Melhores acoplamentos para usinas sucroenergéticas - ANTARES
plantacao de cana

Quais são os melhores acoplamentos para usinas sucroenergéticas?

17/07/2022
Acoplamentos

As usinas sucroenergéticas têm um período produtivo de 8 a 9 meses por ano. Saiba como minimizar o tempo parado!

Escolher acoplamentos para usinas sucroenergéticas sem uma pesquisa séria pode gerar paradas inesperadas, comprometendo o resultado de toda a safra. Por exemplo, um grande grupo teve na safra de 2017 um processamento de aproximadamente 26 milhões de toneladas de cana. Isto representa 3,2 milhões de toneladas por mês (8 meses) ou 107 mil toneladas por dia. 

Ou seja, o prejuízo em apenas uma hora parada por causa de um equipamento na usina é de 4.450 toneladas. Não podemos negar o impacto desse número para a saúde financeira, por isso é crucial evitar esse tipo de problema. 

Felizmente, existem boas práticas no dia a dia que ajudam nessa missão. A principal é investir em bons acoplamentos para usinas sucroenergéticas. Os acoplamentos Antares têm entre as suas principais características a qualidade e a confiabilidade. Com esse diferencial, diminuem as chances de paradas inesperadas, aumentando a eficiência operacional dos equipamentos.

Desafios do setor sucroenergético

A safra de 2022/2023 traz desafios específicos. Os canaviais ainda estão sofrendo com os impactos climáticos da última safra — como seca, geada e queimadas. Isso gera atraso no desenvolvimento fisiológico, falhas de brotação, aumento da infestação de plantas daninhas e também de algumas pragas. As questões políticas e conflitos internacionais também influenciam, pois mais de 23% dos fertilizantes importantes pelo Brasil são fabricados pela Rússia, que continua em guerra com a Ucrânia.

No meio de tantos desafios, os gestores precisam estar atentos para não deixar que o maquinário fique parado por muito tempo. Pelo contrário: os acoplamentos para usinas sucroenergéticas precisam funcionar a todo o vapor, para que as indústrias possam produzir e superar as adversidades enfrentadas. 

Outro desafio muito comum é a redução de custos na produção. O balanço hídrico, ou a contabilização das entradas e saídas de água de um determinado espaço, ganhou mais atenção nos últimos anos com a discussão sobre  o uso racional dos recursos naturais.

 

Antares é referência em acoplamentos para usinas sucroenergéticas

Tipos de Acoplamentos para usinas sucroenergia

Confira as principais aplicações das usinas de sucroenergia e saiba quais acoplamentos Antares são ideais para cada caso:

  1. Guincho Hillo: acoplamento Antares AT com tambor de freio entre motor e redutor e acoplamento HR entre redutor e guincho;
  2. Desfibrador: acoplamento Antares AT entre motor e redutor, e acoplamento HR ou AT entre redutor e desfibrador;
  3. Ventilador de caldeira: acoplamento Antares AT;
  4. Bombas em geral: acoplamentos Antares AT padrão e AT Espaçador;
  5. Transportadores de correia e metálicos: acoplamento Antares AT entre motor e redutor, e acoplamento HR entre redutor e transportador;
  6. Moendas: acoplamento AT entre redutor primário e redutor secundário

Como vimos anteriormente, os componentes de transmissão de torque são cruciais para melhorar a eficiência do maquinário do setor sucroenergético. Por isso, é importante saber como escolher acoplamentos para usinas sucroenergéticas. Uma dica: fique de olho em aspectos como manutenção e lubrificação, além do desempenho e eficiência.

Atualmente, a manutenção de máquinas industriais envolve mais do que correção e análise das peças e equipamentos, mas é prevenção de problemas. O tempo entre essas avaliações varia, mas não deve passar de um ano. Na dúvida, analise o histórico do maquinário para saber a frequência média das quebras. 

Já a lubrificação dos componentes no setor de sucroenergia é um assunto antigo devido a sua complexidade. Muitas vezes são usados acoplamentos de engrenagem entre o eixo de saída do redutor e o eixo do desfibrador. Neste caso, a temperatura no desfibrador pode danificar o anel o’ring que veda o lubrificante do acoplamento e a perda da graxa é inevitável.

Pensando nisso, é cada vez mais frequente a substituição dos acoplamentos de engrenagem por acoplamentos Antares flexíveis ou elásticos. São modelos que dispensam lubrificação e que tem maior capacidade de acomodar desalinhamentos e redução de choques e vibração.

 

Diferenciais da Antares para negócios sucroenergéticos

É importante destacar que a Antares utiliza somente componentes certificados em sua produção dos acoplamentos. A marca conta com um laboratório de testes na fábrica que permite a comprovação dos valores informados no catálogo. Além disso, a empresa conta com profissionais especializados para assessoria técnica e comercial, que podem orientar o cliente sobre a melhor solução para sua aplicação.

Leia também: Os Acoplamentos Antares são confiáveis?

Outro diferencial competitivo são os parceiros no exterior, que contemplam tecnologia de ponta na produção de acoplamentos e componentes. A Antares tem parcerias com a universidade de Aachen, na Alemanha, e a Unicamp, no Brasil, entre outros institutos. Afinal, a empresa sabe que só assim é possível garantir produtos de qualidade, durabilidade e segurança.

As equipes de Engenharia de Aplicação e Engenharia de Produto realizam o suporte dos fabricantes de equipamentos, bem como dos clientes e usuários dos produtos. Tudo isso seguindo a ISO 9001, certificação que melhora a gestão da empresa. 

Quer saber mais sobre acoplamentos para usinas sucroenergéticas ? Consulte nossa equipe e se informe sobre os acoplamentos ideais para a sua aplicação.

Joaquim Victor | Engenharia de Aplicação

Sobre o autor:
Suzana
Facilito relacionamentos através das ações e ferramentas construídas a partir do marketing estratégico e digital.