Manutenção pode contribuir para produtividade na mineração
Manutenção pode contribuir para produtividade na mineração

Manutenção pode contribuir para produtividade na mineração

28/06/2022
Acoplamentos

Os equipamentos e máquinas para mineração operam em ambientes extremos e hostis e muitas vezes são expostos a grande esforço de funcionamento. Assim sendo, impacta fortemente num alto índice de falhas e quebras. Exatamente pelo grande desgaste e pela necessidade de trabalhar sem parar, a manutenção preventiva é ainda mais importante a fim de garantir o bom funcionamento de um equipamento no setor de mineração.

Acima de tudo, o ideal é evitar que os problemas ocorram. Inspeções de rotina – um calendário de manutenção bem definido – e informação coletada junto aos  operadores são práticas simples mas que antecipam – e muito –  falhas e quebras nos equipamentos, por exemplo. Além disso, utilizar elementos de transmissão de boa qualidade fazem toda a diferença num cenário em que a hora parada de um equipamentos representa perdas absurdas.

Em outras palavras: algumas máquinas de mineração estão mais sujeitas a falhas.

Correia transportadora

Os problemas mais frequentes são devido a uma instalação ineficiente ou a manutenção inadequada, lembrando que a  correia tem altos custos em comparação ao custo total de um sistema de transporte de minério.

Britadores

As peças dos britadores se desgastam rapidamente, o que justifica maior frequência de manutenção.

Moinhos

O maior cuidado com esse equipamento se deve ao fato de que moinhos devem operar de forma contínua e a substituição de peças defeituosas é fundamental para que o equipamento funcione de forma ideal.

Peneiras fixas e vibratórias

São máquinas que operam no processamento e gerenciamento de resíduos. A perda da tela e o mau funcionamento do alimentador, por consequência, geralmente interrompem o funcionamento do equipamento, influenciando na produtividade da mineradora.

Entre as falhas típicas do equipamento encontram-se a sobrecarga, afrouxamento da peneira, danos na embreagem ou nos rolamentos, além de falta de lubrificação.

Soluções Antares para o Setor

Antares Acoplamentos oferece uma linha específica de acoplamentos para transportadores de correia, a Linha H/HR. Tratam-se de acoplamentos que trabalham a seco, ou seja, não têm a necessidade de lubrificação. Com montagem e desmontagem facilitadas, esses equipamentos são compostos por dois cubos, dois porta-elementos, capa de proteção e elementos elásticos. Devido a essas características, têm alta capacidade de torque.

Os segmentos industriais que utilizam acoplamentos são muito variados. Cada aplicação requer um acoplamento apropriado, a fim de garantir produtividade com o mínimo de manutenção possível. No caso dos setores como a mineração, cuja atividade essencial depende de transportadores de correia para uma movimentação uniforme e segura de materiais sólidos, são necessários acoplamentos que unem alta transmissão de torque e grande capacidade de absorção de desalinhamentos.

acoplamento de pinos vantagens

Manutenção facilitada

A manutenção preditiva nos acoplamentos da Linha H/HR pode ser pela inspeção visual dos elementos elásticos. A princípio, é preciso verificar falhas, aparecimento de trincas ou esmagamento nos elementos elásticos. A manutenção pode ocorrer com a máquina parada ou em funcionamento (através de um estroboscópio), só para exemplificar. A troca dos elementos pode ocorrer sem o afastamento das bases dos equipamentos, desta forma o alinhamento entre os eixos não se perde. Em suma, a manutenção é fácil e o tempo de parada é menor, o que se traduz em ganho para o cliente.

acoplamento de precisão entenda o que é

Torque garantido

Os elastômeros (além da transmissão do torque) dos acoplamentos da Linha H/HR são responsáveis por garantir a elasticidade ao conjunto e, por isso, são capazes de absorver desalinhamentos. Estes elementos são planos, desta forma o ajuste e a acomodação do elemento em relação às garras do porta-elemento fica fácil, garantindo a completa transmissão de torque.

Componentes

Forma H
Dois cubos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Modelos disponíveis: H307, H357 e H367.

Forma HR
Dois cubos, dois porta elementos, tampa metálica e conjunto de elastômeros. Disponível para todos os modelos.

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.