações industriais. Com a tecnologia de ponta em materiais e design, nossos acoplamentos garantem excelente performance e são fornecidos com Certificação ATEX, quando solicitado.
Eng. Joaquim Victor
Engenharia de Aplicação
Suzana Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.