Acoplamento de Pinos: Entenda o que é, Como Funciona e as Vantagens

04/04/2022
Acoplamentos
Lourenço Daudt

Se você sabe o que é um acoplamento, já deve ter ouvido falar em acoplamento de pinos. Contudo, algumas pessoas não entendem muito bem as especificidades desse tipo de acoplamento. 

Nesse sentido, vamos detalhar mais abaixo o que ele é, para que serve, sua importância para a indústria, funções e vantagens. Mas, antes de partirmos para as explicações, que tal recordar a definição dos acoplamentos?

Tratam-se de peças industriais, responsáveis pela conexão entre dois maquinários. Seu objetivo é realizar a transmissão de torque entre esses equipamentos. 

Agora que já relembramos esse conceito, continue acompanhando o post a seguir para aprender mais sobre os acoplamentos de pinos!

O que é um acoplamento de pinos? 

Confeccionados a partir de dois flanges sobrepostos por borrachas, esses acoplamentos de pinos permitem que o processo industrial aconteça com maior movimentação. 

Outra característica é que contribuem para a maior durabilidade e resistência das operações. Afinal, possuem cubos feitos com ligas metálicas e base de alumínio.

Na prática, essas peças são usadas para diminuir falhas e acidentes, provenientes do desalinhamento dos eixos do maquinário industrial. Os desalinhamentos acontecem devido ao alto torque dos equipamentos. 

Como funciona um acoplamento de pinos? 

Conforme citamos logo acima, essas peças funcionam para compensar o desalinhamento entre os eixos das máquinas, bem como realizar a junção entre um eixo movido e o eixo do motor, transmitindo o torque do equipamento. 

Por isso, os acoplamentos de pinos são considerados extremamente importantes para os processos industriais. Nesse sentido, podemos resumir suas funções em:

  • compensar desalinhamentos;
  • transmitir o torque das máquinas;
  • atuar com fusível;
  • absorver choques e vibrações;
  • unir os eixos do maquinário.

Qual a importância do acoplamento de pinos na indústria? 

Mais acima, você viu que esse tipo de acoplamento faz a junção de dois flanges cobertos por borrachas, aumentando a movimentação das máquinas ao longo do processo de produção

Entretanto, com o passar do tempo, essa cobertura de borracha sofre desgastes e acaba se deformando. Então, o acoplamento de pino atua na compensação de desalinhamentos, causados por esse desgaste. 

Dessa forma, a vida útil do maquinário aumenta, e a produtividade da indústria não sofre grandes perdas. 

Quais as vantagens do acoplamento de pinos? 

acoplamento de pinos vantagens

Depois de entender o significado e a importância desse acoplamento para a indústria, vamos te mostrar as vantagens de utilizá-lo nas operações. Em suma, as principais são:

  • facilidade para desacoplar eixos;
  • capacidade de absorver choques e vibrações;
  • fácil instalação e montagem;
  • altamente requisitado no mercado.

Explicaremos com mais detalhes cada uma das vantagens listadas acima. Confira!

Facilidade para desacoplar eixos

Um de seus maiores diferenciais é a facilidade e agilidade no desacoplamento dos eixos, sem exigir o desmonte ou remoção das máquinas, ou mesmo da própria peça. 

Então, você consegue desacoplar os eixos dos equipamentos sem precisar deslocar cada máquina por longas distâncias. 

Isso porque, as buchas dos acoplamentos de pinos podem ser retiradas com facilidade e rapidez.

Capacidade de absorver choques e vibrações

Ao fazer a junção do eixo movido pelo torque, com o eixo do motor, esse tipo de acoplamento consegue reduzir os choques e vibrações, aumentando a eficiência na operação e prevenindo quaisquer falhas. 

Outra característica é sua potência silenciosa e com pouca emissão de ruídos. Assim, as máquinas motoras ficam mais protegidas contra desgastes. 

Além disso, esses acoplamentos conseguem se moldar a diversos tipos de desalinhamentos, devido à borracha presente na peça. 

Fácil instalação e montagem

Como apontamos nos tópicos acima, o acoplamento de pinos é de fácil instalação, pois permite a alteração de seus elementos, sem precisar removê-los do maquinário. 

Outra vantagem é que eles não exigem lubrificação. Desse modo, você consegue aumentar a eficiência no trabalho das máquinas, bem como a economia de recursos e tempo.

Altamente requisitado no mercado

Anteriormente, você entendeu que os acoplamentos são peças indispensáveis para as máquinas industriais. Ao realizar a junção dos eixos, é possível transmitir a potência e equilibrar as rotações.

Com tantas vantagens, não é difícil compreender que se trata de uma peça altamente requisitada no mercado. Os mais populares são:

  • acoplamento perflex: modelo tipo pneu, de fácil instalação e desinstalação;
  • acoplamento teteflex: modelo mais robusto, voltado para serviços pesados.

Quais são os principais tipos de acoplamentos de pinos?

acoplamento de pinos tipos

Além dos modelos citados acima, existe uma variedade de acoplamento de pinos, voltados para as mais diversas aplicações industriais. As principais, são:

  • acoplamento de garra: serve para conectar eixos do maquinário industrial, além de absorver vibrações e choques, consertar desalinhamentos angulares, radiais e axiais; 
  • acoplamento elástico de pinos: preservam o alinhamento dos eixos, evita o aumento de vibrações, amortece eventuais choques. Fabricado para auxiliar a montagem e desmontagem radial;
  • acoplamento bowex: utilizado nos sistemas hidráulicos, esse modelo cumpre a função de conectar os eixos, além de fazer movimentos de rotação para suportar atritos externos;
  • acoplamento paguflex: fazem a conexão entre diferentes sistemas industriais, absorvendo choques, diminuindo vibrações e juntando eixos por meio das flanges;
  • acoplamento martin: utilizado em máquinas de pequeno e médio porte, faz o alinhamento radial e angular nas operações industriais. 

Como a Antares pode te ajudar?

Principal fabricante de acoplamentos do Brasil, a Antares é pioneira na confecção de acoplamentos de pinos flexíveis. 

Com vasta experiência no mercado industrial, a empresa expandiu suas operações e hoje também oferece engrenagens, elásticos e lâminas de altíssima qualidade. 

Uma comprovação de sua seriedade é a parceria de longa data com os setores mais exigentes da indústria, como os de açúcar, mineração, papel, petróleo e muitos outros.

Para continuar melhorando seus produtos, a Antares investe pesado no desenvolvimento de pesquisas de engenharia, a fim de proporcionar mais confiabilidade e segurança em seus serviços. 

Além disso, desde 2004, a companhia possui a Certificação ISO 9001, que atesta seu alto padrão de qualidade nas operações e gerenciamento de processos.

Dessa forma, fica evidente que a organização é mais do que capacitada para te ajudar a otimizar seu trabalho industrial. 

Conclusão

Até agora, você entendeu a importância do acoplamento de pinos, sua funcionalidade, características e vantagens para a indústria. Nesse sentido, não perca tempo e pesquise qual o melhor modelo para implementar em seus processos. 

Gostou deste conteúdo? Então, confira as soluções completas em acoplamentos da Antares e descubra como aprimorar seus processos industriais!

Sobre o autor:
Lourenço Daudt
Lourenço Daudt trabalha na engenharia de aplicação da Antares Acoplamentos. Há anos trabalha visitando fábricas e acompanhando de perto as dificuldades dos operadores no dia-a-dia.