acoplamentos-antares-linha-bipartido-at

Em indústria de ração, acoplamentos Antares melhoraram limpeza e níveis de ruído

Empresa buscava solução para maior absorção de torque

Para garantir o bom funcionamento de alguns equipamentos, muitas empresas utilizam uma variedade de produtos na manutenção, mas muitas vezes isso impacta em uma fábrica constantemente suja.

Esse problema era frequente em uma indústria de ração situada em Medianeira, no Paraná. A unidade estava sempre com a higiene comprometida em função das manutenções realizadas – especialmente com graxa – nos motores de dois moinhos de martelo. Os níveis de ruído e as altas vibrações, desses equipamentos eram outras queixas constantes.

Por esse motivo, a empresa decidiu mudar a marca de acoplamentos utilizada. Foi então que o acoplamento de um dos dois acionamentos foi substituído pelo modelo AT-140 bipartido (BP) da Antares. Depois de quatro meses com resultados positivos em testes com o acoplamento Antares, foi instalado o mesmo modelo em um segundo acionamento. Os acoplamentos estão sendo utilizados há cerca de dois anos com perfeito desempenho. Uma melhora na limpeza da unidade foi percebida logo nos primeiros dias de utilização. Além disso, a indústria notou uma evolução significativa na absorção das vibrações e na redução dos níveis de ruído.

A Isoar Automação Industrial, de Curitiba, foi quem conduziu o processo de melhoria. Além de ser um empreendimento focado em consultorias de projetos e em assistências técnicas, a Isoar é distribuidor exclusivo da Antares no Paraná.

Modelo bipartido da Antares permite substituição do centro elástico com facilidade

Tradicional linha de acoplamentos flexíveis da Antares, a linha AT apresenta benefícios de absorção de desalinhamentos, manutenção simples, economia, redução de ruídos, e amortecimento de vibrações e choques. Os produtos AT também dispensam lubrificação.

Dentro dessa linha, existe também o acoplamento AT Bipartido. Esse modelo foi aplicado na indústria de ração e abrange todos os benefícios encontrados nos produtos AT. Ele conta ainda com outro diferencial: o acoplamento AT BP permite a substituição do centro elástico com facilidade, sem a necessidade de afastar os equipamentos (inclusive quando as pontas dos eixos estão muito próximas). Essa característica confere mais praticidade e segurança para a operação. A vida útil do modelo também aumenta, bem como a capacidade de torque. 

Sobre o autor:

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

Bem vindo
ao Blog Antares

Com sede em Caxias do Sul (RS), a Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Aqui você verá novidades da empresa e tendências no setor de Acoplamentos Flexíveis.

Cadastre-se para receber novidades do Blog Antares:

Leia também:

Fechar Menu