A importância dos gabaritos em aplicações com acoplamentos
gabaritos

A importância dos gabaritos em aplicações com acoplamentos

Saiba tudo sobre gabaritos em aplicações com acoplamentos

O segmento industrial que utiliza motores para aplicações em bombas, transportadores, misturadores, compressores, agitadores, ventiladores valoriza muito a aplicação de gabaritos para garantir uma linha de produção livre de falhas e problemas técnicos. Os gabaritos são dispositivos mecânicos da indústria em geral que fazem o alinhamento entre as pontas de eixo das máquinas.

Em resumo: gabaritos em aplicações com acoplamentos de qualidade garante maior tolerância aos desalinhamentos. Também evita choques mecânicos, reduz o esforço e aumenta a vida útil dos componentes de um sistema.

A Antares desenvolve diferentes tipos de acoplamentos para aplicações específicas. Os gabaritos, nesse caso, são utilizados em aplicações onde se deseja instalar um acoplamento da Linha AT. Essa linha tradicionalmente apresenta benefícios de absorção a desalinhamentos, manutenção simples, redução de ruídos, entre outras vantagens.

Entenda a aplicação do gabarito na Linha AT

Os gabaritos possuem largura idêntica ao centro elástico dos acoplamentos da Linha AT. Desta forma, o cliente monta o cubo lado motor no eixo, monta o cubo lado aplicação no eixo e, após, aproxima as bases. O gabarito é montado entre os cubos. Os cubos irão facear o gabarito. Desta forma, esta montagem confere o alinhamento axial, ou seja, a distância entre as faces dos cubos será a mesma do centro elástico e a indicada pela Antares para a montagem.

O gabarito possui abas em seu diâmetro externo. Ao aproximar os cubos, estas abas entram em contato com o diâmetro externo dos cubos, conferindo o alinhamento radial. Para auxiliar na montagem, o gabarito possui furos passantes, permitindo ao cliente utilizar os parafusos para montar no cubo e conferir a centragem juntamente com o gabarito. Cada tamanho de acoplamento da Linha AT possui seu respectivo gabarito. Ao adquirir um acoplamento da Linha AT, o cliente pode adquirir, ao mesmo tempo, o gabarito.

Vantagens de usar gabaritos em aplicações com acoplamentos

A saber: se compararmos diferentes métodos de alinhamento, o gabarito torna-se um dispositivo barato e com custo benefício bastante atrativo. O gabarito se relaciona com o alinhamento de eixos da aplicação. Um acoplamento alinhado corretamente terá uma vida útil maior. Além de: menos chances de quebra e, consequentemente, menos tempo de máquina parada, o que gera aumento da produtividade para o cliente, por exemplo.

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.